Resenha – Guardiões da Galáxia Vol 2: Batalha de Heróis

“Batalhe com os Guardiões da Galáxia neste jogo desafiador! Jogue suas cartas com inteligência e estratégia para ganhar as rodadas e ser o vencedor!” – Verso da caixa, Copag

caixa_bat1

Guardiões da Galáxia Vol 2: Batalha de heróis é um jogo infantil lançado no Brasil pela Copag em 2017. O jogo possui arte licenciada do filme citado no título do jogo.

Mecânicas
– Gestão de mão

O jogo que serve de 2 a 4 jogadores tem como objetivo simples roubar a maior quantidade de cartas possível conforme as rodadas acontecerem. Para isso cada um escolhe uma carta e revela ao mesmo tempo.

bat2
Componentes

A carta maior vence a rodada, sempre. Em se tratando de cartas, existem dois tipos no jogo com funções diferentes: as cartas de heróis e as cartas de empate, ambas divididas em 4 cores diferentes. As cartas de heróis que são numeradas de 1 a 12 e servem para capturar o que for jogado na mesa, sendo que sempre é o maior número que captura. Vale notar que a carta 1 perde para a sua oposta, a carta de número 12 e vice-versa, ou seja, uma pequena exceção das regras.

bat1
Tipos de cartas

Já a cartinha de empate serve para empatar a rodada atual, pois a mesma não possui número em si. Quando o empate ocorre, as cartas empatadas ficam na mesa e uma nova rodada. O(a) vencedor(a) da nova rodada leva tudo para si.

Tudo acaba quando todas as cartas forem jogadas e quem tiver o maior número de cartas vence.

bat3
Cores dos baralhos

Considerações finais
O título infantil parece bobo, mas tem seu propósito bem definido: ser “de criança para criança”. Por sua mecânica super simples o jogo pode ser ensinado pelos pequenos para outros pequenos e é bastante gratificante presenciar a cena.

Além disso, como todo jogo infantil, existe o incentivo à habilidades importantes para as crianças, nesse caso a memorização dos números e cartas de empate que já foram jogados, assim como também a atenção ao que foi selecionado por cada um.

O custo/benefício do produto é muito bom e não existem pontos negativos relativos ao mesmo, considerando que cumpre ao que se propõe.

Pontos positivos
– Fácil de jogar e pode ser ensinado pelos próprios pequenos
– Muito bem ilustrado com personagens do filme
– Incentiva a memorização e atenção da criançada

Pontos negativos
– Nenhum