Arquitetos do Reino Ocidental vem para o Brasil pela Meeple BR

A Meeple BR, em conjunto com a Garphill Games, vai trazer para o Brasil o novo título da empresa australiana. Trata-se do Architects of the West Kingdom que será lançado aqui como “Arquitetos do Reino do Ocidente”. O blog Meeple Divino, pela primeira, teve acesso ao protótipo final do jogo com exclusividade!

ArchitectsBox-PR1

O novo jogo dos criadores de Invasores do Mar do Norte foi lançado por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter, que abre hoje (dia 13 de março), e será feita tanto para a versão original quanto para a versão em português! Ou seja, todos os apoiadores brasileiros receberão suas versões em casa já com o nosso idioma, desde a caixa e manual até os componentes. Além da tradução completa do jogo,  a entrega e distribuição fica à cargo da Meeple BR, sem nenhum custo adicional para os brasileiros. As metas estendidas e itens exclusivos (moedas de metal, por exemplo) também serão enviados aos apoiadores pela Meeple BR, e tudo isso antes da chegada no jogo para retail (comércio varejista), de acordo com a editora.

arq_personagem1
Exemplo de personagem do protótipo

Ainda de acordo com a editora, a entrega para os apoiadores está prevista para dezembro de 2018 e a versão comercial (retail) só chegará nas lojas depois de todas entregas para os apoiadores do financiamento coletivo.

Sobre “Arquitetos do Reino Ocidental”

Assim como os lançamentos anteriores da trilogia “Mar do Norte” (Invasores (já lançado aqui), Construtores e Exploradores), o novo título de Shem Phillips e S. J. Macdonald também será uma nova trilogia, sendo este o primeiro título obviamente.

arq_tabuleiro1
A arte do tabuleiro é final

O jogo acontece logo depois da queda do Império Romano, no final do Império Carolíngio, cerca de 850 d.C.. Nele, cada jogador(a) é um(a) arquiteto(a) real competindo pelo atenção do Rei e para isso o único caminho é construindo dentro do império.

Para construir é necessário gerenciar recursos, contratar aprendizes e competir no tabuleiro com os oponentes a todo momento, pois é possível seguir um caminho traiçoeiro no jogo. O destaque para o jogo é justamente a mecânica de “virtudes” presente que dá mais pontos ao final do jogo, porém tira, com o tempo, o acesso ao mercado negro e à rápida aquisição de recursos, trabalhadores e demais. O mais legal nessa nova mecânica é que também é possível fazer o caminho inverso, sacrificando virtude para conseguir itens, recursos e outros.

arq_final1
Exemplo de final de partida, com peças provisórias

Por fim, esse novo título também tem uma ótima interação na partida com a possibilidade de prender os trabalhadores dos oponentes, vender os mesmos como “traidores” para o castelo real e lucrar isso, porém isso não impede de que os mesmos sejam recuperados e utilizados. Nas palavras de Shem Phillips para a editora brasileira “Um jogo de interação sem um “take that” real”. Vale muito a pena conferir!