Prévia de clã 3 – Dragão: Monges das montanhas

“O que acontece em nossas montanhas é uma simples pedra contra a avalanche que se aproxima.” – Togashi Yokuni, A Maré Crescente

l5rlancamento_caixa
Caixa oficial

Nas profundezas das montanhas de Rokugan reside o Clã do Dragão. Enigmático e misterioso, isolado pelas montanhas de seu lar do Norte e entregue à vigília do Império, poucos podem antecipar as ações destes solitários guerreiros monges. Apesar disto, quando eles escolhem intervir nos conflitos do Império Esmeralda, a verdadeira força do Dragão é revelada.

Hoje estaremos vendo o individualista Clã do Dragão de Legend of the Five Rings: The Card Game. O Dragão se sobressai aos oponentes através de fortes personalidades com uma miríade de acessórios, manipulação do destino e um equilíbrio entre forças militar e política.

cladragao1

[ENFRENTE SEU DESTINO]
Os do Dragão são especialistas em manipular o destino. Togashi Initiate (Core Set 55) pode colocar Fate adicional em anéis, e personagens como Seeker of Enlightenment (CS 59) recebe bônus baseado na quantidade de Fate nos anéis. Mas isto não é tudo que o Dragão pode fazer para manipular as marés do destino.

dragao1

Durante um conflito político, Kitsuki Investigator (CS 61) pode gastar um Fate para um anel não-reivindicado para olhar a mão de um oponente e descartar uma carta dela. Isso pode limitar as ações de seu oponente durante a Fase de Conflitos enquanto lhe dá uma visão dos truques que ele possui na manga. Enquanto isso, o Ascetic Visionary (CS 63) permite gastar um Fate para um anel não-reivindicado para desvirar um Monk ou personagem com um acessório Monk durante um conflito no qual o Visionário esteja participando. Isso pode permitir que você desvire um personagem tanto para se defender quanto para atacar em seu próximo conflito.

dragao2Alocar Fate nos anéis é uma proposta arriscada. Enquanto gastar Fate pode ativar habilidades poderosas, seu oponente pode declarar um conflito daquele tipo de anel, reivindicando o Fate que você gastou sobre ele. Mas os Dragões possuem planos mesmo se isso ocorrer. O Enlightened Warrior (CS 60) recebe um fate quando seu oponente escolhe um anel que possua Fate nele, o que significa que todo turno seu oponente estará estendendo o tempo do guerreiro no campo de batalha na primeira vez que escolher um anel com Fate.

O clã do Dragão também pode manipular Fate de formas mais diretas. Mirumoto Raitsugu (CS 62) desafia personagens para um duelo militar, com o perdedor perdendo um Fate ou sendo descartado caso já não possua Fate. Além disso, Mantra of Fire (CS 156) permite que você ao mesmo tempo coloque Fate em um Monk e compre uma carta após seu oponente declarar um conflito de Fogo, estendendo ainda mais o tempo de vida do personagem.

[AS PRESAS DO DRAGÃO]
dragao3Estes personagens com muito Fate extra são alvos perfeitos para a miríade de acessórios do Dragão. Ancestral Daisho (CS 151) e Kitsuki’s Method (CS 153) são dois acessórios que se espelham um ao outro dando um bônus de dois na perícia militar e na perícia política, respectivamente. Enquanto estes efeitos são similares a Fine Katana (CS 200), eles também possuem a característica “Ancestral”, permitindo que eles voltem para sua mão mesmo se o personagem no qual estavam anexadas sair de jogo. Começar uma partida com Kitsuki’s Method potencialmente significa que ela vai permanecer no campo de batalha ou na sua mão durante o jogo inteiro.

dragao4Weapons como a Ancestral Daisho e Fine Katana são mortais nas mãos de um personagem como Niten Master (CS 64), que desvira quando uma Weapon é anexada nele (limitado a até duas vezes por rodada). Com esta habilidade, o Master pode não apenas participar de até três conflitos por rodada, mas também fica mais forte a cada batalha, conforme mais e mais Weapons forem anexadas a ele.

O Dragão também se utiliza de diversos acessórios não-ortodoxos. Togashi Kazue (CS 150) pode ser jogada como um personagem, mas alcança seu verdadeiro potencial quando passando seu conhecimento e assistência como um acessório. Quando anexada a outro personagem, Togashi Kazue pode, como uma ação, mover Fate de um inimigo para o personagem ao qual está anexada durante um conflito no qual ambos estejam participando. Isto não apenas estende o tempo que seu personagem fica na batalha, mas diminui o tempo que um importante inimigo vai permanecer. Fate pode ser drenado de seus inimigos também com o uso de Secluded Temple (CS 66), um Holding que força o oponente que possuir mais personagens que você a remover um Fate de um daqueles personagens no começo da Fase de Conflitos.

Assim como Togashi Kazue, Tattooed Wanderer (CS 149) também pode ser jogado como personagem ou acessório, dando ao personagem ao qual é anexado a palavra-chave “Covert”. Quando você declara um conflito com um personagem com a palavra-chave Covert, você pode escolher um personagem sem Covert – e aquele personagem não pode ser escolhido como defensor naquele conflito. Isso permite a seus personagens se esgueirar por um defensor em potencial, e limita as opções do oponente durante um conflito.

dragao6O Dragão exercita controle completo sobre seus acessórios, seja devolvendo-os à mão através da palavra-chave Ancestral, ou tendo a escolha de jogá-los como personagens. E o Dragão também decide quando é hora de desapegar (Let Go, CS 155), para descartar seus acessórios (ou os de seu oponente) para o mundo físico e se libertarem de forma plena.

[AS MONTANHAS DO NORTE]
Os acessórios do Dragão lhes dão uma grande vantagem na batalha e sua Fortaleza do Castelo Bigorna da Montanha (Mountian’s Anvil Castle, CS 3) aumenta ainda mais suas perícias. Durante um conflito, curvar o castelo dá a um personagem participante que tenha um ou mais acessórios em si um bônus de um ponto nas perícias militar e política. Se aquele personagem possuir dois ou mais acessórios, ele ganha mais dois pontos em ambas as perícias. Isto dá aos já fortes personagens do Dragão uma força adicional, e a habilidade de potencialmente quebrar uma província tanto militarmente quanto politicamente. E assim como todas as outras Fortalezas do Core Set, Mountain’s Anvil Castle dá sete Fate por turno e tem um valor de Influência de dez. O Dragão começa o jogo com onze de Honra, o que é próximo da média encontrada no Core Set de Legend of the Five Rings.

dragao7
A província Dragão Restoration of Balance (CS 10) permite ao clã algum controle sobre a mão de cartas de Conflito do oponente. Quando é revelada, Restoration of Balance força o oponente a descartar cartas de sua mão até que fique com quatro cartas ou menos, reduzindo a quantidade de cartas para aquela com a qual ele começou a partida.

[A MARÉ CRESCENTE]

dragao8De todos os Campeões de Clã, Togashi Yokuni (CS 65) é o mais enigmático. Guiado por visões misteriosas e oferecendo comandos com significado oculto, mesmo o clã do Dragão tem problemas em interpretar os planos de seu líder. Mas eles confiam que Togashi Yokuni os levará à salvação.

Togashi Yokuni representa o equilíbrio encontrado no Clã do Dragão – com cinco de perícia militar e cinco de perícia política, Yokuni é um dos mais versáteis Campeões no Core Set. Com três de Glória, estes atributos podem ser aumentados para oito em cada perícia, fazendo de Yokuni uma força a ser reconhecida em qualquer conflito.

O misterioso Yokuni também possui uma ação que permite a ele copiar outra habilidade na batalha. Isto permite que ele volte as táticas do oponente contra eles, ou que duplique uma de suas próprias habilidades, como a de Togashi Initiate. Anexar a Yokuni uma Way of the Dragon (CS 154) vai permitir que ele use uma habilidade copiada uma segunda vez, dando a vantagem sobre quem ele imitar.

[UM CLÃ DE MISTÉRIO]

Com poderosos acessórios e a habilidade de manipular Fate na batalha, o Clã do Dragão é uma força de comando que poucos conseguirão compreender.

dragao9

Tradução: André “Arkano” Bigler
Fonte: Monks of the Mountain