Sid Meier’s Civilization: A New Dawn

“Cada um de nós está esculpindo uma pedra, levantando uma coluna ou cortando um pedaço de vidro na construção de algo muito maior do que nós mesmos.” – Adrienne Clarkson

Civilization talvez seja a franquia de jogos eletrônicos de civilização mais famosa de todas, e a mais icônica. Criada em 1991 pelo programador Sid Meier, logo se tornou um dos maiores sucessos do mundo dos jogos de estratégia. Em 2010, o jogo ganhou uma elogiada versão boardgame pelas mãos da Fantasy Flight – Civilization: The Boardgame. Este ganharia duas expansões, Fame and Fortune (2011) e Wisdom and Warfare (2013), todas acrescentando mais tiles de mapa, líderes e mecânicas.

newciv1

Entretanto, estamos em 2017 e um novo Civilization eletrônico tem feito tremendo sucesso, Civilization VI. Então, depois de tanto tempo, e das investidas muito bem sucedidas da Fantasy Flight em adaptar jogos eletrônicos para o tabuleiro, era de se esperar que uma nova versão do boardgame surgisse. E eis que finalmente é anunciado Sid Meier’s Civilization: A New Dawn.

O jogo para 1 a 4 jogadores novamente nos coloca na pele de líderes de civilizações reais, que deverão competir em mapas por recursos, desenvolver tecnologias e avançar sua cultura e poder militar para se tornar a mais poderosa civilização de todas. Entretanto, A New Dawn oferece mais que uma simples nova roupagem para o jogo original de 2010, sendo um jogo de mecânica bem diferentes e modernas.

newcivcomponentes1
Componentes

Começa pelo mapa, que antes era formado de grandes tiles quadrados. No novo jogo, o mapa é criado com tiles hexagonais, o que fornece maior terreno e mais possibilidades de aleatoriedade. Ainda temos tipos de terrenos como rios, planícies, montanhas e desertos, mas talvez agora o mapa faça um pouco mais de sentido.

Oito civilizações compõem o novo panteão de Sid Meier’s Civilization: A New Dawn – Aztecas, Franceses, Egípcios, Gregos, Americanos, Persas, Japoneses e Simérios, cada qual com seu líder, suas fraquezas e habilidades especiais. Cada jogador recebe um baralho próprio de tecnologias, as quais são alocadas por ele em cinco espaços perto da ficha do líder – quanto maior o número do espaço, maior o impacto da carta no jogo. Isso dá aos jogadores a complicação estratégica de escolher as melhores tecnologias a cada momento, e o quê priorizar enquanto disputam pela supremacia.

newciv.civilizacoes1
As civilizações

Ataques bárbaros também fazem parte do jogo, e estes podem destruir cidades, atacar caravanas e promover estragos na sua civilização.

São três cartas de vitória, cada uma com duas agendas. São seis possíveis objetivos para cada um perseguir, e cada jogador coloca um “marcador de controle” sobre a agenda que conseguir cumprir. Aquele que cumprir ao menos uma agenda de cada carta é considerado o líder da maior civilização de todas.

Sid Meier’s Civilization: A New Dawn chega às lojas no final de 2017!