Promoresenha – Carcassonne: O abade

Esta é a segunda mini expansão que vem na caixa da segunda edição do jogo base Carcassonne. O Abade (no original The Abbott) nada mais é uma que um um conjunto de 1 seguidor (meeple) com formato de diferente. Uma edição de agosto de 2022: a segunda edição do jogo está no Brasil pela Devir, inclusive com capa nova!

abbott1
Os pequenos abades

Esse seguidor em particular possui duas regrinhas próprias que são bem interessantes de forma geral. O abade é um seguidor que pode ser usado como um monge em um monastério, porém é o único seguidor que pode ser colocado nos jardins, um novo espaço de alocação de seguidores exclusivo da segunda edição de Carcassonne. Os jardins pontuam da mesma foram que um monastério.

A segunda é que toda vez que um jogador colocar uma peça de terreno em jogo e optar por não colocar um seguidor, ele pode retornar o abade para sua reserva e pontuar imediatamente. Claro, isso só de dá uma vez que o abade tenha sido colocado em jogo previamente.

Vale lembrar a mini expansão Abade (Abbott) não deve ser confundida com a expansão do Mosteiro (Abbey) por conta da proximidade na grafia das palavras.

Considerações finais
Essa segunda mini expansão da segunda edição do jogo (sendo a primeira o Rio), acrescenta algo a mais no jogo com regras exclusivas referentes à peça do abade. Ao invés de simplesmente colocar peças adicionais no tabuleiro, agora existe uma nova forma e pontuar e também a possibilidade de retornar um seguidor para a reserva.A nova forma de pontuar é interessante de forma geral, porém a possibilidade de reutilizar um seguidor com maior frequência faz mais diferença: Monastérios ou jardins incompletos agora podem garantir pontos durante a partida e não mais no final, além de permitir uma outra pontuação em outro local do tabuleiro. Isso faz uma maior diferença.

Novamente, a segunda edição se demonstra mais valiosa com a aquisição de novas expansões e maior variedade.

Pontos positivos
– Nova forma de pontuar
– Possibilidade de novas estratégias

Pontos negativos
– Nenhum