Dead of Winter: Colônias em guerra

Alexandria. Hilltop. The Kingdom. The Saviors. Parece que o embate entre colônias de sobreviventes a apocalipses zumbi não é coisa exclusiva de The Walking Dead. A Plaid Hat anunciou oficialmente Dead of Winter: The Warring Colonies, expansão que havia sido comentada de leve na internet há alguns meses.

dowexp1

Em Dead of Winter e sua expansão stand-alone The long night , ambos criados por Isaac Vega e Jon Gilmour (e lançados no Brasil pela Galápagos jogos sob os nomes Dead of Winter e Dead of Winter: A noite sem fim), temos sobreviventes de um apocalipse zumbi invernal lutando por recursos para cumprir um objetivo. Entretanto, além de todas as dificuldades esperadas, como os mortos-vivos, o frio e a falta de recursos, existe a chance de que alguém da colônia seja um traidor, que vai seguir uma agenda própria para vencer.

dowexp2
Componentes. Imagem: Divulgação

DoW: The Warring Colonies (TWC a partir de agora), criada por Colby Dauch e Timothy Meyer, acrescenta uma nova camada na luta pela sobrevivência. Inicialmente, TWC inclui novos sobreviventes, itens e objetivos que podem ser usados tanto em partidas do Dead of Winter original quanto de The Long Night. A expansão brilha de verdade, entretanto, quando você une as duas caixas de DoW, utilizando os módulos de combate entre colônias. TWC possui diversos objetivos exclusivos que são disputados entre dois times de jogadores, ampliando a jogabilidade original – que antes permitia 3 a 5 jogadores e é alterada para 4 a 11 jogadores.

Você pode se perguntar “Ué, ‘4 a 11’? Não são dois times? Deveriam ser dois times de 2 a 5 jogadores cada, não?” Exatamente. Só que um dos módulos, convenientemente chamado de “The lone wolf”, coloca um jogador controlando a guerreira solitária que possui seu próprio objetivo.

dowexp3
Cartas do jogo. Imagem: Divulgação

Dead of Winter já é um jogo relativamente demorado, que pode criar um “AP” (Analysis Paralysis, quando o jogador demora muito pra tomar suas decisões), e pode parecer que TWC, com 11 jogadores, seja um jogo de duração impossível. Para remediar isso, a Plaid Hat incluiu regras de turnos simultâneos e uma ampulheta para marcar um tempo limite para decisões.

No total, são 15 novos Sobreviventes, 50 novas cartas de Encruzilhada, 43 novos itens, 11 novas Crises, tudo podendo ser incluído nos jogos originais. Ao usar o módulo de Colônias em Guerra, entram na partida 7 novos Objetivos principais, 2 dados de combate, cartas de Táticas de combate, marcadores de munição e uma rilha de combate, cujas mecânicas ainda serão reveladas por completo pela editora.

Dead of Winter: The Warring Colonies não tem data de lançamento.