Resenha – Raid & Trade

“Você está por conta própria e está agitado. Apenas alguns sobreviventes escaparam da destruição que a Terceira Guerra Mundial causou em todas as partes do globo. Alguns deles reuniram seu poder em uma pequena cidade e construíram muralhas de ouro, para mostrar sua riqueza e poder para todas as outras almas perdidas nas ruínas da civilização.

Contudo, existe uma terceira forma de agradar os regentes da Cidade Dourada: se puder cumprir três das suas Missões bizarras, você conseguirá entrar na cidade. Como você entrará na Cidade Dourada?” – Manual em português pela editora Redbox, página 1

Raid & Trade é um jogo lançado em 2015 pela MAGE Company (12 Realms, Wrong Chemistry) e de criação de Malte Kühle e Charalampos Tsakiris (Warp Speed) com as artes de Michael Andresakis (12 Realms, Wrong Chemistry) e Anthony Cournoyer (Rattle, Battle, Grab the loot). Um dos maiores hits de sucesso da empresa que veio para o Brasil pela editora carioca Redbox!

raid_caixa
Caixa da versão brasileira

O jogo se desenrola em um futuro distante depois da terceira guerra mundial. Nele os jogadores viajam, trocam recursos e tentam desenvolver o seu personagem dentro do que a Cidade Dourada quer: esta cidade é o único local que surgiu das cinzas depois que tudo foi destruído. A cidade não aceita qualquer um e para poder entrar e viver lá e cada jogador precisa provar que é digno de tal. Raid & Trade é um jogo de negociação e invasões. As mecânicas do jogo se desenvolvem através dessas duas questões e que trazem bastante interação entre os jogadores, principalmente no momento de negociar um item por outra coisa em jogo.

raid_componentes
Componentes

Para provar o seu valor, existem três maneiras de fazer isso: Completando 3 missões para a Cidade dourada, ganhando 20 pontos de perícia com o seu personagem ou ainda 10 pontos de contratos com o posto avançado que a cidade possui.

No começo do jogo, o tabuleiro é montado (tabuleiro modular) no modo em que os jogadores desejam jogar: fácil ou difícil. Com o jogo montado em seu tabuleiro modular de 9 tiles, então é hora de começar Raid & Trade. As casas no tabuleiro são montados de acordo com o número de jogadores e a cada vez que um jogador pilha uma casa a fim de ganhar recursos.

Cada jogador escolhe um personagem e recebe o dado correspondente daquele personagem (que serve para atacar e também se defender), o cartão daquele personagem com sua habilidade e marcadores de perícia, ação e outros; o baralho de itens que aquele personagem pode construir. São eles:

Carter, o guarda-costas (roxo): Foco em criação de itens
Garcia, o comerciante (laranja): Foco em perícia
Mayu, a médica (azul): Foco em pontos de ação
Zoey, a eletricista (verde): Foco em roubar itens
Jake, o mecânico (vermelho): Foco em descarte de cartas do oponente

raid_personagens
Miniaturas dos personagens

No começo de cada rodada o primeiro jogador sorteia 2 cartas de eventos globais que valem a rodada toda e afetam a todos os jogadores presentes. Esse eventos podem ser benéficos ou nocivos e os efeitos acumulam para a rodada atual.

Todos começam com 15 pontos de ação e podem se mover e realizar apenas uma das ações dispostas no cartão do personagem: invadir uma casa, combater um oponente, negociar com um jogador ou criar um item. A ordem em que a movimentação ou ação são feitas não importa. Além disso, ainda é possível pegar cartas de incidente (toda vez que se move) ou missão, gastar recursos para ganhar pontos de ação adicionais e por fim, passar a vez. Quando os jogadores passam a sua vez uma nova rodada começa e então todos voltam a 15 pontos de ação e quem tiver menos recursos começa a jogar como primeiro jogador.

Invadir: Os jogadores podem invadir uma casa para conseguir recursos, compra carta de invasão e resolve seus efeitos diversos, inclusive ganhar má fama (o que impede novas invasões);
Combater um oponente: Quando um jogador combate o outro, os dados de cada um envolvido no combate são rolados para verificar se o atacante consegue se defender com sucesso. Se não, os efeitos dos dados são realizados e o atacante, se bem sucedido em seu ataque, rouba ou um disco de crédito ou recursos.
Criar item: O jogador gasta os pontos de ação necessários, assim como os recursos, e cria um item do seu baralho de itens à sua escolha.
Negociar com um jogador: Os jogadores entram em acordo sobre o que querem trocar ou ainda trocar com o mercado negro no tile central.

No jogo ainda existe a figura do Posto Avançado da Cidade Dourada que é um local especial no mapa onde é possível melhorar os personagens e conseguir pontos de favor realizando as ações correspondentes que só podem ser realizadas lá.

O jogo termina de três formas distintas e quem realizar uma das três formas primeiro, ganha a partida.
– Conseguir 20 pontos de perícia e gastar 20 pontos de ação
– Completar 3 missões e gastar 20 pontos de ação
– Obter 10 pontos de favor e gastar 20 pontos de ação

Conseguir 5 pontos de ação adicional exige certo planejamento, mas nada difícil de se obter. Marcadores de recursos de comida (rosa), itens e cartas de incidente ajudam neste momento. Raid & Trade ainda possui regras variantes no final do manual.

Considerações finais
Este é um jogo que depende bastante dos jogadores que jogam o mesmo. Raid & Trade é um jogo que depende de negociação e a mecânica do jogo incentiva a isso, o que sinceramente não é um ponto ruim, mas algo a ser levado em consideração no momento de colocar à mesa. Nem todo jogador de tabuleiro gosta de negociar com outro, seja por timidez, seja por gostar de menos interação.

O conflito presente no jogo foi bem instalado na mecânica e é justamente esse conflito que faz com que o jogo não se demore tanto: se todos ficarem apenas “colecionando” recursos, além de se tornarem alvos dos oponentes, fazem com que a partida se “arraste”. Logo o conflito para pegar recursos, a relação com o posto avançado e também com os oponentes traz a interação necessária para também tentar acelerar a partida.

Um dos pontos negativos, na minha opinião, é o fato de que o jogo não funciona para 2 jogadores. Acredito que uma variante de regras cairia bem aqui. O jogo funciona bem para 3 jogadores e demonstra todo o seu potencial com 4 ou 5 na mesa, onde a interação é maior, as negociações são mais intensas e as partidas se tornam mais divertidas. Dois jogadores podem sempre assumir 2 personagens para jogar, o que não atrapalha em nada.

Normalmente os jogadores que dizem que o jogo é repetitivo são os jogadores que seguem a mesma estratégia com frequência durante uma mesma partida. Com três formas de se ganhar o jogo e também com tantas cartas, componentes e recursos, sempre é possível mudar o rumo do caminho da vitória.

Pontos positivos
– Muita interação entre os jogadores dentro de um tema pouco comum
– Mecânica que permite vários tipos de ações no seu turno
– Bons caminhos para a vitória, jogo de fácil aprendizagem
– Alta rejogabilidade com tabuleiro modular, muitas missões, cartas, personagens e eventos
– Variantes oficiais que trazem mais opções de partidas diferentes

Pontos negativos
– Não existem regras oficiais para 2 jogadores
– Alguns poucos erros de produção e tradução
– Muitas opções de ações na primeira rodada, o que pode deixar alguns jogadores perdidos em um primeiro momento
– Envolve sorte, o que pode não agradar alguns jogadores mais exigentes