Promoresenha – Village: Customer expansion

A vida na vila é difícil, mas ainda assim dá para melhorar… Ou não! A expansão promocional Customer expansion 1 é a primeira de duas expansões promocionais que foram lançadas próximo do lançamento do jogo base Village.

Essa expansão foi criada em 2012 pelo casal criador do jogo, Markus e Inka Brand, e teve a arte do artista do jogo base, Denis Lohausen.

Os tiles promocionais

Originalmente sendo publicada pela editora alemã eggertspiele, a promocional também hoje é comercializada na BGG store, assim como a outra expansão promocional (que será abordada aqui no blog posteriormente). A revista belga Plato também publicou os tiles na sua publicação número 47.

O conjunto é completo de 4 tiles promocionais onde cada um deles tem uma função diferente. Todos os tiles servem para a área do mercado do jogo (área azul) e só podem ser adquiridos através da ação de mercado acionada por um dos jogadores.

village_customertabela2

Considerações finais
Os tiles acrescentam mais conteúdo a um jogo que já é completo, sem alterar negativamente o mesmo. Na verdade, considerando que os tiles de mercado já vem em boa quantidade no jogo base Village, então essa pequena promocional só proporciona mais jogabilidade de forma geral.

Os tiles em si trazem apenas uma nova forma de pontuar, que seria o tile de 1 ponto para 2 clientes atendidos, o que pode nortear a estratégia de algum dos jogadores. Por experiência própria, essa estratégia funciona.

Pontos positivos
– Mais rejogabilidade
– Uma possível nova forma de pontuar e nova estratégia

Pontos negativos
– Pouco acrescenta de forma geral