Não deixe o Bandido escapar!

Bandido é um jogo pequeno da editora suíca Helvetiq criado por Martin Nedergaard Andersen (Picnic) e com as artes de Lucas Guidetti. Aqui no Brasil chegou pelas mãos da PaperGames em 2019.

Agradecimentos divinos à PaperGames pelo jogo!

bandidocaixa1

Mecânicas
– Cooperativo
– Colocação de peças
– Construção de rotas

O objetivo em Bandido é colocar cartas na mesa para fechar o máximo de túneis possíveis, pois existe um bandido tentando fugir de sua cela! Entretanto nem sempre as cartas disponíveis para vão possibilitar isso e vai ser necessário trabalhar em equipe com uma mão de cartas pequena.

Componentes

As cartas de rotas devem ser posicionadas de tal maneira que estejam em contato com as demais cartas na mesa, sempre almejando fechar algum túnel de escape. Joga-se uma carta, compra-se uma carta e é a vez de outro jogador.

Isso se repete até que os túneis tenham sido fechados, o que gera a vitória do jogo, ou as cartas acabem. Se existir ao menos um túnel aberto, o jogo acaba em derrota.

Ainda existe um túnel aberto!

Considerações finais
Um jogo simples, rápido, fácil de aprender e barato: este é Bandido! A caixa pequena do jogo entrega aquilo que transparece em seu design e arte, o de ser algo divertido e que dura pouco tempo.

Mais uma aposta bem feita da linha pocket da PaperGames, Bandido traz a experiência de um jogo cooperativo sem a complexidade de regras, nuance de recursos e outros que tantos outros títulos possuem. Isso, claro, favorece o uso do título por parte da criançada!

A sorte envolvida na compra das cartas pode desagradar um pouco, mas certamente faz parte da diversão de dificultar a partida e fazer o melhor uso do que se tem na mão.

Pontos positivos
– Ótimo jogo cooperativo pequeno
– Atende adultos e crianças
– Rápido e fácil de aprender as regras

Pontos negativos
– A sorte na compra das cartas pode desagradar um pouco