Contamine o corpo humano em Viral

Viral é um jogo criado por Gil d’Orey (Caravelas) e Antonio Sousa Lara lançado em 2017 e contando com as artes de Mihajlo Dimitrievski (Arquitetos do Reino Ocidental).

viralcaixa1

Aqui no Brasil chegou pelas mãos competentes da PaperGames. Agradecimentos divinos à editora!

Mecânicas
– Controle/Influência de área
– Jogadores com diferentes habilidades
– Movimento de área
– Seleção de cartas
– Construção de baralho
– Ação simultânea
– Gestão de mão

Viral é um jogo de tabuleiro que coloca cada jogador na pele de um grupo de vírus que precisa infectar um corpo para fazer pontos de vitória. Cada rodada é dividida em fases e algumas dessas fases dão diferentes pontos por diversas ações “infecciosas” no corpo humano, que é o tabuleiro em si.

Componentes. Foto: BGG

Cada jogador possui cartas na mão que ditam as ações que podem ser tomadas no jogo. Durante logo a primeira fase do jogo, as cartas são jogadas para colocar ou mover vírus, defender áreas e outros. Depois, nas fases seguintes, cada jogador(a) verifica o nível de vacina contra seu vírus, além de realizar o evento da rodada, pontuar órgãos humanos invadidos no tabuleiro e ajustar empates em geral.

Peças do jogador

Após todas as fases ocorrerem em cada rodada, chega a vez de um novo evento acontecer, o que vai aproximadamente ditar como será a próxima rodada. As fases são as mesmas, porém com a aquisição de novas cartas, novos pontos de vitória e ações avançadas vão para as mãos dos jogadores.

Quando todas as cartas de evento acabarem, a partida acaba. Quem tiver mais pontos vence.

Partida em andamento

Considerações finais
Pode parecer complicado tanto pelo manual quanto pelo tabuleiro, mas Viral tem um fluxo muito, muito bom. Depois da primeira rodada é bem difícil se perder no jogo.

A iconografia é pouca, mas presente, o que requer alguma consulta ao manual. Também existem algumas exceções nas regras que precisam ser bem explicadas e lembradas durante as fases do jogo (principalmente relativo a pontuação por controle de área), mas não chega a ser algo grave.

Claro que com diversas opções de locais para agir, alguma demora nos turnos pode ocorrer. Portanto, pensar nas jogadas individuais nos turnos dos oponentes é essencial. Adicionado a isso, os eventos adicionam uma pequena camada de sorte (ou caos) que é muito interessante e muda a intensidade das decisões em jogo.

Viral é desafiador na medida certa, principalmente com mais jogadores e possui sempre ótimas opções diversificadas de estratégias para vitória, além do tema diferente e muito bem implementado ao jogo!

Pontos positivos
– Decisões interessantes
– Desafio aumenta conforme número de jogadores
– Estratégico com um toque de sorte
– Tema divertido e diferente

Pontos negativos
– Planejamento durante os turnos podem demorar
– Detalhes de regras precisam ser lembrados com atenção