Resenha – Arcane Festival (protótipo)

“Você é um feiticeiro renomado que foi convidado para se apresentar no maior festival de magia! Porém, você tem somente alguns dias para treinar seus feitiços e planejar o seu show!” – Página oficial da campanha de financiamento

arcanecaixa1

Arcane Festival é o primeiro jogo de Mario Nosoline, engenheiro que resolveu seguir em frente com a criação de jogos de tabuleiro usando seu conhecimento profissional em engenharia e animação 2D. O jogo está em campanha de financiamento, clique aqui para conferir!

Mecânicas
– Seleção de cartas
– Coleção de componentes

Em Arcane Festival, cada jogador(a) é um(a) feiticeiro(a) renomado(a) que foi convidado(a) para se apresentar no maior festival de magia que existe, porém cada um só tem alguns poucos dias para treinar seus feitiços e planejar sua apresentação!

Visão geral das diversas cartas do jogo

A partida acontecendo durante o período em cada todos foram convidados até o momento da apresentação que é a pontuação final. Para se preparar, em seu turno, cada jogador possui uma ação para realizar que pode ser: baixar uma carta, anexar uma carta ou comprar uma certa quantidade de cartas para manter. Ainda é possível fazer algumas ações extras para melhor gestão das cartas.

Diversos tipos de cartas para combos de apresentação

Caso os jogadores consigam baixar combinações específicas de cartas, além dos pontos normais uma pontuação extra é dada. O jogo acaba quando todas as cartas de eventos tiverem sido realizadas e o número delas varia de acordo com a quantidade de jogadores.

Exemplo de combo valendo pontos extras

Considerações finais
Arcane Festival é uma boa opção de jogo de tabuleiro apenas com cartas. Lembra um pouco a ideia de gestão de cartas do Magic, principalmente o “motor” que se cria de comprar, baixar e anexar, porém é algo bem aplicado de forma geral.

O tema do jogo, enquanto presente de forma satisfatória, poderia ser um pouco ser mais explorado para o um lado mais de apresentação: existem muitas cartas de elementos no jogo que são interessantes, mas senti falta cartas que focassem na apresentação do show em quantidade maior. As cartas de eventos dão a impressão de estarem mais ligadas ao tema do que as cartas usadas nas apresentações.

Os combos, ou combinações de cartas para o show dos feiticeiros, são muito legais e definem claramente um caminho a se seguir dependendo da mão de cartas dos jogadores. Algo que pode gerar futuramente mais conteúdo no jogo, pois a diversão de caçar as cartas, ainda que lidando um pouco com a sorte, é garantida.

Para uma primeira criação de um autor novo, a aposta foi bem feita: um produto bem apresentado, que possui espaço para mais conteúdo e que possui poucas regras.

Pontos positivos
– Jogo relativamente fácil de aprender e ensinar
– Muita rejogabilidade pela quantidade de cartas
– Combinações de cartas interessantes

Pontos negativos
– Tema poderia ser melhor explorado