Diversão Offline 2017: A cobertura divina

Uma pequena série de postagens será publicada aqui no blog Meeple Divino para que seja possível abordar os aspectos interessantes, novidades, impressões e jogos jogados durante o evento Diversão Offline que aconteceu nesse final de semana dos dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, centro da cidade do Rio de Janeiro.

O evento

Este ano a primeira novidade do Diversão Offline (DOFF) foi realizado em dois dias, o que possibilitava mais oportunidades dos visitantes se programarem melhor para comparecer ao evento. Aliado aos dois dias de evento, mais de 20 empresas estavam expondo seus produtos e serviços, diversos parceiros na divulgação do evento presentes e ainda apoio de grandes empresas como Wizards of the coast e Copag, o evento em sua terceiro edição foi um marco de novo recordes em números por parte da Geek Carioca, organizadora do mesmo.

doff_entrada1
Entrada do evento

Dentre as empresas diversas presentes estavam o estúdio Ventania Tattoo, os demonstradores da Arca dos jogos e da A tenda de jogos e lojas vendendo itens além dos jogos, como colecionáveis e camisas geeks. Também era possível conferir o lançamento do livro Ascensão: Crônicas dos Orcs negros. Porém, considerando que trata-se de um evento de nicho, focado no mercado de jogos de tabuleiro e analógicos (ou de mesa), esta edição contou com algumas surpresas muito agradáveis.

Meeple BR estreando no evento

A primeira surpresa foi a participação, pela primeira vez, de empresas que até então não haviam participado do evento anteriormente: Grow, Mandala jogos, Flick Game studio, Kronos Games, Ludofy, Geeks n’ Orcs, Mitra e Meeple BR. Não como editora, mas também trazendo jogos e novidades, a carioca Game Maker também esteve presente com jogos nacionais no sistema de print-on-demand, porém já com cópias prontas para venda de vários títulos!

A gigante Grow também veio pela primeira vez

Por fim, mas não menos importante, era possível conferir uma sala inteira de jogos de cartas como Magic, Pokémon e BattleScenes, com direito a demonstradores e kits de iniciantes e também uma sala própria de demonstração da gigante Galápagos, onde foram abordados seus futuros lançamentos nosso mercado.

Bate-papo de qualidade

Um dos investimentos por parte do evento foi na parte de palestras, onde profissionais diversos, assim como pessoas envolvidas em outros projetos, foram convidadas a debater com o público interessado os mais diversos temas. Dentre os ilustres convidados, Sérgio Halaban palestrou sobre suas experiências criando jogos de tabuleiro; Lady Lúdica, Turno Extra, Funbox Ludolocadora e Boardgame girls palestraram sobre representatividade feminina com suas respectivas representantes; Meeple Maniacs bateu um papo bem legal sobre protótipos; editoras falaram sobre precificação, novidades do evento norte americano Gen Con, além de muitos encontros legais para quem joga RPG.

Sérgio Halaban (esquerda) em sua palestra

As atrações internacionais, que este ano foram duas, ficaram por conta da Pensamento Coletivo e da Conclave, ambas já veteranas no evento. O autor do RPG Shadow of the demon lord (Pensamento Coletivo), Robert Schwalb, e o autor do jogo de tabuleiro Room 25, François Rouzé (Conclave). Ambas as atrações tiraram muitas fotos, jogaram com o público e deram dezenas de autógrafos para os fãs que compareceram.

Conclave e a atração internacional François (apontado na foto)

Vários autores de jogos lançados, para serem lançados futuramente e de protótipos estavam ao alcance do público para conversar, tirar dúvidas e, é claro, jogar seus títulos novos ou antigos. Dentre eles, estavam Rodrigo Rego com seu futuro lançamento nacional Papertown; Sanderson Virgolino com Era dos piratas (Game Maker) e Cangaço (a sair pela Redbox), além de outros protótipos ; Rocky seu jogo premiado Hey! Devolvam a minha vaca!; Norman com seu futuro lançamento DP6; Felipe Biscado (Flick Game studio) com o protótipo do futuro Gamecraft; Redbox editora com os já anunciados Tsukiji e Labyrinx, dentre outros nos estandes das editoras e na área de protótipos.

Área de protótipos

Ações inéditas com parcerias

A organização do Diversão Offline incentivou a doação de alimentos como forma de meia-entrada que serão destinados a Casa Ronald McDonald nos próximos dias. A instituição fica no Rio de Janeiro e oferece cuida de crianças e adolescentes com câncer

Em parceria com a maior plataforma de financiamento coletivo nacional, Catarse, o evento ofereceu uma disputa de protótipos com premiação total de R$ 1.500,00 para o mais votado por parte dos visitantes. Foram mais de 200 projetos inscritos com 15 na concorrência final nos dois dias de evento. Assim, o Sobrevivência na Amazônia foi o grande vencedor e garantiu o início do financiamento para tornar o jogo realidade futuramente!

Com essa introdução e um tanto de fotos bacanas, aguarde a próxima postagem do blog sobre os protótipos jogados, as impressões boas e ruins e mais fotos!