Representatividade negra em parceria com Turno Extra

Neste tão importante Dia da Consciência negra, o canal parceiro Turno Extra, da divina Aline Costa, fez uma série de postagens sobre jogos que possuem representatividade negra no geral. Um atitude correta e centrada!

Para este dia foi firmada uma parceria entre o Meeple Divino e o Turno a fim de propaganda mais ainda este material muito bem feito de quatro jogos brasileiros – dentre publicados e protótipos – que retratam a temática negra no mundo lúdico e evidenciam a qualidade temática nesses títulos. Quem sabe este material da Aline não se torna inspiração para quem mais jogos assim sejam publicados no nosso mercado!

Alafia
Um jogo que se passa na África e chama atenção pelo uso bem aplicados dos Orixás: divindades africanas cultuadas em diversas crenças e que são ligadas à natureza, família e à vida.

Este é um jogo de desenvolvimento de civilização no formato 4X (explorar, extrair, expandir e exterminar) com poderes ligados aos orixás. Abaixo o vídeo de apresentação do Turno Extra!


Diário de Assisi
Mais uma criação de Sanderson Gomes, este é um jogo com temática Afrofuturista (ainda protótipo) que utiliza como mecânica principal a mancala, além de ter sua estrutura baseada na filosofia do ubuntu (“eu sou porque nós somos”). O jogo nasceu em 2019 durante o Desafio da Consciência Negra promovido pelo EDIJ e atualmente outros jogos estão sendo desenvolvidos dentre deste universo, sendo este apenas o primeiro de todos.

Qualidade de jogos do estúdio parceiro Casa do Goblin!

 

Masai, Black Power e Grafito
O criador de jogos paulista Rennan Gonçalves está com Grafito assinado pela Meeple BR jogos para ser lançado ano que vem (já comentado aqui no blog), além dos jogos mencionados. Masai é um jogo abstrato que trabalha em seu tema um aspecto de valorização cultural bem interessante, enquanto Black Power é um jogo de cartas com uma carga histórica elevada, apesar de mecanicamente leve!

Mais informações de ambos os jogos podem ser conferidos na postagem do blog parceiro ou no vídeo de bate-papo e entrevista abaixo.


Kontaê!

Um pequeno jogo PnP que já foi abordado no blog e que conta a pesquisa para uma dissertação de mestrado, visibilidade de heroínas negras e baseado em um livro de cordéis: esta divina mistura é o jogo Kontaê: Heróinas negras brasileiras!

Alexander também é parte integrante da Casa do Goblin!

Novamente vale lembrar que todo o material de vídeo foi feito pela Aline Costa do blog Turno Extra e a parceira com o blog divino está nesta divulgação.

Que futuras inspirações de representatividade em jogos possam surgir!