Cartógrafos: Um segredo e uma nomeação ao maior prêmio dos tabuleiros

Um jogo brasileiro de 2019 lançado pelo até então novato Jordy Adan, desenhado por Lucas Ribeiro (Space Cantina, Sapotagem) e com o design gráfico de Luis Francisco (Quartz, Pablo 1ª edição), Cartógrafos era mais um lançamento no mercado brasileiro pela Grok Games (Ludofy).

Entretanto o jogo ganhou ares internacionais quando também foi lançado em conjunto com a Thunderworks Games, uma das mais conhecidas editoras norte americanas por aqui, e então começou a ganhar espaço tanto aqui quanto lá fora. Até aí, um lançamento nacional e internacional, ainda que um jogo brasileiro, não era lá muito novidade, pois jogos como Covil, Dwarfs outono e Pot de vin já tinham realizado esse feito.

Nesse momento chegamos ao ápice desta postagem: em maio desde ano a organização Spiel des Jahres nomeou o jogo brasileiro como um dos finalistas para a categoria “Kennerspiel des Jahres” ou “Jogo especialista do ano” em tradução livre. Para quem não sabe, os prêmios da Spiel des Jahres são considerados os maiores e mais importantes do mercado internacional de jogos de tabuleiro, algo como o “Oscar” dos jogos de mesa! Em outra postagem do site o jogo também foi resenhado (em alemão).

cartografos_anuncio1
Recorte: Spiel des Jahres

Com o link oficial no site da organização alemã, Cartógrafos se torna o primeiro jogo brasileiro a ser nomeado finalista do prêmio internacional. Portanto, parabéns a todos os envolvidos, mas principalmente à Jordy Adan que criou o jogo!

A par dos diversos nomeados, o júri dos prêmios (existem outras categorias, obviamente) recomendam aos jogadores os seguintes jogos já publicados no Brasil: Draftosaurus,  Cidades submersas (Meeple BR), Kitchen Rush (Flick Game Studios) e Paladinos do Reino Ocidental (Mosaico Jogos).

Por conta da pandemia, a premiação provavelmente será online, assim como a categoria infantil foi, entretanto os vencedores serão publicados no site da Spiel des Jahres dia 20 de julho. O segredo? Bom… Olhe bem fundo na caixa do jogo, quem sabe você não encontra essa cartinha abaixo? Sorte divina para todos!

cartografoshidden1
Segredos secretamente secretos…