O que é um jogo print-and-play ou PnP?

Alguma coisa já foi postada aqui no blog divino sobre jogos que podem ser impressos, montados e jogados em casa. Jogos nem sempre tão simples, mas a maioria das vezes gratuitos para tal finalidade. Porém… Indo ao básico de tudo… O que são os jogos PnPs ou “print-and-play”? Existe alguma diferença de como são tratados no Brasil?

Em suma, jogos “PnPs”, “print-and-play” ou ainda “print’n’play” são jogos de mesa em geral que podem ser impressos em uma impressora caseira, montados com materiais simples ou emprestados de outros jogos e jogados logo em seguida. Normalmente gratuitos, os jogos para “imprimir-e-jogar” geralmente possuem poucos componentes em geral, a fim de reduzir o tempo de montagem do jogo (impressão, recorte, colagem, etc).

atol_grok1

Se não é jogo caseiro… É o que?
Ao contrário do que alguns jogadores pensam, os jogos PnPs não são somente versões caseiras de jogos de mesa já lançados no mercado nacional ou internacional. Jogos “caseiros” geralmente são jogos próprios criados para entreter pequenos grupos como amigos e famílias, algumas vezes são versões com trocas de temas para uso caseiro (um jogo de fazenda pode receber cartas caseiras de personagens de um desenho animado, por exemplo). Porém há quem considere como “jogos caseiros” – “home mades” em inglês – digitalizações de todos os componentes de um jogo já lançado no mercado, o que torna essas cópias algo ilegal, já que são comercializadas por lojas e editoras brasileiras.

Em termos de troca de tema, chamados comumente de “retema”, é possível verificar este link com diversos exemplos em um tópico do BoardGame Geek.

Um jogo para imprimir e montar em casa é um jogo para “imprimir e montar em casa”, literalmente. Na maioria das vezes a finalidade de se criar um jogo PnP é promover tanto o autor quanto seu trabalho, algo utilizado há muito tempo em campanhas internacionais na plataforma Kickstarter, por exemplo. Além de promover jogos e seus autores, os PnPs também podem servir para montar títulos menores e mais rápidos que podem fazer parte de qualquer coleção. Não é incomum ver jogos PnPs como forma de desafios na comunidade de aspirantes a game designers em todo o mundo.

declaton1
Michał Pietrzak, BGG

Criar material de jogos de mesa personalizados é considerado algo caseiro, mas não necessariamente um PnP. Jogos para imprimir possuem regras testadas, playtest realizados e, muitas vezes, artes e design profissionais em geral. Inclusive existem sites e criadores de jogos que lucram com a venda de seus produtos.

Somado a isso tudo, jogos para imprimir-e-jogar podem ser ótimas produções de oficinas de jogos, educação, gameficação e afins, justamente por seu formato pequeno e de poucos componentes.

Tipos de PnPs e o Brasil
No Brasil, fora do mercado de jogos de tabuleiro modernos, há muito tempo se encontram jogos assim na internet: jogos educativos, voltados para ensinar, aprimorar e interagir com crianças e estudantes. Com a crescente vinda dos jogos de tabuleiro no Brasil (sejam licenciados ou autorais), a quantidade de jogos para imprimir que são também jogos modernos aumentou exponencialmente.

miaumiau
Miau miau bée, Diceberry editora

Os mais famosos sites que lidam com a crianção e divulgação de jogos PnPs no nosso país são o Teia de Jogos e o Dungeonist. Este último, inclusive, também possui material de RPG que pode ser comprado, impresso e jogado em casa, além de títulos gratuitos. Com a busca crescente dada a pandemia de COVID-19, também se torna comum ver empresas especializadas no desenvolvimento de componentes aumentar sua oferta de produtos diferentes, desde dados até meeples, sejam de plástico ou de madeira.

Sugestão do leitor Djalmir: a lista de PnPs divina na Ludopedia!

Também já foi escrito um ótimo texto no blog sobre livros-jogos, sua trajetória no Brasil e demais informações. Uma divina leitura!