Glossário

# | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Z


Que tal um glossário abençoado por São Meeple com os termos comumente usados nas mesas, discussões e até nos próprios jogos de tabuleiro? Dos mais simples e conhecidos aos mais complexos e distantes! Um blog de resenhas e textos sobre o mercado de jogos não poderia deixar de ter um!

Este glossário será preenchido com os termos aos poucos, portanto é um trabalho longo, árduo e sempre em constante mudanças. As revisões e modificações feitas serão realizadas sem aviso prévio e com base no retorno de informações dos leitores do blog, pesquisas em fontes sérias e conhecimento popular do meio de jogos de mesa. Você pode não concordar com tudo que está escrito.

booksbanner

#

4X, estilo de jogo
A sigla 4X representa um estilo de jogo que é formado por quatro verbos em inglês: eXpandeXploreeXploit and eXterminate, o quer dizer “expandir, explorar, extorquir e exterminar”. Os jogos, tanto digitais quanto de tabuleiro, no estilo 4x são predominantemente marcados por exploração de novos locais, uso dos recursos desses locais, expansão de uma facção em jogo e combate com oponentes a fim de manter essa expansão e obtenção de novos recursos. Possui bastante relação com a mecânica “controle de área”.


A

Abstrato, estilo de jogo
Jogos ao estilo “abstrato” são jogos que não possuem preocupação com temas e focam na estratégia, normal com foco nas condições de vitória, normalmente a eliminação do oponente. Exemplos são o xadrez ou dama, além de outros modernos já lançados no Brasil como Kingdomino.

Alpha player, caraterística informal
Caraterística de jogadores que gostam de mandar no jogo dos oponentes, normal “sugerindo” jogadas, ao invés de simplesmente tirar dúvidas de regras. Geralmente é um jogador experiente em determinado jogo e em jogos cooperativos.

Ameritrash, estilo de jogo
O termo ameritrash se destina aos jogos criados originalmente nos Estados Unidos da América (EUA) que tem como principais características o combate intenso, componentes temáticos de alta qualidade e eliminação de jogadores em geral. Também é comum possui alto fator de sorte e uma antiga divisão dos jogos eram entre Ameritrashs e Eurogames. Exemplos de jogos ao estilo ameritrash no Brasil: Zombicide.

Analysis paralysis, processo individual
A Paralisia de análise ou Analysis paralysis é um processo onde pensar demais em uma situação pode fazer com que a tomada de decisão do jogador naquela situação se torne “paralisada”, o que significa que nenhuma solução ou curso de ação é decidido dentro de um período de tempo natural. Em outras palavras, o jogador “para” e demora tempo demais para realizar alguma ação na sua vez, o que atrasa a partida.

Aventura, estilo de jogo
As “aventuras” são histórias jogadas através de encontros pré-determinados em um jogo de mesa, onde os jogadores precisam superar uma série de obstáculos para avançar na história proposta e assim desbloqueando mais conteúdo do próprio jogo. As aventuras podem formar uma campanha, ou seja, um conjunto de aventuras sequenciais. Exemplos de jogos com aventuras já lançados no Brasil: Mice and Mystics.


B

Baixar, jogada
O ato de colocar uma carta ou componente na mesa, seja no tabuleiro ou área de jogo de acesso comum a todos ou individual de cada jogador.

BoardGameGeek ou BGG, portal sobre jogos de tabuleiro
O maior portal sobre jogos de mesa, em geral, é o BoardGameGeek ou simplesmente “BGG”. Fundado em 2000, o BGG começou como um fórum e ainda possui essa parte de debate e troca de informações, mas hoje é muito mais um portal de notícias, lançamentos, história e cultura em torno dos jogos. Possui mais de 130 mil itens registrados dentre jogos de mesa, livros, livros-jogos, acessórios, expansões, itens promocionais, entre outros.


C

Card game, estilo de jogo, classificação de jogo
Jogos que usam como componente principal as cartas. Pode-se traduzir de forma direta como “jogos de cartas”. Alguns desses jogos possuem outras peças, mas o foco está nas cartas. Exemplos: Schotten Totten.


D

D6, componente de jogos
Abreviação para “dado de 6 lados”, o mais comum dos dados utilizados em jogos de mesa. De forma comum também existem os dados D4 com quatro lados, D8 com oito lados, D10 com dez lados (unidades ou apenas dezenas), D12 com doze lados e D20 com vinte lados.

Deck, componente
Literalmente “baralho”, em inglês.

Dexterity game, estilo de jogo
São jogos que usam certas capacidade físicas do jogador, não apenas seu intelecto. Normalmente são petelecos, arremesso de componentes, lançamento de dados, peças que precisam ser empilhadas, etc. Literalmente se traduz como “jogos de destreza”. A capacidade física pode ser tanto a mecânica principal do jogo quanto apenas uma mecânica de apoio. Exemplo: Animal Upon Animal.

Dice game, estilo de jogo
Jogos cujo componente principal são os dados, não importando o número de lados. Boa parte dos dice games possuem outras peças, mas o foco do jogo está nos dados a serem jogados, entretanto os dados exercem praticamente todas as funções do jogo. Exemplo: Age of War.

Downtime, característica do jogo
Termo usado para indicar o tempo que o jogador ficou aguardando chegar sua vez. Apesar de ser uma característica de cada produto do mercado, essa espera varia conforme complexidade de regras, rapidez de assimilação das regras por parte dos jogadores, rapidez de cada jogador à mesa em se adaptar e formular suas estratégias a cada turno, quantidade de ações por turno (muitas opções) ou ainda por conta de jogadores que são propensos à “AP” (veja Analysis Paralysis).

Dungeon crawler, estilo de jogo
Em geral, os dungeon crawlers são jogos nos quais os jogadores representam personagens fantásticos que lutam contra criaturas em diversas cavernas/salas. Literalmente significa “engatinhar em masmorra”. Esse estilo de jogo é normalmente acompanhado de miniaturas e dados, mas não é sempre o caso. Se destacam nos temas e tentam “simular” o aspecto do combate tático originário do RPG de mesa. Exemplos: Mice and Mystics.


E

Engine, aspecto em jogos
Engine pode ser traduzido com “máquina”. Veja mais detalhes em Engine Builder.

Engine Builder, estilo de jogo
Jogos nesse estilo são também conhecidos como jogos de “combos”, isto é, os jogadores tentam elaborar combinações de ações (ou uma “máquina”) para atingir seus objetivos de maneira mais eficiente: um recurso de “madeira” que quando usado na “serraria” se torna uma “tábua”. Exemplos: Oh my goods.

Eurogames, estilo de jogo
Normalmente são jogos conhecidos por serem não possuírem eliminação de jogador direta (isto é, pelas ações do jogador que interferem no jogo dos seus oponentes), sem conflito e com regras fáceis de assimilar, além do foco na vitória por pontuação. Também são jogos possuem um enfoque maior na mecânica, ao invés da temática e beleza do produto, e possuem um fator sorte baixo através da manipulação das rolagens de dados ou saque de cartas. Exemplos: Castles of Burgundy, Terra Mystica.


F

Feedback, resultado do playtest
Após realizar o playtest de um jogo de mesa ainda em desenvolvimento é esperado que os jogadores deem seu retorno sobre o que acharam do jogo, suas opiniões pessoais sobre os detalhes, e isso é o chamado feedback. O feedback pode ser obtido por formulário, conversa informal, questionário fixo ou apenas um papel com espaço para escrever uma opinião concreta sobre a experiência como um todo.

Filler, estilo jogo
Também conhecidos como “jogos leves”, o filler (fillers, no plural) é um jogo rápido de poucas regras que proporciona partidas igualmente rápidas e simples. Se traduz do inglês como “enchimento”.


G

Game designer, profissional do mercado
O(a) criador(a) dos jogos de mesa também são chamados de game ou board game designer. Literalmente “designer/criador do jogo”.

Gameplay, partida
Simplesmente tudo que ocorre entre o início e o final de uma partida. Literalmente “partida”, em inglês.

Gateway games, estilo de jogo
Veja Jogo de entrada.


H

Hype, fenômeno
Em tempos de crescimento dos jogos de tabuleiro no mercado nacional é bastante comum alguns jogos receberem muito mais atenção do que os outros, dada a quantidade de lançamentos mensais das diversas editoras presentes no país. Hype é o fenômeno que acontece quando o jogo é bastante desejado por muitas pessoas antes mesmo de ser lançado. Esse efeito de euforia pode durar um bom tempo tanto por conta do produto em si quanto por conta do trabalho de marketing que a editora faz em cima do produto.


I


J

Jogo de mesa, classificação
Um termo genérico para designar jogos que são disputados em uma mesa ou superfície plana. O tema engloba RPGs, livros-jogos, jogos de tabuleiro, brinquedos, etc.

Jogo de tabuleiro, produto
Um produto de entretenimento que normalmente utiliza um tabuleiro, assim como outras peças complementares como dados, fichas, peões, cartas, etc. Cada um desses produtos utiliza uma proposta de habilidade física ou mental que direciona a tomada de decisões dos jogadores.

Jogo de entrada, estilo de jogo
Jogo de fácil assimilação de regras voltado para novos jogadores em geral, que não necessariamente possui partidas rápidas. Em inglês: gateway game. Todo filler é um jogo de entrada, mas nem todo jogo de entrada é um filler. Um clássico exemplo é Ticket to Ride, onde partidas podem levar em torno de 1 hora para finalizarem.


K

Kingmaker, cenário em jogo
Normalmente quando 3 ou mais jogadores estão jogando acontece de um membro da partida não ter poder ou recursos suficientes para vencer a partida, porém tem capacidade suficiente de decidir qual dos oponentes vai vencer. Já que não podem jogar para vencer, acabam por favorecer algum dos oponentes, direcionando a vitória em jogo através de suas decisões.


L

Legacy game, estilo de jogo
Tipo de jogo de tabuleiro que é projetado para mudar permanentemente através de suas mecânicas com modificação ou destruição de componentes, escrita de palavras nos componentes e mudanças permanentes nas regras.

Livro-jogo, jogo de mesa
Um livro cuja leitura leva o leitor ou jogador a páginas diversas não sequenciais para resolver enigmas ou quebra-cabeças, responder perguntas, investigar locais, etc. A leitura funciona como o jogo em si e existem diversos finais. Veja mais nesta postagem do blog.

Ludopedia, portal
Fundado em 2013, a Ludopedia é o maior portal brasileiro sobre jogos de mesa em geral, assim como também possui um grande fórum e mercado interno, com estrutura de market place, para que usuários possa vender e comprar novos produtos para suas coleções.


M

Mão, característica de jogo
Conjunto de cartas ou componentes que compõem as opções de jogadas de um jogador, ainda não jogados.

Mecânicas, conjunto de regras
Regras aplicadas de forma já pré-classificadas em um jogo de tabuleiro, o que guia a forma como seus componentes podem ser utilizados de acordo com a visão dos criadores do jogo de tabuleiro.

Meeple, componente de jogo
Componente muito comum em jogos de tabuleiro. Este é a representação do “povo” ou personagens do jogador, cujo papel costuma ser marcar a localização/presença daquele jogador em um tabuleiro de jogo. É uma aglutinação de “my + people”, ou seja, “meu + povo” em inglês.


O

Ortogonal, aplicação de regras
Nas regras de jogos de mesa significa se mover em qualquer direção, menos diagonalmente.


P

Party Game, estilo de jogo
Conhecido por muitos como “jogos festivos”, estes são jogos leves que comportam muitas pessoas. Apesar do nome, é raro levar jogos em festas. O foco destes jogos é a interação e diversão em grandes grupos. Exemplo: Nosferatu.

Pip, elemento de dados
As “bolinhas” em cada lado de um dado não numérico.

Playtest, partida de jogos
Testes realizados em jogos ainda não publicados por um autor ou editora para verificar problemas nas mecânicas, balanceamento e outros fatores. O nome “playtest” é utilizado porque o “teste” é realizado jogando o protótipo (play).


Q


R

Reserva, área de jogo
Área de um jogo de mesa onde componentes iguais são colocados para serem utilizados no futuro, como marcadores de moedas, por exemplo.

Rodada, organização de partida
Conjunto de um turno de todos os jogadores presentes à mesa de jogo. Quando a “vez” volta para o primeiro jogador, a rodada está completa.

Rolagem ou rerolagem, mecânica menor
Ato de rolar uma vez os dados ou rolar mais uma vez os dados de um jogo (rerolagem). Comum em jogos que lidam muito com a sorte.


S

Sandbox, estilo de jogo
Jogos Sandbox são aqueles que criam um pequeno “universo” para que o jogador faça como desejar, seguindo as regras do jogo, sempre com o intuito de atingir um objetivo maior ou correr contra os oponentes pela vitória por pontos.

Sell-sheet, equipamento do desenvolvedor
Podendo ser traduzido como “ficha de venda”, a sell-sheet é uma folha explicando aspectos importantes do seu jogo de modo bastante direto e resumido. É bastante útil na hora de um pitch. Mais informações aqui.

Set Collection, mecânica de jogo
Também chamada de Coleção de Componentes. É uma mecânica bastante popular, sendo utilizada em vários jogos, em especial para contabilizar pontos ao final da partida. Basicamente, o Set Collection é o jogador reunir elementos de mesmo tipo, ou tipos diferentes, no decorrer de partida. Exemplos: 7 Wonders Duel, Splendor, Jaipur, Sushi Go.

Setup

Shelfie

Sleeves

Solo ou Jogo solo, estilo de jogo


T

Tabuleiro modular

Tile, componente de jogo
Não há uma boa tradução para esse componente, já vi falarem ladrilho, cartela e até mesmo peça. São componentes feitos de um material similar aos utilizados no próprio tabuleiro, que podem ser mais grossos ou menos grossos, dependendo da funcionalidade e custos envolvidos na produção. Podem possuir os mais diversos formatos, sendo os mais comuns um quadrado ou um hexágono.

Tiles do jogo Carcassonne.

Trilha, componente de jogo

Token, componente de jogo
Assim como Tile, não há uma boa tradução para esse componente, já vi falarem marcador, e até mesmo peça. Token é uma categoria acima do Tile, isto é, todo Tile é um Token, mas nem todo Token é um Tile. Tokens podem ter inúmeros tamanhos e formas, enquanto que Tiles costumam assumir formatos que se completem, geralmente para formar um tabuleiro modular.

Turno, ação do jogador
Oportunidade individual de que um jogador realize uma ação em jogo, seja baixar uma carta, mover uma peça, jogar dados, etc. Também pode ser realizado em duplas ou grupos, a depender de cada jogo de tabuleiro.


W

Wargame, estilo de jogo

Wishlist
Expressão em inglês que significa “lista de desejos”. Comumente utilizada em trocas de jogos de tabuleiro.


X

Nenhuma entrada

Voltar ao topo