Quem é Hilko Drude, o alemão que adora os nossos jogos

Desenvolvedor de jogos desde 2007, cidadão alemão, blogueiro e fã de jogos brasileiros, assim como latinos em geral. Parceiro do blog divino (este aqui!), professor de sua língua nativa com mais de 15 anos de experiência e também tradutor e revisor de jogos.

Já sabe quem é?

Hilko Drude, autor do blog Du bist dran!, é um declarado fã de jogos de tabuleiro aqui no Brasil, assim como latinos em geral, e que dedica muitas postagens do seu blog para tratar desses jogos e expandir o conhecimento dos mesmos pela Alemanha, o país com a maior cultura sobre jogos de mesa em geral.

hilko2
Criador e sua principal criatura. Imagem: Arquivo pessoal

O fascínio pelos jogos latino-americanos começou por volta de 2016, onde esbarrou com a informação de que existia uma editora de São Paulo com um registro atualizado dos jogos licenciados e autorais publicados no Brasil no portal BoardGame Geek (BGG). Através de amizades com pessoas que poderiam ensinar a ele sobre os jogos e como jogar os mesmos, Hilko também fez contato com game designers e profissionais do mercado desse país expandido assim seus conhecimentos sobre esses títulos pouco conhecidos e também sua rede de contatos.

“Aqui na Alemanha nós não reparamos em jogos latinos em geral. Isso não se aplica aos jogadores apenas, que contam com os lançamentos feitos no país, mas também às editoras. Os jogos japoneses estão em alta agora, mas Brasil? Colombia? Indonesia? Ainda não”, disse o mesmo em conversa via rede social ao blog.

Fontes e jogos
Em relação às fontes de conhecimentos sobre esses jogos pouco conhecidos, Hilko aproveita a maior feira do mundo de jogos de tabuleiro, a feira Spiel que acontece anualmente na cidade alemã de Essen, como também eventos mistos como a Spielwarenmesse que acontece em Nürnberg, Alemanha. Sites como NiceGameShop também auxiliam nessa tarefa, assim como amizades brasileiras e internacionais que, quando viajam para a Alemanha, levam consigo exemplares de jogos.

A parte de conhecer jogos internacionais e também trabalhar com a língua como professor, o blogueiro alemão também possui uma sólida carreira como criador de jogos e também como tradutor de diversos títulos, geralmente do inglês para o alemão. Em seu perfil como board game designer no portal BoardGame Geek, Hilko possui fotos com fãs, links de entrevistas e seus jogos lançados. O mais famoso deles, Mission Impractical, será resenhado pelo blog em breve!

tricky_hilko1

Vale também lembrar que ele também acompanha as novidades de forma geral nos países de origem dos jogos que gosta e o Brasil está neles, claro! Em 2017 foi postado em seu blog, Du bist dran!, um artigo bastante completo e pessoal sobre uma visão, de fora, do evento Lady Lúdica, o que deixou o público mais uma vez feliz com o reconhecimento internacional do nosso mercado em crescimento.

Ainda se tratando do Brasil especificamente, vale destacar as postagens sobre os jogos 6pandora e Macacos me mordam, Seven Bridges de Ron Halliday, La Muerte de Sanderson Virgolino e Andreza Farias e novidades de jogos brasileiros levados por editoras brasileiras para a feira Spiel do ano passado. Todos os textos estão em alemão, mas basta usar o Google Tradutor para inglês ou português para ter uma boa ideia sobre as postagens.