Resenha – Uga-Uga Bufapum

“Aqui estaremos na pré-história, vivenciando um povo que acreditava que quem possuísse o maior poder de soltar bufas e puns seria, não só o mais inteligente, como também o(a) mais forte de todos, podendo tornar-se o soberano Uga-Uga Bufapum comandante de toda Bufa Bufa que era comandada pelo simpático FEDOBA.” – Página oficial do jogo portal Ludopedia

ugaugacaixa1

Uga-Uga Bufapum é uma criação brasileira de Mário Sérgio, também um dos diretores da editora nordestina K&M Jogos. Um lançamento de 2018 que conta com as artes de Victor Cavalcanti.

Agradecimentos à editora pelo jogo e confiança!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Seleção de cartas

Um dos primeiros títulos lançados da nova editora K&M, Uga-Uga Bufapum coloca os jogadores no papel de seres humanos tribais  da pré-história que queriam ascender ao poder da tribo através da demonstração de… puns. Gases. Flatulências. Peidos. Para isso, precisam jogar cartas certas para atacar e se defender a fim de derrubar seus oponentes e até mesmo fazer com que eles desmaiem!

uga_componentes1
Componentes

O jogo é dividido basicamente em dois tipos de cartas: as de ataque que prejudicam direta ou indiretamente os oponentes e as de defesa que se defendem contra esses ataques e até mesmo possuem efeitos secundários. No começo da rodada um evento também será aberto e seu efeito se aplica de acordo com as regras da carta.

uga_cartas1
Exemplo de mão e destaque dos ícones

Depois do evento, cada jogador(a) pode fazer as ações de buscar duas cartas no baralho de compras, ou usar duas cartas de ação que possuem em mãos ou ainda usar uma uma carta e buscar uma outra ( também vice-versa). Porém, na sua vez, cada um pode colaborar livremente com o “rango” da tribo, onde ao descartar duas cartas com o ícone de alimento, anda-se na trilha correspondente para ganhar bônus diversos.

uga_cartaspontos1
Cartas de pontos da trilha

Por fim, o tabuleiro central do jogo conta com a “trilha catinguenta” que é onde o jogo tem seu tempo contado. Começando no valor maior e indo para o menor, quem tiver seu personagem (sim, poderes variados!) no último valor depois de tantas cartas de “tome isso”, aciona a rodada final. Também é possível a partida terminar quando as cartas de eventos acabam.

uga_eventos1
Exemplo de eventos

Considerações finais
A primeira coisa a se notar em Uga-Uga Bufapum é o tema: diferente, inovador e até mesmo ousado. Há certamente quem não goste do tema em si, mas este ao menos foge dos diversos temas semelhantes de tantos outros jogos no nosso mercado, inclusive brasileiros.

Em se tratando de mecânicas, a principal delas que é a de “tome isso” reforça a ideia que a caixa e a arte do jogo passam: derrotar os adversários, através dos gases, para poder se sobressair. Durante a partida, existe a clara sensação de um modo de jogo “last man standing”, ou seja, ser o último sobrevivente e meio a tantas cartas de ataques dos outros adversários, sem contar os eventos. Simples, porém brilhante.

Para a criançada que já sabe ler, o jogo brilha quando os pequenos entendem o sentido das cartas e a ligação temática antes de jogar as mesmas. As risadas e piadinhas também ocorrem com os mais velhos, inclusive idosos. Quem ainda estiver relativamente sóbrio em um mesa com bebidas e petiscos se diverte mais ainda!

A arte brasileira e cartunesca termina de reforçar o tema do jogo que, ligado ao humor e ao tabuleiro central, demonstram que temas inéditos podem ser bem trabalhados. Esse sucesso foi respondido ao mercado brasileiro principalmente depois que a editora, K&M Jogos, publicou oficialmente em sua página no Facebook sobre as vendas quase totais da primeira edição do jogo.

Ao contrário de outros jogos como Munchkin por exemplo, a partida possui tempo limitado e por não se tornar uma experiência maçante. Por fim, o jogo lida com a sorte na compra das cartas, o que pode desagradar alguns. Porém, essa sorte faz parte da estratégia para a vitória, pois esta deve estar aliada com o que se pode fazer com as cartas da mão!

Pontos positivos
– Tema inédito e bem trabalhado
– Divertido, fácil e rápido de ensinar e aprender
– Serve como jogo familiar e festivo
– Partidas com tempo certo e experiência fluída

Pontos negativos
– Existe um pouco de sorte