Resenha – Química maluca

“Em Wrong Chemistry você muda moléculas, a fim de ajudar estes cientistas. Este é um divertido e difícil jogo, fácil de aprender, com referências engraçadas para os elementos reais da tabela periódica.” – Página oficial do jogo na Meeple BR jogos

quimicacaixa1

Química maluca (ou Wrong chemistry no original) é um jogo de 2012 criado por Tony Cimino e com as artes de artistas diversos, dentre eles o português Tiago da Silva. Aqui no Brasil o jogo foi lançado em 2016 pela Meeple BR Jogos e todos os agradecimentos divinos vão para a editora paulista!

Mecânicas
– Gestão de mão
– Sistema de pontos de ação
– Tabuleiro modular

Em Química maluca todos(as) os(as) jogadores são cientistas que estão trabalhando com novas moléculas e experimentos. Para isso precisam criar novos elementos para que possam cumprir as pesquisas e realizar pontos!

quimicamaluca_geral1
Visão geral dos componentes

As cartas do jogo são como “missões” onde através das peças do tabuleiro modular do jogo, os jogadores precisam cumprir aquela formação na carta. Através da movimentação das peças, as cartas são cumpridas e valem pontos de acordo com a dificuldade de cada uma: as cartas verdes valem 1 ponto, as vermelhas valem 2 pontos e as roxas valem 3 pontos.

quimicamaluca_cartas1
Cartas

Para cumprir os objetivos das cartas, cada jogador(a) possui 4 pontos de ação que podem ser gastos para realizar qualquer uma das ações abaixo, em qualquer ordem e quantidade de vezes:

  • Remover ou colocar um disco de qualquer cor
  • Mover um disco de um hexágono para outro vazio
  • Mover um hexágono vazio para outra posição do tabuleiro, sem mexer no hexágono central
  • Descartar uma carta da mão
Exemplo de carta resolvida

Ainda é possível usar uma carta especial para retornar a formação original da molécula (tabuleiro) do jogo ou ainda descartar cartas para receber ações extras. O resultado do tabuleiro mexido fica para a vez do próximo jogador, então depois de todas essas ações, existe o desafio de cumprir as cartas com o resultado das ações do oponente anterior!

A cada final do turno, a mão de cada um deve estar completa. Quando não for mais possível comprar cartas para completar a mão de um jogador, o jogo se encerra.

quimicamaluca_destaque1
Destaque da versão da Meeple BR

Considerações finais
Química maluca é um ótimo exemplo de jogo familiar que diverte com poucos componentes e poucas mecânicas. Apesar do número de ações considerável, aqui existe um jogo fluído que rapidamente é aprendido por todos à mesa.

A mecânica de movimentação das peças traz o sentimento de um grande quebra-cabeça onde o jogador anterior mexe com todo o tabuleiro e deixa um resultado algumas vezes bizarro para o próximo. Também pode acontecer de adiantar o lado do oponente! Essa pequena sorte faz parte da diversão, ainda que alguns não gostem.

Por fim, o título é maior que um jogo filler e oferece um desafio muito interessante para uma mesa de jogos familiares. Pode gerar um pouco de demora para resolver e adaptar da melhor forma o “quebra-cabeça” que está na mesa, mas o desafio é exatamente este!

Pontos positivos
– Jogo familiar de regras fáceis
– Desafia sem ser monótono
– Tabuleiro modular que muda a cada turno

Pontos negativos
– Pouca sorte envolvida