Resenha – Queendomino

“Em Queendomino, construa o reino de maior prestígio, conquistando campos de trigo, florestas, lagos, pastagens, montanhas e vilas!” – Página oficial do jogo

queendominocaixa1

Queendomino é o segundo título de uma pequena serie de jogos de Bruno Cathal (Cyclades, Kanagawa) e que conta com as ilustrações de Cyril Bouquet (Kingdomino). Um lançamento de 2017 que chegou ao país pelo trabalho da PaperGames. Agradecimentos divinos à editora!

Mecânicas
– Cerco de área
– Colocação de peças
– Ordem de fases variável
– Seleção de cartas

Em Queendomino todos(as) os(as) jogadores(as) presentes tem o mesmo objetivo: fazer mais pontos que seus adversários através das diversas formas de pontuação do jogo. Assim como seu antecessor, Kingdomino, este título também se baseia em peças de dominó.

queendomino_componentes1
Componentes

Para começar, uma vez que as peças e recursos iniciais são distribuídos, a partida começa ao selecionar as peças retangulares de dominó que formam a base do jogo. Porém ao invés de números, em Queendomino cada peça possui dois territórios diferentes que precisam ser encaixados ortogonalmente para poder formar uma área de pontuação: planície, água, floresta, dentre outros. Algumas peças também possuem o símbolo de coroa que serve como o multiplicador dos pontos daquela determinada região.

queendomino_detalhe1
Detalhe da coroa na peça de cor verde

Uma vez que as peças foram selecionadas, no seu turno a começar do(a) primeiro(a) jogador(a), cada um faz, em ordem, as ações abaixo:

  • Colocar a peça de dominó escolhida (obrigatório)
  • Alocar 1 ou 2 cavaleiros para futuramente recolher impostos
  • Construir algum estabelecimento
  • Subornar o dragão para queimar uma peça de estabelecimento
  • Escolher uma nova peça de dominó (obrigatório)

Somente a primeira e a última ações, que se referem às peças de dominó, são obrigatórias; entretanto as que não são obrigatórias devem ser feitas na ordem descrita no manual. Os cavaleiros fazem parte do novo recurso que são as moedas do jogo. As moedas, por sua vez, servem como forma de compra das novas peças de estabelecimento que trazem novas formas de pontuação.

queendomino_estabelecimentos1
Tabuleiro de estabelecimentos e dragão. Foto: TheBoardGameFamily, BGG

Para quem não pode comprar esta ou aquela peça existe agora o dragão que, por uma moedinha, destrói um estabelecimento que esteja na fila de compras. Não se pode esquecer da peça da rainha que é atraída por quem tiver mais torres.

Quando todos realizarem suas ações, a rodada volta a se iniciar com a aquisição das novas peças de dominó previamente escolhidas. A partida ocorre até que um quadrado seja feito e a quantidade de peças varia de acordo com o número de jogadores (em 2 jogadores, por exemplo, os quadrados são 7×7). Quem fizer mais pontos, ganha!

queendomino_final1
Exemplo de final de partida

Considerações finais
A rainha chega ao mercado de jogos no nosso país trazendo diversas novidades: novo território, cavaleiros, moedas e novas formas de pontuar. Porém não se engane: Queendomino é um jogo standalone, ou seja, que é jogado por si só.

De forma geral a diferença de Kingdomino para Queendomino é que este último título com certeza é mais voltado ao público mais “gamer”, que prefere estratégias mais pensadas e densas. Os caminhos para a vitória no jogo da rainha (queen) são mais diversificados e requerem uma maior atenção.

Queendomino pode ser expandido se utilizando as peças de Kingdomino e possui regras descritas ao final do manual, agora com um foco diferente: enquanto no jogo do rei (king), a pontuação é focada em ter mais coroas em um território grande, no jogo da rainha os territórios ganham maior importância quando menores e separados, além de existirem mais formas de se pontuar. Claramente, Kingodomino é um jogo de entrada para novos jogadores.

Por fim, para quem já estava acostumado com Kingdomino, Queendomino pode vir a oferecer opções estratégicas que não são interessantes, justamente porque Kingdomino demonstra sua elegância na mecânica absurdamente simples de pegar uma peça, colocar no seu espaço de jogo e escolher outra para pegar na próxima rodada. Queendomino foge dessa simplicidade e, por mais que isso seja a grande diversão do jogo, isso pode desagradar alguns.

Vale destacar, além das peças e arte de alta qualidade, a possibilidade de se jogar com mais peças em 3 ou 4 jogadores, jogar com 5, 6, 7 e até mesmo 8 jogadores, inclusive em times. Tudo isso se utilizando das instruções da variante Casamento real, a ser abordada em uma outra postagem.

Pontos positivos
– Mais opções de pontuação e estratégia
– Fácil de aprender e ensinar
– Possibilidade de se jogar sozinho em conjunto com Kingdomino
– Jogo em times

Pontos negativos
– A complexidade existente pode desagradar, em vista do título anterior