Resenha – Fing-o-saur

“Em Fing-o-saur, cada jogador deverá decifrar códigos e usar seus dedos como meteoros para ser o primeiro a destruir o local correto!” – Página do jogo no portal Ludopedia

fingocaixa1

Fing-o-saur é um micro jogo, também chamado de “nano jogo”, criado e desenhado por Iaggo Piffero, também diretor da editora que o lançou, a Diceberry. Um lançamento de 2018 no Diversão Offline RJ!

Agradecimentos à editora Diceberry, assim como sua parceira Potato Cat, pelo jogo!

Mecânicas
– Ação simultânea
– Reconhecimento de padrão

Em Fing-o-saur, um micro jogo de apenas um cartão de visitas, todos usam seus dados como meteoros para adivinhar a resposta certa dos códigos dos oponentes. Cada acerto vale um ponto.

fingo1
O jogo em si: um cartão de visita

Alguém escolhe uma palavra e um número para formar um código. Por exemplo, “jabuticaba 3”. O número indica quantas vezes a letra escolhida está na palavra; nesse caso a letra escolhida é “A” e ela se repete 3 vezes na palavra “jabuticaba”.

fingo2
Verso do jogo

Uma vez que alguém saiba qual é a letra, deve-se colocar o dedo no mapa do jogo. Feito isso, um ponto de vitória é ganho. Quem fizer cinco pontos primeiro, ganha a partida.

fingo3
Manual, a ser impresso do site da Diceberry

Considerações finais
A Diceberry chegou com diversas novidades no mercado, mas dentre todas, certamente o conceito de “nano jogo” é a mais inusitada. Um jogo composto apenas de um cartão de visitas? Definitivamente, algo novo e, acredito, raramente publicado por terras brasileiras.

O jogo em si possui regras super simples como cabem a um jogo micro e que serve para antecipar uma partida de algo mais pesado ou ainda levar para descontrair com os amigos em um dia de bebidas, lanches e descontração.

Jogar com crianças é também uma ótima opção, pois desenvolve seu conhecimento da língua, além da criatividade com palavras mais difíceis.

Por fim, o blog Meeple Divino recebeu este como um brinde no evento Diversão Offline no RJ e, como brinde, Fing-o-saur é perfeito!

Pontos positivos
– Simples, fácil e portátil
– Conceito de jogo pouco trabalhado por aqui
– Excelente brinde de eventos

Pontos negativos
– Nada a comentar