Resenha – Encantados

“Encantados é um filler em que o jogador assume o papel de um jardineiro e precisa popular seu jardim com criaturas mágicas: Fadas, Duendes, Gnomos, Mandragoras, Goblins e Kobolds!” – Página do jogo no portal Ludopedia

encantadoscaixa1

Encantados é um jogo de cartas de  Sheamus Parkes e Fel Barros (Sapotagem) com as artes de Daniel Lustosa (Creepers), lançado em 2016 pela editora carioca ACE Studios. Esta resenha foi feita com base na primeira edição do jogo.

Mecânicas
– Gestão de mão
– Toma essa

Em Encantados cada jogador(a) é um(a) jardineiro(a) que precisa popular seu lindo jardim com criaturas mágicas diversas. Cada criatura possui uma habilidade e o objetivo principal é criar pontos e vencer a partida.

encantados_geral1
Componentes

No seu turno cada jogador(a) compra duas cartas fechadas do baralho de compras a fim de ficar com uma e descartar a outra, ou compra a carta aberta do topo de um dos descartes. Existem dois descartes no jogo: um de compra das cartas e outro do final do turno do jogador.

Após a compra das cartas, cada um, na sua vez, começa a baixar as criaturas mágicas em seu jardim. Então a “magia” do jogo começa, pois cada criatura possui uma habilidade diferente e essas habilidades permitem diferentes caminhos para a vitória. Se alguém for o primeiro a baixar um determinado tipo de criatura, deve baixar uma certa quantidade de cartas. Se já existirem outras criaturas do mesmo tipo em outros jardins, então qualquer quantidade de cartas pode ser baixada.

encantados_criaturas1
Criaturas

No baralho do jogo ainda existem as cartas de “canções” que permitem habilidades mais objetivas, como comprar cartas, e que inclusive em um jogo de duplas permite manobras rumo a vitória.

encantados_cancoes1
Cartas de canções

Quando um jogador ou dupla chega a 100 pontos, a partida acaba. Em caso de empate, mais uma rodada de com os empatados para desempatar!

encantados_pontos1
Exemplo de pontuação

Considerações finais
Encantados é o segundo jogo pequeno da coleção “small box” da ACE Studios, que apresenta jogos com poucos componentes em caixas pequenas, mas com ótimos conteúdos em geral.

Este título possui características do jogos que se jogam com um baralho comum, assim como uma forte mecânica de coleção de componentes onde é necessário baixar as cartas certas para que a pontuação seja maximizada ao final da partida.

A arte de Daniel Lustosa certamente é uma característica que atrai novos jogadores para Encantados, assim como sua mecânica e regras simples. Entretanto, também isso afasta jogadores em geral, pois nem todos gostam dos jogos “carteados” em geral.

O jogo possui algumas poucas variantes para rodadas diferentes, mas o grande diferencial é jogar em duplas, pois existe mais uma camada estratégica que é a possibilidade de trocar cartas com sua dupla. Apesar do jogo funcionar bem para qualquer número de jogadores, definitivamente jogar em duplas é muito melhor.

Pontos positivos
– Jogo simples e fácil de ensinar
– Atrai novatos e curiosos por sua linda arte
– Estratégico com boas decisões envolvidas

Pontos negativos
– Fica melhor quando jogado em duplas