Resenha – Sobrevivência na Amazônia

“Um jogo de tabuleiro com aventura, magia e ecologia na Amazônia!” – Página do financiamento coletivo

amazoniacaixa1

Sobrevivência na Amazônia é um jogo brasileiro de Roberto Tostes com ilustrações de Orly Wanders e Manoela Boianovksy. Este é o primeiro trabalho ainda a ser lançado de todos os profissionais envolvidos. Vale lembrar que além deste ser um jogo de 2018, também foi o vencedor de um concurso do Diversão Offline do ano passado e assim obteve apoio para sua campanha atual no Catarse.

Agradecimentos ao autor Roberto Tostes pelo protótipo do jogo. Ainda dá tempo de financiar, clique aqui para ver a campanha!

Mecânicas
– Ação / Movimento programado
– Colecionar componentes
– Movimento de área
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas

Sobrevivência na Amazônia, ou apenas “Sobrevivência” é um jogo onde cada jogador está explorando a Amazônia, porém precisa agora se dirigir ao ponto de resgate o quanto antes. Para isso cartas são abertas de acordo com os terrenos à frente do jogador.

amazonia_geral1
Componentes do protótipo

Na sua vez, o jogador pode girar seu personagem, pegar algum recurso ou abrir cartas e decidir por onde vai avançar. Os recursos são geralmente utilizados para se resolver cartas de forma imediata e as cartas são normalmente resolvidas com rolar de dados onde acontece algo benéfico para o sucesso e um dano ao personagem para o fracasso.

amazonia_tabuleiro1
Tabuleiro central

A rodada continua dessa forma e em certos momentos existe o momento do acampamento onde novas cartas são abertas e que podem auxiliar ou não os jogadores.

amazonia_jogador1
Tabuleiro do jogador azul

A partida termina quando um dos jogadores chega no ponto de resgate, que é no meio do tabuleiro, ou então as rodadas avançam até chegarem na 16ª. Nesse momento os pontos são contados através de cartas especiais, recursos e outros.

amazonia_cartas1

Considerações finais
A primeira coisa a se considerar em Sobrevivência na Amazônia é a extensa pesquisa feita para realizar o jogo, além do seu público-alvo aparente. O jogo claramente mostra conhecimentos bem elaborados do folclore brasileiro e de um dos biomas mais ricos do nosso planeta.

Mecanicamente o jogo é bastante simples para ser jogado principalmente por jogadores novatos e estudantes, apesar de ser um pouco repetitivo. Momentos como os de acampamento poderiam ter uma mecânica a parte para dar um fôlego maior às rodadas.

As cartas e elementos do jogos são bem elaborados e diversificados, logo as partidas costumam demorar mais ou menos o tempo e as pontuações não se distanciam tanto.

Pontos positivos
– Ótimo conhecimento e aplicação do tema
– Usa o folclore brasileiro
– Ótimo para novatos e estudantes em geral

Pontos negativos
– Mecânica um pouco repetitiva