Resenha – Not Alone

“Enquanto espera pela nave de resgate, você começa a explorar o planeta, mas uma entidade alienígena sente o seu cheiro e começa a caçá-lo. Você não está sozinho! Você sobreviverá aos perigos de Artemia?” – Página do jogo no portal Ludopedia

notalonecaixa

Not Alone é um jogo Ghislain Masson (Badass Force) com as artes de Sébastien Caiveau (Menara) lançado este ano de 2018 aqui no Brasil pela Mandala Jogos. Agradecimentos divinos à editora!

Mecânicas
– Ação / Movimento programado
– Construção de baralho/Peças
– Gestão de mão

Not Alone é um jogo semi-cooperativo onde um os jogadores constituem dois times distintos: os exploradores, que são maioria, e uma criatura, que joga sozinha. Assim sendo, cada um quer derrotar o time oponente para ganhar a partida através da trilha de sobrevivência que precisa ser explorada até o fim.

notalone_geral1
Componentes

Na preparação do jogo, 10 cartas são abertas e essas cartas são os locais onde os jogadores podem ir no planeta Artemis, local fictício onde todos estão e também terral natal da Criatura. Os exploradores começam com um baralho pequeno e igual que representa os 5 primeiros locais que podem visitar; já a Criatura começa com cartas de perseguição com efeitos diversos, além de marcadores para ir nos locais onde os jogadores estão.

notalone_cartascriatura1
Cartas e marcadores da criatura

Durante os turnos, todos os exploradores escolhem uma carta, a Criatura coloca seus marcadores de caça nos locais da sua escolha e então todos revelam suas cartas. Enquanto Exploradores e Criaturas visitam os locais do planeta, as cartas jogadas ficam à mesa e só voltam quando um(a) jogador(a) gasta seus pontos de vida para retomar as mesmas.

notalone_setup1
Jogo pronto para iniciar

Toda vez que a Criatura encontrar com os Exploradores, um efeito diferente acontece dependendo das cartas jogadas e também dos marcadores utilizados. Além disso, cada local possui um efeito próprio. Cartas especiais existem no jogo para auxiliar tanto os exploradores quanto a criatura.

notalone_cartasexp1
Cartas especiais dos exploradores

Considerações finais
Not Alone é um ótimo exemplo de que é possível criar um jogo inteligente, criativo e interativo apenas com poucos componentes. Praticamente um jogo de cartas, porém com regras sólidas e partidas bastante diferentes entre si proporcionando sempre um desafio com certa novidade.

Como em todo jogo semi-cooperativo, existe um lado que possui mais força do que os outros. Aqui, na opinião deste resenhador divino, é a Criatura: além de ter uma boa ideia de onde os Exploradores irão, os marcadores podem praticamente criar barreiras dentro do jogo, sempre marcando pequenas áreas triangulares no mapa do jogo. Para quebrar isso é necessário explorar outras cartas e possibilidades que permitam manobrar a estratégia de vitória, além de comunicação com o time.

Além do tabuleiro formado pelas cartas com suas diversas habilidades e possibilidade, ambos os lados do jogo (criatura e explorador) possuem cartas especiais para personalizar mais ainda cada partida. Mesmo com uso único fazem toda a diferença se utilizadas no momento correto.

Por fim, quem tem facilidade de deduzir jogadas dos oponentes tem maior facilidade de jogar Not Alone. O jogo brilha com quatro ou mais jogadores, porém é jogável com 3 ou ainda 2. Com a mesa certa, risadas e diversão são garantidas!

Pontos positivos
– Jogo inteligente com poucos componentes
– Muito interativo
– Ótimo jogo rápido semi cooperativo

Pontos negativos
– Fica mais divertido com a mesa certa