Resenha – Azzelij

“Em Azzelij, os jogadores se revezam na construção de um belo painel de azulejos, defendendo suas cores para ganhar pontos. Venha você também contemplar a beleza dos azulejos!” – Caixa do jogo, verso

azzelijcaixa1

O jogo Azzelij é o primeiro lançamento do baiano Rodrigo Sampaio e também com a arte do mesmo. O jogo, lançamento de 2017, veio com a marca da editora experimental do jogo, a Zuzu board games, que é a responsável pela comercialização do produto também.

Agradecimentos pelo acesso ao jogo que possibilitou a resenha!

Mecânicas
– Colocação de peças
– Reconhecimento de padrão

Em Azzelij cada jogador(a) tem como objetivo pontuar através da cor escolhida de suas peças, dentro de uma mecânica de colocação de peças como em Carcassonne por exemplo. Apesar das peças totalmente diferentes, a mecânica simples convém perfeitamente com o design das mesmas.

azzelij_geral1
Componentes. Detalhe para o manual que também é uma placa

No seu turno, cada um coloca na mesa uma das peças que estão na sua sua mão, de forma a tentar combinar tanto a cor dos cantos das peças para formar um círculo, quanto a cor do ponto central presente na mesma. Parece complicado, mas é bastante simples na prática.

azzelij_pecas1
As peças de Azzelij

Cada peça possui duas formas de pontuar: A primeira forma são 4 partes de um círculo que estão nos cantos de cada uma das peças do jogo. Já a segunda é o pequeno círculo central no meio da peça.

Quando um círculo total é fechado o(a) jogador(a) pontua pelas maioria absoluta de cores ou ainda pela totalidade da cor. Além disso, os pequenos círculos que circundam o maior também dão pontos.

azzelij_pontos1
Detalhes dos elementos a serem pontuados

O jogo segue até que todas as peças acabem e com isso um grande quadrado de 7×7 peças é formado, o que resulta em uma única peça (muito bonita, por sinal), o que resultado no final da partida.

Ainda existe uma variante avançada na Ludopedia que funciona como uma pequena expansão para o jogo. Essa variante serve para modificar a experiência da partida enquanto a torna mais estratégica e seletiva de forma geral.

azzelij_partida1
Exemplo de partida

Considerações finais
De forma geral, Azzelij é um abstrato leve e muito bacana de jogar. Possui características típicas de jogos familiares, como poucos níveis de estratégia e um “clima” mais descontraído, porém também é um jogo que envolve boas decisões de quais peças colocar, onde e em qual momento.

A preparação e explicação do jogo são fáceis e rápidas, o que garante que qualquer um possa jogar e ensinar o jogo posteriormente. Por ter poucas regras e ser simples, a interação entre os jogadores é bem desenvolvida com a mecânica de colocação de peças que permite, além de interagir, atrapalhar as jogadas dos outros.

Um dos pontos interessantes de Azzelij é que é um jogo bem rápido, com partidas que duram em média 20 minutos de duração. Então, apesar de várias de peças e jogadores, o jogo não se tornam cansativo. Quem já jogou o título Gardens logo compara os dois jogos, portanto é de se esperar que jogos simples e abstratos não vão agradar a todos os tipos de jogadores.

A variante avançada, que acrescenta cartas no jogo de forma a torná-lo bem mais estratégico, é uma ótima opção para quem acha Azzelij leve demais. Porém, um alerta: a variante foi muito bem construída e foi comum em minhas partidas com o jogo não conseguir jogar mais sem as mesmas!

Pontos positivos
– Jogo fácil de ensinar de aprender
– Fácil de jogar, difícil de dominar as estratégias para vencer
– Criação brasileira com qualidade de conteúdo e produção
– Ótima variante avançada

Pontos negativos
– Jogo leve e abstrato, o que pode não agradar a todos