Resenha – Bolachas!

“Você é um monstro bonzinho com um grande apetite para sobremesas!” – Página do jogo no portal Ludopedia

bolachascaixa1

Bolachas! é um jogo do espanhol Roberto Fraga (Dr. Eureka) (vive na França desde pequeno) e originalmente lançado em 2015 com a arte de Ian Fortin. O jogo infantil, que não depende de idioma, foi lançado este ano pela Devir aqui no Brasil e é com base na versão da editora brasileira que esta resenha foi feita! Clique aqui para visitar o site da editora!

Mecânica
– Reconhecimento de padrão

Em Bolachas! cada jogador(a) precisa identificar primeiro a sobremesa correta para ganhar pontos, pois são monstrinhos que adoram doces.

bolachas_geral1
Componentes

Somente um monstrinho pode comer a sobremesa e precisa ser a correta! Para isso, um dado é rolado para definir a primeira sobremesa, todos devem seguir as linhas doces de alcaçuz da sobremesa que saiu no dado até a próxima. Isso se repete até a última carta em jogo e quem acertar primeiro, leva  a cartinha que agora vale 1 ponto.

Pronto para começar

Quem erra a sobremesa correta fica sem jogar na próxima vez. Para vencer, basta fazer 5 pontos primeiro. O jogo ainda conta com um modo de cartas avançadas para jogadores mais experientes ou crianças de maior idade.

bolachas_exemplo1
Qual é a sobremesa final correta? Verde!

Considerações finais
O espanhol Roberto Fraga é um gênio em matéria de jogos simples para os pequenos. Jogos como Bolachas! e Dr. Eureka são muito recomendados de se ter na coleção de qualquer pai e mãe que joguem tabuleiros com seus filhos por conta da alta qualidade de componentes e jogabilidade presentes.

Bolachas! é um jogo simples de seguir com os olhos as linhas doces de alcaçuz para saber qual é a próxima sobremesa da próxima carta até chegar na sobremesa correta na carta final. Uma ideia simples, fácil de aprender e ensinar, e que entretêm com muita facilidade.

O jogo poderia ter um pouco mais de cartas para uma variedade maior em cada modo (fácil ou difícil).

Pontos positivos
– Divertido, rápido e fácil de aprender e ensinar
– Excelente produto para crianças a partir de 5 anos

Pontos negativos
– Poderia existir mais cartas para dar maior variedade