Resenha – Avenue edição especial

“Avenue é um jogo de papel e caneta, para todas as idades, que comporta um grande número de jogadores, com partidas rápidas e dinâmicas!” – Página oficial do jogo

avenuecaixa1

Avenue é um jogo originalmente criado Eilif Svensson e  Kristian Amundsen (Santa Maria, Capital Lux) em 2016 na Europa. Aqui no Brasil foi um lançamento deste ano, 2018, pela editora paulista PaperGames! Clique aqui para saber mais sobre a edição especial na página da editora!

Mecânicas
– Construção de rotas
– Desenhar
– Papel e caneta

Em Avenue, os(as) jogadores(as) desenham uma rede de estradas em seu mapa, tentando ligar suas fazendas e castelos às uvas. Para isso, todos devem obedecer à cartas de estradas que são reveladas a cada rodada!

avenue_geral2
Todos os componentes

Ao se relevar a carta, o fundo da mesma pode ser somente de duas cores: cinza, o que quer dizer que é uma carta de estrada comum, ou amarelo o que significa que a rodada está se aproximando do fim. Quando quatro cartas de fundo amarelo são reveladas, a rodada é encerrada com aquela última estrada a ser desenhada.

avenue_cartas1
Tipos de cartas

Encerrando a rodada, uma nova carta com uma letra é revelada. Essa letra informa aos jogadores quais letras no bloco de pontuações – que também é o bloco do jogo em si – serão pontuadas ao final da partida. Também é possível, apenas uma vez por rodada, olhar a letra da próxima rodada a fim de não ter que desenhar o pedaço de estrada revelado.

avenue_blocos1
Edição especial da PaperGames vem com 3 mapas diferentes

Quando todas as rodadas passarem e for o momento da pontuação, cada castelo de cada letra pontua de acordo com a quantidade de uvas que está conectada a ele. Ainda existem o castelo verde e rosa para pontuação extra. Caso, em cada rodada, uma pontuação seja menor que a anterior, então o jogador não ganha ponto algum. Por exemplo: se na rodada A o jogador fez 10 pontos e na rodada B fez 6, então ele ganha 0 pontos pela rodada B.

avenue_pontos1
Exemplos de blocos pontuados

Considerações finais
Este é um pequeno jogo familiar com uma mecânica pouco encontrada no Brasil: a desenhar. Jogos assim divertem facilmente qualquer público (alô criançada!), especialmente aqueles menos exigentes. Entretanto, não deixa de cumprir seu papel com os veteranos de tabuleiros modernos.

Diferente de Loony Quest por exemplo (outro título de desenho lançado no país, mas pela Galápagos), Avenue não é um jogo com apelo infantil no tema e possui decisões muito interessantes: colocar essa estrada neste quadrado para o futuro ou simplesmente olhar a carta da próxima rodada? Algo extremamente simples, mas de grande valor neste jogo.

Por fim, o jogo entrega uma experiência simples com regras simples em um produto honesto na caixa e na descrição. Portanto, não há o que dizer do ruim mesmo.

Pontos positivos
– Jogo fácil de aprender e de ensinar
– Mecânica pouco vista no Brasil
– Ótimo custo-benefício

Pontos negativos
– Nenhum