Resenha – Quarriors!

“Uma mistura singular de estratégia e sorte com uma mecânica absolutamente inovadora: dice building.” – Página do jogo no site da editora Galápagos

quarriorscaixa1

Quarriors! é um jogo lançado originalmente em 2011 pela WizKids com a autoria de Mike Elliott (Agent Hunter, Marvel Dice Masters) e Eric Lang (Blood Rage, Arcadia Quest). Aqui no Brasil a editora Galápagos lançou o título em 2014 totalmente em português. Com base na versão brasileira do jogo é que esta resenha foi feita e os agradecimentos divinos ficam para a editora!

Mecânicas
– Construção de baralho/peças
– Rolagem de dados

Em Quarriors! somos todos guerreiros(as) (Quarrior) competindo por pontos de vitória através do bom uso dos diversos dados do jogo. Cada um possui um conjunto idêntico de 12 dados no início do jogo em um saquinho de tecido. Alguns dados permitem atacar o oponente, outros dão o recurso do jogo para aquisição de novos dados que estão no centro da mesa, ao alcance de todos.

quarriors_geral1
Visão geral dos componentes

Além de criaturas mais poderosas, os dados centrais possuem feitiços que permitem realizar ações diversas, assim como também evocar mais recursos para compras futuras. Também é possível rerolar dados dependendo da compra realizada.

quarriors_dados1
Tem dados em casa? Agora tem!

O jogo progride através de fases distintas entre si:

  • Pontuar as criaturas que não foram destruídas por seus oponentes;
  • Retirar novos dados da bolsa, rolar e ativar os efeitos dos resultados;
  • Atacar todos os oponentes (e os oponentes se defendem nesse momento);
  • Comprar novos dados com os recursos presentes depois do ataque aos oponentes;
  • Mover os dados utilizados para uma pilha de “dados usados”.

A partida prossegue dessa forma até o momento de vitória e final do jogo, que é determinado pelo número de jogadores presentes. Os pontos da primeira fase são ganhos através das criaturas que permanecem depois dos ataques dos oponentes: cada criatura “viva” pontua a quantidade de pontos de acordo com sua carta de poder. Nesse momento se algum jogador possuir pontos de vitória, chamados de “glória”, suficientes para vencer, a partida acaba imediatamente.

quarriors_cartas1
Exemplo de partida

Também existe a regra de que a partida pode acabar depois que quatro  ou mais cartas de criaturas no centro da mesa ficarem vazias de dados para compra, porém esta é uma situação menos comum. Nesse caso, a partida é encerrada e quem tiver mais pontos ganha.

Considerações finais
O jogo é uma inovação de um mecânica já existente, a de criar baralhos. Uma adaptação nada simples, considerando que dados lidam com sorte o tempo todo e a sorte precisa ser mitigada e trabalhada muito bem em um jogo de tabuleiro.

Quarriors!, de novo um tanto complicado de se pronunciar corretamente, é um jogo que tem mecânica bem amarrada e funciona muito bem: pontuar dados, retirar e rolar dados da sacola, atacar a galera, comprar novos dados e mover o que foi usado para um área particular. É só isso e funciona bem. Depois de algumas partidas o jogo pode se tornar repetitivo por conta da quantidade de criaturas e feitiços do jogo base. Nesse momento é necessário variar o que entra na partida para dar um fôlego maior ou utilizar as interessantes variantes que vem no manual.

O jogo possui algumas formas de mitigar a sorte, porém são poucas. Não o torna menos divertido, mas pode ser que deixe alguns jogadores frustrados. Compras bem pensadas constituem a principal escolha estratégica do jogo.

No site da editora existe um pequeno playmat que pode ser impresso em casa e que ajuda muito na organização dos dados.

Por fim, Quarriors! é um ótimo jogo de entrada para jogadores novos ou para jogadores com pouca experiência com os tabuleiros modernos. Vale lembrar que a editora Galápagos lançou no Brasil as expansões Quarmaggedon e Quest of the qladiator que traz muito mais conteúdo ao jogo base e prolonga muito a diversidade de conteúdo do jogo.

Pontos positivos
– Ótimo para novatos em geral
– Fácil de aprender e de ensinar
– Arte e mecânicas bem trabalhadas
– Diverte facilmente

Pontos negativos
– Um pouco repetitivo, o que pode ser “corrigido” com expansões
– Poucas formas de mitigar a sorte