Diversão Offline RJ 2018: A cobertura divina

Infelizmente acabou mais um final de semana mágico onde o Diversão Offline aconteceu. Esta edição, longe da terra do purê de batata no cachorro-quente (SP para quem não sabe), foi mais uma edição onde muitas coisas boas aconteceram, principalmente novidades! Vamos à cobertura divina do evento carioca!

Editoras e novas empresas
Como sempre as editoras estiveram em peso no evento, porém dessa vez nem todas compareceram. A começar por aquelas que prestigiaram o Rio de Janeiro, o evento contava com os maiores estandes com a Redbox, Meeple BR, Conclave, Mandala, Galápagos, New Order e Ludeka, todas no meio. Apesar de não ser uma editora, a loja Legion CG também estava lá, ao fundo do evento, com um estande grande.

doff_mandala1
A sala da Mandala

Outras empresas estavam espalhadas pela parte central do Diversão Offline como a Geeks n’ Orcs, Potato Cat e Diceberry editora (dividiram inteligentemente um estande), Grow, Jambô e Pensamento Coletivo. Destaque para a Mandala Jogos que ficou com uma sala ampla só para ela um pouco afastado da área central, mas ainda assim com muito movimento! Demais editoras do mercado não estavam presente no evento.

Por fim, também vale informar que a Galápagos como sempre foi para demonstrar seus jogos ao invés de vender os mesmos diretamente. Foi a maior área de editora do evento onde diversas atividades ocorreram como o sorteio da unidade do Small World designer edition pela ONG Sonhar acordado, o quiz sobre os jogos da editora e o Meet and play com o podcaster Didi Braguinha do podcast Matando robôs gigantes.

Mesmas instalações, novo espaço
Dessa vez o evento foi em um único andar com amplo espaço de circulação e com a utilização de menos salas do que os anos anteriores. Isso permitiu uma melhor distribuição dos estandes, assim como também despertou mais interesse em conhecer todos as empresas presentes.

De forma geral, as editoras e lojas maiores ficaram na área central, as lojas menores em um espaço lateral e o pessoal de protótipos, organizado dessa vez pela Mansão das Peças, em um corredor próprio. Esse corredor ajudou muito na organização dos protótipos, além de também permitir a diminuição do volume do barulho externo.

doff_prot1
Um corredor só de protótipos

Como sempre, infelizmente o evento precisa de um local para beber água, apesar das opções de alimentação deste ano estarem em um bom valor e escolhas bastante interessantes, falta uma opção para o público se hidratar, pois as opções de compra de água são caras.

Famílias jogadoras
Algo muito comum nesta edição do evento foram as famílias presentes no evento com crianças de diversas idades. A mineira Conclave teve um espaço só dedicado aos jogos familiares e infantis que não ficava vazio a não ser próximo do evento acabar em cada dia.

doffrj_gm1
Famílias em diversos estandes

Mandala Jogos também teve seu espaço de demonstração lotado de famílias, assim como a Redbox e Geek’s n Orcs/Potato Cat, estas duas últimas em um mesmo estande.

A conclusão divina
Fez um pouco de falta um sistema de som como havia na edição de São Paulo, onde promoções, entrevistas com celebridades da web e mesas de RPG eram anunciadas. Talvez um telão com essas informações adiantasse, mas em conversa com a Geek Carioca, organizadora do evento, ambas as iniciativas encareceriam os custos de produção do evento.

doffrj_publico1
Evento cheio

O Diversão Offline a cada edição cresce no coração dos jogadores brasileiros e traz sempre novos jogadores para o hobby. Por isso já é um evento necessário para que o nosso mercado possa se tornar cada vez mais amplo e conquistar mais pessoas, provando que fora da internet também existem jogos muito legais e muita interação para rir e fazer novas amizades.