Resenha – Merlin

“O rei Arthur está à procura de um herdeiro digno. Juntamente com Merlin, ele tenta encontrar o melhor candidato entre os Cavaleiros da Mesa Redonda.” – Merlin, Página da Ludopedia

merlincaixa1

Merlin é um jogo lançado em 2017 e criado pela dupla Stefan Feld (Luna, Trajan) e Michael Rieneck (A volta ao mundo em 80 dias, Cuba) com as artes de Dennis Lohausen (Terra Mystica, Village). Originalmente foi lançado pela Queen Games, veterana alemã, e foi trazido ao Brasil através de um financiamento coletivo de sucesso pela editora Calamity Games!

Mecânicas
– Rolagem de dados
– Alocação de trabalhadores
– Colecionar componentes
– Controle/Influência de área
– Rolar e mover

O Rei Arthur está buscando um novo herdeiro e para isso precisa contar com a ajuda de seu velho amigo feiticeiro, o grande mago Merlin a fim de avaliar todos os cavaleiros do reino.

merlin_componentesgeral1
Visão geral do jogo montado e seus componentes

No começo de cada rodada os jogadores, que aqui são os cavaleiros do reino, rolam seus dados para realizarem suas ações. Cada um possui três dados de sua cor e um dado branco que é do Merlin em si. Cada resultado de cada rolagem determina o número de passos que o meeple de cavaleiro do jogador anda em sentido horário e o dado branco do Merlin pode girar também em sentido anti-horário.

merlin_componentesjogador1
Detalhe dos componentes do jogador

Com esses dados e movimentos os jogadores vão desenvolvendo seu jogo através da alocação de trabalhadores especializados no tabuleiro e o final dos movimentos do cavaleiros, onde essas ações podem ser ganhar pontos de vitória, pegar um recurso do jogo, realocar seus trabalhadores, dentre outras diversas. Esses trabalhadores – dama de companhia, escudeiro, porta bandeira e construtor – realizam pequenas diferentes ações quando alocados.

merlin_destaquetabuleiro1
Destaque do tabuleiro

Existem também no jogo diversos traidores que estão ali para tirar pontos e atrapalhar as rodadas dos jogadores. Eles podem ser retirados do seu castelo para evitar a perda de pontos. O jogo ainda conta com cartas de missões para dar pontos de vitória, uma área extra, fora do tabuleiro, onde é possível construir palacetes para ganhar pontos e benefícios e por fim a opção de colocar influências em diversas partes do tabuleiro (principados) para poder colocar recursos e ganhar pontos também.

merlin_cartas1
Cartas de missões

A versão da Calamity Games já vem com uma expansão, Nas graças do Rei, e uma promocional também: Tesouros dos arredores.

Considerações finais
Basicamente a rodada de cada jogador é colocar os dados no centro do tabuleiro, andar o número de casas de acordo com o resultado e realizar aquela ação. Isso torna Merlin um jogo de mecânica simples e direta, mas que exige um planejamento grande.

Merlin pode assustar pela quantidade de opções de ações de acordo com o local onde os meeples de cavaleiros param, mas em poucas rodadas é possível já se acostumar com tantas opções, até porque os dados guiam as jogadas pelos seus resultados. A não ser que se mitigue a sorte, é rolar e ver o que dá para fazer. Em se tratando de maçãs, diferentemente de outros títulos do mesmo autor, a sorte é mitigada em Merlin através da escolha da face do dado, o que tem um peso muito grande na estratégia de vitória de cada jogador.

Aliado às maçãs, ainda é possível usar marcadores específicos para dobrar uma ação no centro do tabuleiro e esse é um dos pontos altos do jogo: a decisão de usar esses marcadores (que são os cajados do Merlin) podem significar um combo de pontos de vitória posteriormente. Como escrito antes, planejamento é tudo dentro deste jogo, porém a médio prazo (uma ou duas rodadas à frente, com opções de plano B).

As bandeiras também permitem ações descritas que não descrevi aqui para não alongar a resenha (sempre é bom consultar o manual com bastante atenção), o que pode ajudar a mitigar a sorte. Senti falta de uma ação a mais que pudesse dar mais maçãs, pois isso vai da sorte de “cair” no espaço para colher uma. Afinal de contas, em um jogo onde os dados são peças fundamentais nas mecânicas, mitigar a sorte é sempre importante!

Pontos positivos
– Bom jogo ao estilo euro com tema bacana e mecânicas bem integradas
– Regras simples quanto a mecânica, apesar de muitas ações no tabuleiro central
– Diversos caminhos a vitória
– Valorização de planejamento e adaptação constante

Pontos negativos
– Lida bastante com a sorte
– Poucas ferramentas para mitigar a sorte presente