Resenha – Eleições 20XX (protótipo)

“Ao contrário das disputas eleitorais na vida real, aqui os candidatos vão usar todas as armas possíveis: calúnia, compra de votos, coação, abuso de poder… mas vão negar tudo, obviamente!” – Página da Ludopedia do jogo

eleicoes1

Eleições 20XX é o segundo jogo da editora nordestina Legião Jogos. Criado por Bruno Carvalho (Scippio) e Pablo Ribeiro, também diretor da editora, e com as artes de Rogério Narciso e Thiago Ramos. O jogo está em financiamento coletivo a ser lançado ainda este ano. Visite a campanha de financiamento coletivo clicando aqui!

Nota: Este jogo ainda está em fase de protótipo, logo mudanças nas artes e mecânicas ainda podem ocorrer.

Mecânicas
– Gestão de mão
– Jogadores com diferentes habilidades
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas
– Toma essa

Em Eleições 20XX cada jogador(a) controla um(a) candidato(a) disputando votos a fim de se eleger nas eleições que estão chegando. Para isso, se utilizam de cartas, mecanismos e conquista de votos para que possam vencer a partida.

eleicoes_componentes1
Componentes do protótipo

No começo de cada partida os jogadores recebem um determinado número de cartas de acordo com suas escolhas do que está aberto à mesa. Dessa forma, na sua vez, cada jogador pode jogar uma carta a fim de realizar alguma ação que venha a fornecer votos imediatamente ou futuramente, pois os votos é que são os pontos de vitória do jogo.

eleicoes_votos1
Os disputados votos

A partida é dividida em duas partes distintas: a execução onde as cartas são jogadas e o debate onde os votos que ainda estão no tabuleiro são divididos de acordo com certos critérios de cada personagem em jogo. Cada partida dura exatamente 9 rodadas onde a cada três acontece esse debate.

O jogo ainda com uma interessante área de votos nulos onde ali os votos não pertencem a jogador algum (porém podem ser disputados) e também com o conceito de impacto das cartas que afetam diretamente o ataque aos oponentes.

eleicoes_tabuleiro1
O tabuleiro que também é a caixa do jogo

Considerações finais
A primeira coisa que notei em Eleições 20XX é a quantidade de ícones presentes no jogo de forma geral: existe um certo sentimento similar ao jogo 7 Wonders pela constante consulta ao manual e cartas de ajuda para entender melhor os ícones. Nada que atrapalhe, mas é algo necessário a se acostumar o quanto antes, pois como em todo jogo com muitos ícones, essas informações são importantíssimas e podem gerar uma certa demora nos turnos de cada um.

O título apresenta algumas decisões bastante interessantes, pois ao atacar um adversário, o jogador também pode deixar passar votos valiosos. Isso pode já ser determinado pela escolha do personagem, pois cada aspecto dos mesmos – organização, financiamento, militância e reputação – determina diferentes decisões do jogo como quem ganha os votos primeiro na divisão, defesa contra ataques, dentre outros.

eleicoes_personagens1
Personagens

As cartas não possuem textos humorísticos para apelar ao tema, mas sim uma arte bem desenvolvida que remete a figuras da vida real, assim como também a diferentes movimentos sociais e políticos.

Nem todos os poderes dos candidatos são tão valiosos, assim como algumas cartas também são menos valiosas que outras, apesar de estratégias diferentes adotadas. Ainda assim, Eleições 20XX é um bom título que vale a pena ser jogado.

Pontos positivos
– Boas decisões estratégicas de forma geral
– Arte muito bem feita com muitas referências
– Apela ao tema de forma objetiva

Pontos negativos
– Muitos ícones a serem aprendidos e memorizados, o que pode ou não gerar uma demora no turno do jogador
– Algumas cartas e personagens possuem poderes menos valiosos