Resenha – Enchanted Cubes

“Magos da ordem do Velho Entardecer cultivam a milênios a tradição de encantar hexaedros para a criação de artefatos mágicos. Cada hexaedro guarda o feitiço de um ou mais pergaminhos em cada uma de suas faces. A cada centena de anos essa ordem promove um torneio onde os seus seguidores disputam quem consegue forjar os hexaedros mais poderosos.” – Manual do jogo, versão print-on-demand da Game Maker

cubescaixa1

Enchanted Cubes é um jogo exclusivo para dois jogadores do criador mineiro Eduardo Guerra (Crop Rotation) com a arte do brasiliense Iaggo Piffero. O jogo foi lançado em 2017 através do sistema de impressão sob demanda (print-on-demand) da gráfica carioca Game Maker. Agradecemos a empresa por emprestar uma cópia para a criação deste material!

Mecânicas
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas

cubescomponentes1
Visão geral dos componentes

Em Enchanted Cubes cada jogador(a) assume o papel de um mago a fim de demonstrar seu poder através da forja de cubos mágicos (hexaedros). Para isso, cada jogador(a) possui um tabuleiro com diferentes ações que pode realizar em seu turno pela alocação de dados nas mesmas. No tabuleiro individual existe o espaço para a alocação dos dados, a carta que representa o poder daquele dado e qual a face do dado que deve ser utilizada para ativar determinado poder.

cubestabuleiro1
Exemplo de tabuleiro durante a partida

Os pergaminhos, que são as cartas do jogo, representam as diversas ações do jogo, desde ataque até  a remoção dos dados do jogo. Além disso, existe a possibilidade de compra das cartas do jogo, onde está a vitória e objetivo do título: acumular 21 pontos no total para ganhar a partida, o que é chamado de “hexaedro supremo” dentro de Enchanted Cubes.

A rodada acontece primeiramente rolando seus dados; depois prossegue ativando os efeitos descritos nas cartas (respeitando-se uma prioridade interna e ordem das faces) como ataques e remoção de dados; comprando novas cartas para o tabuleiro (e acumulando pontos com isso) e por fim verificando as condições de vitória.

Toda carta comprada substitui uma anterior e assim os pontos de vitória vão se acumulando para cada um dos jogadores. As cartas nunca podem ser modificadas, apenas substituídas e, além dos pontos, geralmente possuem efeitos mais poderosos que as anteriores.

cubescartas1
Exemplo de cartas

Considerações finais
O jogo Enchanted Cubes, de nome complicado de se pronunciar corretamente, é um jogo exclusivo para dois, brasileiro e com arte brasileira, além de também ser impresso por uma empresa brasileira: algo que muito agrada a este resenhador (por isso o comentário). A produção do jogo foi muito bem feita na época de lançamento pela Game Maker com a opção de impressão sob demanda.

A mecânica essencial do jogo é rolar os dados e alocar no tabuleiro para realizar as ações descritas na cartas que foram adquiridas pelos jogadores. Se por um lado as ações são interessantes e promovem alta interação, por outro algumas são bastante desvalorizadas e acabam sendo deixadas de lado durante a partida. Um bom exemplo disso é o ataque onde é preciso acumular 5 pontos de dano para remover uma carta do adversário opcionalmente, porém o esforço empregado em provocar dano ao adversário pode ser melhor utilizado simplesmente comprando melhores cartas e acumulando pontos para a vitória da partida.

Em se tratando de interação, a sinergia do jogo é bastante interessante, assim como tema. Essa sinergia se dá através dos poucos componentes do título, que cabe basicamente em qualquer mesa promovendo a diversão em pouco espaço físico. Para jogadores novatos que tinham costume de jogar Magic: The gathering ou ainda War por exemplo, Enchanted Cubes é uma ótima escolha para introduzir novos jogadores para os tabuleiros modernos.

Por fim, a opção de comprar novas cartas e substituir as mesmas quebra a repetição constante que normalmente se vê em jogos de alocação de dados, o que é excelente. Entretanto, a ação de compra do jogo é bastante valorizada e é basicamente o que leva à vitória. Logo, mais gatilhos de final de jogo para garantir novas condições de vitória seriam bem-vindos.

Pontos positivos
– Ótimo tema fantasioso com boa produção nacional
– Jogo fácil de aprender e ensinar
– Alta interação, favorecendo novos jogadores a conhecerem os tabuleiros modernos
– Jogo rápido e divertido
– A compra de novas cartas evita uma rotina maçante na mecânica do jogo

Pontos negativos
– Algumas ações são mais valorizadas que outras
– Novas formas de se chegar a vitória ou ao final da partida seriam bem-vindas
– Comprar cartas é super valorizado dentro do jogo