Resenha – Emboscada

“Prepare-se… Este é um intrigante, desafiador e rápido jogo de dedução, blefe e lógica. Junte todas as pistas para conseguir descobrir a fraqueza da tropa escondida. Se você fracassar, cairá na Emboscada!” – Verso da caixa do jogo, versão brasileira pela Mandala Jogos (antiga Funbox)

emboscada_caixa1

Emboscada (Suspense: the card game no original) é um pequeno jogo de blefe e dedução criado por Daniel Solis em 2013 e lançado aqui no Brasil em 2014 pela Mandala Jogos enquanto ainda se denominava Funbox Jogos. O título conta com a arte do próprio autor e também de Luis Francisco, diretor da Mandala Jogos.

Mecânicas
– Gestão de mão
– Force sua sorte

emboscada_geral1
Visão geral dos componentes

Essencialmente, Emboscada é um jogo de cartas onde os jogadores recebem uma mão de cartas e precisam adivinhar qual é a condição de vitória para poder ganhar. Um dos jogadores sabe qual é a condição de vitória do jogo – chamada de “tropa” – que está escondida na “floresta” e os adversários precisam saber qual é essa tropa e tentar “emboscar” a mesma.

emboscada_caixafrente1
Caixinha do jogo

Cada jogador possui três ações e pode escolher uma delas para realizar no seu turno:

  • Convocar uma tropa: Baixar uma carta na mesa
  • Observar: Passar a sua vez
  • Recuar: Retirar tropas da mesa

O jogo começa com um dos jogadores assumindo o papel de “General” e distribuindo 4 cartas para os demais, onde uma delas sobra no centro da mesa. Essa carta que sobra somente o(a) general terá acesso: essa carta é a condição de vitória! Conforme a partida avança fica mais claro qual é a condição de vitória.

emboscada_versocarta1
Verso das cartas

O jogo acaba quando dois jogadores observarem ou recuarem, ou a soma dos valores das cartas de todos chegar a 20 pontos. Quem fizer 10 pontos primeiro ganha e os pontos são ganhados ou “derrotando” a tropa na floresta (através do cumprimento da condição de vitória) ou ainda recuando com sucesso, o que vale um ponto.

O jogador recua corretamente quando sai do turno e não tem em jogo cartas que poderiam cumprir a condição de vitória. Isso rende 1 ponto de vitória e é verificando ao final da rodada. Por um outro lado, quando um ou mais jogadores cumprem com sucesso a condição de vitória, eles ganham o valor em estrelas que possuem nas cartas baixadas de acordo com a carta que dita a vitória. Por exemplo:

emboscada_exemplo1
Exemplo de carta de vitória

Portanto o(a) jogador(a) que possuir a menor tropa azul no exemplo acima, ou seja, a menor quantidade somada em cartas azuis ganha o valor da tropa em estrelas que está na carta vencedora ou ainda a quantidade de estrelas descrita na carta de vitória. Em caso de empate, ambos jogadores ganham os pontos.

Considerações finais
Emboscada é um jogo pequeno, simples, rápido e fácil de aprender, sendo perfeito para iniciar jogadores novos em jogos de blefe e dedução. Existem jogos com elementos adicionais de blefe (como mecânicas menores), mas isso não faz com Emboscada tenha seu valor reduzido.

A versão brasileira trazida pela Mandala ficou com uma qualidade fantástica, além de ter o tamanho perfeito para caber em qualquer lugar. Inclusive, para os ávidos por colecionar jogos pequenos, este título pode facilmente ser adicionado na coleção.

O jogo dificilmente leva 15 minutos para acabar, acontecendo partidas de 10 minutos ou menos. Isso pode ser um pequeno problema para aqueles que gostam de competir com maior intensidade.

Por fim, ainda é possível juntar 2 jogos Emboscada para jogar para 4 ou mais jogadores, o que eleva a experiência e traz novos desafios. Recomendo pessoalmente!

Pontos positivos
– Pequeno, cabe em qualquer lugar
– Rápido, fácil e introduz jogos de blefe
– Cabe na caixa com sleeves premium ou comuns

Pontos negativos
– Por ter a caixa pequena pode ser perdido facilmente
– Extremamente rápido