Prévia de clã 6 – Unicórnio: Guerreiros Nômades

Há oitocentos anos, o Clã Ki-Rin deixou Rokugan para buscar inimigos além do Império Esmeralda. Quando retornaram, cortaram um caminho pelas defesas do Caranguejo e devastaram o Leão. Apesar de terem retornado à sua terra, renascidos como o Unicórnio, o Clã ainda luta para se integrar com o resto do Império Esmeralda. Eles são vistos como forasteiros com métodos estranhos, nômades andarilhos que lutam de formas sobrenaturais com sua poderosa magia Meishodo e perícias de cavalaria superiores.

Hoje, vamos ver o Clã do Unicórnio de Legend of the Five Rings: The Card Game, especialistas em confundir seus oponentes com diversos truques de combate e poder militar.

escorpiao1

[ATAQUE PRIMEIRO]
O Unicórnio é um dos clãs com maior mobilidade de Rokugan, especialistas em chegar em seu oponente e atacar antes que eles tenham sequer chance de reagir, recebendo diversas vantagens quando é o jogador inicial. Por exemplo, o poderoso Portador do Meishodo (Meishodo Wielder, Core Set 113) é um personagem balanceado com 2 de perícia militar e política que custa 2 de Fate. Entretanto, o custo para jogar Meishodo Wielder diminui em 1 quando você é o primeiro jogador, fazendo dele um dos personagens com melhor custo-benefício do jogo.

escorpiao2O Unicórnio é excelente em conflitos militares, e nenhum personagem enfatiza isso mais que a Horda Moto (Moto Horde, CS 119), um personagem de custo 4 com 6 de perícia militar e sem perícia política. A Horda possui uma missão, sobrepujar seus oponentes com pura força militar. Seu propósito é tão singular que ela sequer pode usar acessórios que não Weapons. Isso pode parecer uma restrição, mas também se aplica ao oponente, então a Fênix não poderá pacificar (Pacifism, CS 174) a horda implacável.

A um custo menor, o Jovem Moto (Moto Youth, CS 109) é excelente no começo de um turno. Custando 1 Fate e possuindo 2 de perícia militar, o Jovem já está preparado para conflitos militares, mas ele também recebe um ponto adicional de perícia militar durante o primeiro conflito militar do turno, o que significa que ele aumenta automaticamente para três pelo custo de 1 Fate. Isto faz do Moto Youth um personagem valoroso que será essencial para os planos de ataque do Unicórnio.

escorpiao3Para compensar a fraqueza política, o Unicórnio pode moldar conflitos à sua vontade com Público Cativo (Captive Audience, CS 196), que permite a você mudar um conflito político para um militar pelo custo de 1 ponto de honra. Isso pode ser usado para acabar com a força política de um oponente, ou para lhe dar um segundo conflito militar durante o turno.

[CAVALARIA SUPERIOR]
O Unicórnio tem diversas formas de manipular conflitos, mover personagens para dentro e fora de batalhas com facilidade, enviar reforços quando é claro que podem destruir uma província.

A Mensageira Ide (Ide Messenger, CS 191) é um personagem de conflito que custa 2 Fate e possui 1 de perícia militar e 2 de política. A Mensageira tem a habilidade de mover um personagem que você controla para participar de um conflito ao custo de 1 Fate. Se aquele personagem possui uma Luneta (Spyglass, CS 193) anexada a ele, você ainda compra uma carta com a habilidade dela. Se um Comerciante Ide (Ide Trader, CS 116) estiver no conflito, você pode usar sua habilidade para comprar uma carta adicional ou ganhar um Fate quando ele encontrar seus reforços. As três cartas combinam excepcionalmente bem e dão um apoio político e de recursos que pode ser essencial ao Unicórnio para vencer estes conflitos.

escorpiao4

Personagens do Unicórnio também podem entrar em conflitos com a habilidade de Shinjo Tatsuo (CS 120), um personagem de dinastia de custo 4 com três de perícias militar e política. Gastando um Fate, você pode escolher mover Tatsuo e até um outro personagem que você controla para participar de um conflito. Isso pode dar um grande suporte de perícia em qualquer conflito, especialmente com as perícias balanceadas de Shinjo Tatsuo.

escorpiao5Não são apenas personagens que podem ser movidos; o Doador de Presentes (Giver of Gifts, CS 115) permite que você escolha um acessório e movê-lo para um personagem permitido que você controla. Isso pode ajudar você a mover acessórios de um personagem sem Fate para um que ficará por mais turnos, estendendo a quantidade de tempo que o acessório está no campo.

Anexar uma Montaria Favorita (Favored Mount, CS 192) a um personagem não apenas dá a ele um ponto adicional de perícia militar, mas a montaria pode ser ajoelhada para mover o personagem para um conflito. Ela dá também a característica Cavalry (Cavalaria), permitindo que o personagem possa ser alvo de diversas cartas do Unicórnio.

escorpiao6Nascido na Guerra (Born in War, CS 194) é anexada a um personagem Cavalry e dá a ele um ponto adicional de perícia militar para cada anel não-reivindicado. Isso pode dar ao personagem um grande bônus em conflitos iniciais, mas cada vez menos retorno conforme a fase de conflito continua. Isso significa que o que o Unicórnio mais quer é declarar conflitos militares cedo para conseguir os melhores bônus de Nascido na Guerra.

Uma das ferramentas mais eficientes que o Unicórnio tem é Reservas da Cavalaria (Cavalry Reserves, CS 199), um evento de custo 3 que permite ao jogador escolher personagens Cavalry de sua pilha de descarte cujo custo some até 6 Fate e coloque-os em um conflito militar. Isso pode criar uma gigantesca força que seu oponente não estará esperando, repelir uma grande força inimiga ou dar o bônus necessário para destruir uma província.

[NÔMADES ANDARILHOS]
Outros clãs devem estar sempre vigilantes quando o assunto é o Unicórnio e sua cavalaria. A fortaleza do clã, Posto Avançado das Planícies Douradas (Golden Plains Outpost, CS 7) pode ser ajoelhada para mover um personagem Cavalry que ele controla para um conflito militar. Ela não adiciona força à província da fortaleza, mas a habilidade de mover um personagem Cavalry para um conflito militar irá constantemente manter seu oponente na ponta da cadeira, dando a você a flexibilidade de sobrepujar os inimigos.

escorpiao7

A província Unicórnio das Planícies Sem Fim (Endless Plains, CS 14) só possui 2 de força, mas pode ser destruída para forçar seu oponente a descartar um personagem atacante. Quando usada na hora certa, ela pode criar uma mudança pesada que valerá à pena a destruição da província.

[LÂMINAS CURVAS]
Enquanto o Unicórnio continua a se reintegrar à sociedade Rokugani, a Campeã do Clã Shinjo Altansarnai (CS 121) abre seu próprio caminho no Império Esmeralda. Altansarnai entra em Legend of the Five Rings: The Card Game com cinco de perícia militar, quatro de perícia política e dois de Glória, podendo ser uma das personagens mais agressivas do jogo; depois que você destrói uma província durante um conflito no qual Altansarnai esteja participando, seu oponente precisa descartar um personagem dele do jogo. Quando mais cedo você ativar esta habilidade, maior será o efeito que ela terá nos seus oponentes, já que eles serão obrigados a descartar personagens antes mesmo que tenham chance de participar de conflitos.

escorpiao8

O Caminho do Unicórnio (Way of the Unicorn, CS 198) pode assegurar que Altansarnai use sua habilidade cedo na fase de conflitos, e Ruptura (Breakthrough, CS 195) pode tomar vantagem da perda de seu oponente e manter o Unicórnio na ofensiva. Com velocidade sem descanso, o Unicórnio, liderado por Shinjo Altansarnai, pode destruir seus inimigos antes que tenham chance de contra-atacar.

[CASCOS DE AÇO]
escorpiao9Com tremenda força militar, métodos estranhos e as melhores cavalarias de Rokugan, o Unicórnio é um clã agressivo sem medo daqueles que o desafiam.

Tradução: André Arkano Bigler
Fonte: “Wandering Warriors”