Prévia de clã 5 – Fênix: Guardiões da harmonia

A responsabilidade de manter o equilíbrio só pode recair sobre alguns poucos escolhidos – aos místicos shugenja que cuidam dos espíritos da terra; aos gloriosos guerreiros que são lentos em conflitos, mas mortais quando agem; àqueles que asseguram que os cinco elementos permanecem sempre em equilíbrio.

Hoje, vamos ver o Clã da Fênix de Legend of the Five Rings: The card game. Com a missão de manter o equilíbrio espiritual e cuidar da alma do Imperador, poucos são tolos o suficiente para testar a dedicação da Fênix à paz e à harmonia.

fenix1

[MESTRES DOS ELEMENTOS]
Poderosos Shugenja da Fênix podem usar os elementos em vantagem própria quando há necessidade. Isso é representado pelas habilidades que só podem ser usadas em conflitos de um anel elemental específico, ou se determinado anel está na sua reserva de reivindicados. O Adepto das Ondas (Adept of the Waves, Core Set 81) pode escolher um personagem para ganhar “Covert” (N.T.: uma habilidade que permite ao dono do personagem com covert impedir um oponente sem covert de ser usado no conflito), mas apenas durante conflitos de Água. Isawa Atsuko (CS 92) pode aumentar o valor de perícia de todos os seus personagens participantes enquanto diminui os valores de seu oponente, mas apenas durante um conflito do Vazio. Estes dois personagens combinados com o já revelado Isawa Masahiro (CS 90) e o Estudioso Solene (Solemn Scholar, CS 83) formarão a espinha dorsal do apoio dos Shugenja do Clã da Fênix. Nenhuma destas habilidades especifica um conflito militar ou político, e com o equilíbrio das perícias, estes personagens são efetivos em qualquer disciplina.

fenix2

Claro, estes Shugenja serão alvos de alta prioridade do seu oponente, mas podem ser protegidos pela Yojimbo Shiba (Shiba Yojimbo, CS 89). Quando os efeitos de uma habilidade de ativação que alvejar um Shugenja que você controla for iniciar, você cancela aqueles efeitos. Isso pode proteger seus Shugenjade efeitos que poderiam diminuir seu impacto, como Jogos da Corte (Court Games, CS 206) ou removê-los completamente da batalha, como Assassinato (Assassination, CS 203).

fenix4A Fênix é dependente de seus Shugenja, já que tê-los na batalha abre novas e poderosas possibilidades para o místico clã. Uma das mais prolíficas é Tempestade Sobrenatural (Supernatural Storm, CS 175), um evento que dá a um personagem um valor adicional de perícias militar e política igual ao número total de Shugenja que você controla. Isso pode dar o aumento extra que você precisa para quebrar uma província e, por um custo de zero Fate, é um dos aumentos mais econômicos do jogo, desde que você possua vários Shugenja no campo de batalha.

A Mística Temível (Fearsome Mystic, CS 91) une os dois temas da Fênix. Sendo uma Shugenja, a Mística ganha um bônus de dois pontos de Glory durante um conflito de Ar, e pode remover um Fate de cada personagem participante do conflito que seu oponente controle e que possua menos Glory que ela. Isso não é só uma habilidade poderosa para um Shugenja, especialmente se a Mística estiver Honrada, mas também entra em jogo no tema de Glória da Fênix.

fenix5

[PELA GLÓRIA E PELA HONRA]
Sozinhos, os personagens da Fênix são bem balanceados e podem aguentar conflitos militares e políticos. Entretanto, quando eles se tornam honrados, eles se transformam em ameaças maiores. Talvez o melhor exemplo disso seja o Guerreiro Sereno (Serene Warrior, CS 88): enquanto três de poder militar e dois de poder político já serem bons, o Bushi brilha com seus quatro pontos de Glory.

fenix6Se ele se tornar Honrado, suas perícias militar e política aumentarão para sete e seis, respectivamente. Isso o coloca no nível de vários Campeões de Clã por apenas três Fate. Entretanto, com grandes recompensas vem um grande risco. Se ele ficar desonrado, o Guerreiro Sereno vai contribuir com zero em ambas as perícias, tornando-o efetivamente inútil.

Por sorte, personagens como a Diplomata Asako (Asako Diplomat, CS 85) podem ser usados para manter seus personagens honrados. Cada vez que a Diplomata vence um conflito, você pode honrar ou desonrar um personagem. Isso não apenas permite que você mantenha seus personagens honrados, mas te dá a opção e flexibilidade de desonrar personagens do oponente para diminuir drasticamente sua efetividade.

Você também pode honrar seus personagens com um Magnífico Kimono (Magnificent Kimono, CS 172), o qual não apenas aumenta o valor político em um ponto, mas dá ao personagem ao qual está anexado a palavra-chave Pride. Personagens com Pride (Orgulho) se tornam honrados quando vencem um conflito, e ficam desonrados depois que perdem um conflito.

[FORTALEZA DO CONHECIMENTO]
A Fortaleza do Clã da Fênix, Isawa Mori Seido (CS 5) se une aos personagens de alta Glória da Fênix, aumentando ainda mais esses valores; Isawa Mori Seido pode ser virado para dar a um personagem um bônus de dois pontos de Glory a um personagem até o final da fase. Isso pode aumentar as perícias dos seus personagens honrados, mas também pode ser usado para aumentar a glória de personagens desonrados do oponente, negando ainda mais a utilidade deles.

fenix7

A Próvíncia da Fênix de Kuroi Mori (CS 12) dá ao clã controle total sobre qualquer conflito que aconteça ali. Como uma ação, o jogador defensor pode trocar o anel contestado do conflito ou o tipo de conflito. Trocar o anel pode ativar as habilidades de seus Shugenja, enquanto ter a capacidade de trocar o tipo de conflito à vontade força seu oponente a atacar a província com um valor balanceado de perícias militar e política, o que pode nem sempre ser possível.

[NASCIDA DAS CHAMAS]
Apesar de nova no papel de Campeã do Clã, Shiba Tsukune (CS 93) já demonstrou a coragem e dedicação necessárias para liderar o Clã da Fênix. Sua carta de personagem em Legend of the Five Rings: The Card Game une os temas da Fênix.

fenix8Com quatro pontos de perícias militar e política, Tsukune é um dos Campeões mais equilibrados do jogo. Com quatro de Glory, quando ela se torna honrada, Tsukune vira uma grande ameaça com oito pontos em ambas as perícias. Entretanto, sendo uma Campeã inexperiente, se ela se tornar desonrada, passará a ser uma entidade nula em conflitos. Independentemente de seu estado de honra, a habilidade especial de Tsukune dá ao jogador da Fênix uma grande vantagem. Quando a Fase de Conflito termina, você pode realizar os efeitos de até dois anéis não-reivindicados como se você fosse um jogador atacante. Isso pode dar vantagens significativas sem precisar vencer conflitos.

A Fênix é perfeita no controle de quais anéis permanecem no final da fase de conflito. Conhecer o Mundo (Know the World, CS 178) pode ser usada para trocar um de seus anéis reivindicados por um não-reivindicado; quando combinada com Tsukune, isso pode ser usado perto do fim da fase para colocar um anel poderoso de volta na reserva de não-reivindicados para ser usado novamente. Além disso, Caminho da Fênix (Way of the Phoenix, CS 176) pode ser usado para negar ao seu oponente o direito de declarar um conflito com um determinado anel, deixando-o para ser usado por Tsukune no final de um turno. Com poderosas ferramentas disponíveis para a Fênix, Tsukune causará impacto em qualquer partida na qual apareça.

[PROTETORES MÍSTICOS]
Como guardiões da alma do Imperador, os Fênix possuem um dever sagrado. Com poderosos feitiços e gloriosos personagens, poucos podem se manter de pé diante do poder da Fênix quando esta se envolve nos conflitos do Império Esmeralda.

fenix9

Fonte: Keepers of Harmony
Tradução: André “Arkano” Bigler