Prévia de clã 4 – Caranguejo: O escudo de Rokugan

Bem ao sul de Rokugan fica a Muralha Kaiu, um gigantesco escudo que defende o Império Esmeralda dos horrores das Shadowlands, as Terras Sombrias. Cuidando desta muralha está o resistente Clã do Caranguejo, guardiões de Rokugan que sacrificam tudo em nome do dever.

Hoje vamos fazer um prévia do Clã do Caranguejo de Legend of the Five Rings: The Card Game. O Clã do Caranguejo age como uma cortina impenetrável, sobressaindo-se na defesa de suas províncias e sofrendo perdas calculadas para receber vantagens maiores.

caranguejo1

[ROBUSTOS DEFENSORES]
O Caranguejo se sobressai na defesa de suas províncias com uma força inabalável diferente de todas em Rokugan. O Hiruma Yojimbo (Core Set 28) é um dos personagens de custo 2 mais poderosos de Legend of the Five Rings: The Card Game, com 4 de perícia militar e 3 de perícia política. Com o problema de não poder atacar, o Yojimbo só pode contribuir com suas perícias impressionantes para defender as províncias do Caranguejo, o que é de importância superior para o clã.

A defesa do Caranguejo é aumentada mais por Borderlands Fortifications (CS 38), uma construção que dá dois pontos adicionais de força à Província na qual está. Borderlands Fortifications também pode ser, usando uma ação, movida para outra de suas Províncias que não a da Fortaleza, para prover suporte onde quer que seja necessário.

caranguejo2

The Mountain Does Not Fall (CS 138) permite que um personagem não se curve durante a resolução de um conflito no qual ele esteja defendendo. Isso permite não apenas que ele permaneça desvirado para defender novamente, mas dá a ele a oportunidade de contra-atacar quando for sua vez de declarar um conflito.

Hiruma Ambusher (CS130) pode derrubar seu oponente de surpresa por ser uma carta de Conflito, e quando ele é adicionado a um conflito como defensor, ele pode assegurar que o Caranguejo mantenha sua vantagem ao restringir as habilidades de ativação de um personagem durante o conflito. Você também pode penalizar seu oponente usando Watch Commander (CS 133), o qual não apenas provê um aumento nas perícias militar e política, mas também força seu oponente a perder um ponto de Honra depois que ele joga uma carta durante um conflito com o personagem anexado. Importante é saber que esta habilidade pode ser usada um número ilimitado de vezes na mesma rodada, dando ao seu oponente a difícil decisão de jogar cartas de conflito ou manter sua honra.

[FORÇAS INFLEXÍVEIS]
c O Caminho do Caranguejo (Way of Crab, CS 137) personifica isso ao permitir que você sacrifique um personagem para forçar seu oponente a sacrificar um personagem. Enquanto Way of the Crab não permite que você escolha qual personagem seu oponente vai sacrificar, Hida Tomonatsu (CS 34) provê uma remoção mais direcionada. Sempre que ela vence um conflito como defensora, você pode sacrificá-la para mover um personagem atacante não-único para o topo de seu respectivo baralho. Isso pode anular um personagem repleto de Fate ou que tenha uma habilidade poderosa.

caranguejo3

A Caçadora de Bruxas Inabalável (Steadfast Witch Hunter, CS 35), quando usada no momento correto, também pode mudar a situação de uma rodada. A Witch Hunter pode sacrificar um personagem amigável para desvirar outro. Isso pode criar uma grande mudança na situação, pois ao sacrificar um personagem virado e desvirar um outro pode lhe dar a força necessária para quebrar uma província após defender uma das suas próprias com diversos personagens.

O Caranguejo também possui cartas com boa sinergia com sacrifícios. Sempre que um personagem seu sai do jogo durante um conflito, a perícia militar de Vengeful Berserker (CS 33) dobra até o fim do conflito. Isso também permite que você receba os benefícios dos sacrifícios enquanto aumenta a perícia militar do Berserker, o que cria uma tremenda ameaça durante conflitos.

[DEFENDA A MURALHA]
caranguejo5A Muralha Kaiu não pode cair. Esta ideia é enraizada na cabeça de cada Caranguejo desde o nascimento, e tanto sua província única quanto sua Fortaleza exemplificam este ideal.

Shiro Nishiyama (CS 1) pode ser curvada para dar um bônus nas perícias militar e política de cada personagem defensor que você controla durante um conflito. A mera ameaça de Shiro Nishiyama pode impactar as decisões do seu oponente, pois ele sempre precisará levar em conta o bônus potencial que esta Fortaleza pode providenciar. Quanto mais personagens você enviar para defender suas províncias, mais forte Shiro Nishiyama fica. Com um valor de Honra inicial de 10, o Caranguejo começa o jogo com uma quantidade de Honra menos que muitos outros clãs, mas este é um pequeno sacrifício em nome do dever.

caranguejo6Este bônus de perícias pode ser usado quando defendendo a província única do Caranguejo, Defend the Wall (CS 8), que permite que o jogador ative o anel contestado quando vence um conflito na província. Normalmente, ativar o efeito do anel só ocorre quando você vence um conflito como defensor, mas Defend the Wall permite ao Caranguejo ser recompensado por seus esforços defensivos.

[MÃOS SOMBRIAS DO FIRMAMENTO]

De todos os Campeões de Clã, poucos possuem a presença do Campeão do Clã do Caranguejo, Hida Kisada (CS 37). O Grande Urso defende a muralha há anos, e sacrificou sua glória pessoal ao perseguir esta missão especial.

Hida Kisada representa a habilidade do Caranguejo de se destacar em conflitos. Enquanto você não tiver perdido um conflito na fase, você pode cancelar os efeitos da primeira habilidade de ação que seu oponente use no conflito. Enquanto o Caranguejo defende suas terras, seu oponente precisará trabalhar muito mais para influenciar conflitos, precisando gastar uma habilidade antes de poder usar a maioria dos seus efeitos.

caranguejo7

Hida Kisada é um exemplo de consistência. Possuindo glória zero, honrar Kisada não vai aumentar seus atributos, mas desonrá-lo também não afetará a habilidade dele de dominar completamente os conflitos militares com seus 7 pontos de perícia militar.

[GUARDIÕES ESTOICOS]
Ligados ao seu dever e sempre estoicos, o Caranguejo é uma das forças mais militantes de Legend of the Five Rings: The Card Game.

Tradução: André “Arkano” Bigler.
Fonte: Rokugan’s Shield