Promoresenha – San Juan: Novas construções

A primeira edição de San Juan possui uma expansão chamada The new buildings and events lançada em 2009 pelo autor do jogo base, Andreas Seyfarth. Essa pequena expansão traz novas cartas de construções comuns e especiais, além de eventos, algo novo no jogo. Para conferir a resenha do jogo base feita aqui no blog, clique aqui!

sanjuanexpansao1
Cartas da expansão

Já na segunda edição do jogo base, lançada na Europa originalmente em 2014, a expansão sofreu uma reformulação onde as cartas de evento foram retiradas e uma nova carta de construção foi incluída: a Cabana. Essa edição foi a mesma lançada no Brasil na qual a gigante Grow também incluiu a nova expansão agora denominada apenas Novas construções. Além disso, nessa versão existem algumas poucas cartas adicionais de plantações.

As cartas da expansão são misturadas ao jogo base incrementando a pilha de cartas de compras do jogo e trazendo um novo fôlego à sua rejogabilidade. Boa parte das cartas de construções são parecidas com as do jogo base, porém existem algumas especiais que lidam diretamente com novas formas de pontuar e novas habilidades em diferentes fases do jogo, como por exemplo a carta Cabana, onde o jogador recebe 1 carta da pilha de compras caso ele não tenha vendido nada durante a fase do comércio.

Considerações finais
A expansão Novas Construções traz mais conteúdo ao já sólido jogo San Juan e isso é ótimo. Além da diversidade de cartas de construções existente, a expansão traz algumas com boas habilidades e também novas formas de pontuar.

Em particular existe uma carta bastante poderosa se usada corretamente que é a Catedral. Sua forma de pontuação pode ser essencial para a vitória se construída no momento certo, porém isso não chega ser a um elemento que desequilibra jogo.

Todas as cartas remetem com bastante intensidade tematicamente às construções de Puerto Rico e, por esse lado, parece que esta era uma expansão que já deveria vir com o jogo base desde sua primeira edição. Afinal de contas, San Juan é um jogo claramente derivado de Puerto Rico, apenas com a mecânica completamente diferente.

Pontos positivos
– Mais conteúdo a um jogo já solido
– Maior diversidade cartas e efeitos
– Outras maneiras de pontuar

Pontos negativos
– Algumas cartas podem desagradar por sua força