Resenha – 7 famílias

“- Com quem será que está o filho da família Tanakara?
– E a mãe da família Mato-Fino?
– E os avós da família Bonfim?”
Página oficial do jogo, site da Ludeka

familiascaixa2

O jogo das 7 famílias, ou apenas 7 famílias, é um jogo infantil de domínio público e aqui no Brasil comercializado pela Ludens Spirit através da loja Ludeka. O jogo tem autor desconhecido e normalmente cada editora o lança com um artista diferente, porém este é derivado do clássico internacional Happy Families de 1851, de acordo com o BGG. Mais informações você pode encontrar na Wikipédia (francês) e no Boardgame Geek (inglês).

Mecânica
– Colecionar componentes

familia_componentes1
Todos os componentes

Cada jogador(a) recebe uma mão com cinco cartas aleatórias e tem como objetivo formar o maior número de famílias diferentes no jogo. Para isso, na sua vez, um(a) jogador(a) pede para qualquer um dos oponentes uma das cartas de uma família que gostaria de completar e que esteja, obviamente, em sua mãos. De forma prática, cada um anuncia uma mais ou menos da seguinte forma:

– Eu quero o pai da família Guarani.

Isso indica a vontade de ter especificamente a carta “pai” da família “Guarani”. Cada família, das sete presentes no jogo, possui cinco membros ou cartas diferentes: pai, mãe, filha, filho e avós. Logo, na sua vez, cada jogador(a) possui possibilidades de chamar por alguma das famílias perante seus oponentes.

familia_cartas1
As diversas famílias do jogo

Se o oponente possui a carta mencionada, deve entregar ao jogador que requisitou. Nesse momento, quem pediu a carta primeiramente pode arriscar pedir outra, da mesma família ou não, para um outro oponente ou até para o mesmo oponente que acabou de entregar uma carta. Caso o oponente informe que não possui a carta requisitada, quem requisitou compra uma carta da pilha de compras e encerrar sua jogada.

No momento de comprar sua carta da pilha e encerrar sua jogada, caso o(a) jogador(a) compre a carta que tinha sido requisitada anteriormente, ele(a) deve mostrar a todos na mesa e pode continuar jogando.

Uma vez que uma família esteja completa com as cinco cartas (pai, mãe, filha, filho e avós), então a família completa é anunciada à todos e baixada em aberto. Isso não encerra o seu turno.

familia_leblon1
Família “Leblon” completa

Quando as cartas da pilha acabarem, todos jogam com o que tiverem na mão. A partida acaba com todas as família completas à mesa e quem tiver mais famílias, ganha.

Considerações finais
Obviamente, 7 famílias é um jogo infantil. A mecânica de colecionar componentes é simples o suficiente para uma criança entender e, considerando que saiba ler, pode jogar sem problema algum.

Algo interessante no jogo que ele trabalha o conceito de honestidade, considerando que as mãos de cartas de todos os jogadores estão fechadas e o “chamado” das cartas deve ser respondido honestamente para que o jogo seja divertido para todos a mesa. Assim sendo, além de trabalhar atenção, acostumar a lidar com cartas e outros benefícios diversos, a criança também aprende mais um bocado a jogar honestamente.

O jogo é absurdamente simples, mas também muito divertido aos pequenos. A arte, também bastante simples, cumpre bem o seu papel, inclusive formando pequenos quadros para cada família, porém poderia ser um pouco mais bonita. Vale lembrar que este é um jogo que facilmente aceita qualquer tema, de heróis à comida!

Pontos positivos
– Jogo simples e direto, perfeito para os pequenos
– Fácil aprendizagem e ensina a lidar principalmente com a honestidade

Pontos negativos
– Arte muito simples