Conheça o Êba!, um kit de iniciação maker

Que tal um verdadeiro conjunto de itens bem bacanas para criar brincadeiras e até mesmo pequenos brinquedos com as crianças? Esse conjunto, ou kit, se chama “maker” (criador, em inglês) e traz peças comuns do cotidiano brasileiro para a criação desses brinquedos ou brincadeiras.

Copos plásticos, palitos de picolé, tampinhas de garrafa e outros formam esse kit que tem como objetivo jogar junto com crianças, proporcionando uma experiência sadia de brincar e criar junto com os pequenos. Voltado para crianças de 4 a 8 anos em média, a ideia de sua criadora, a carioca Lisandra Rodriguez, era tanto criar um trabalho de graduação em design quanto aproximar pais e filhos ou adultos responsáveis (avós, padrinhos, tios, etc) e crianças.

kiteba_intro1

Ser “maker”

De acordo com Lisandra, “maker” de forma resumida é uma prática que tem como base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar vários tipos de objetos com suas próprias mãos, no intuito de suprir suas necessidades ou as necessidades de outras pessoas.

A grande intenção do movimento é, ao invés de comprar um produto, produzir o mesmo por conta própria, reforçando que a economia colaborativa pode ir contra o excessivo consumismo infantil que existe. O jogo ou kit é resultado de uma extensa pesquisa sobre consumismo infantil, tema que norteou o projeto de graduação em design na UFRJ da autora.

kiteba_componentes1
Componentes diversos e variados

A criadora da criatura

Na intenção de juntar tanto o trabalho, sua criatividade e também a ideia de que é possível construir kit que incentiva a reutilizar que surgiu o Kit Êba! – Experimentar, Brincar, Aprender. Em se tratando da criadora, Lisandra é designer recém formada pela URFJ, ilustradora e educadora maker, sempre com paixão também por economia colaborativa. Atualmente trabalhando como educadora maker em um colégio no Rio de Janeiro e como profissional autônoma em design, na sala de aula ela tem seu palco de atuação do movimento maker e no design como facilitadores da educação.

Toda a recepção do público durante os vários meses de testes, eventos e públicos diferentes, sempre com ótima aceitação de acordo com Lisandra. A designer carioca utilizou os componentes através de atividades STEAM, uma metodologia que consiste ensinar Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática de forma lúdica para crianças – em diversas escolas pelo mundo. Com relação à demanda de materiais, tanto por qualidade quanto por quantidade, a seleção se realizou com base em testes sucessivos por parte da autora e por parte dos usuários.

kitebacartas_close1

E a proposta?

Basicamente a proposta é criar brinquedos e/ou jogos com os diversos componentes que fazem parte da caixa a partir de cartas disponibilizados na caixa do kit. Na prática, além dos diversos componentes existentes, os adultos ainda contam com cartas com excelentes indicações de brincadeiras para fazer com os pequenos.

Inclusive, em termos de expor a proposta para que pais, educadores e curiosos possam observar de perto como é, Lisandra já expôs sua obra no Museu Nacional de Belas Artes de novembro de 2017 até janeiro deste ano.

kiteba_museu1
Museu Nacional de Belas Artes

Ficou curioso(a)? Veja mais informações no site e portfólio de Lisandra! O site está bastante completo, super fácil de entender e navegar. Sucesso à designer e educadora maker!