O que foi a Global Game Jam no RJ para os jogos de tabuleiro

Neste último final de semana aconteceu a Global Game Jam em diversos países, inclusive no Brasil e inclusive no Rio de Janeiro! A Global Game Jam, ou simplesmente GGJ, é um evento voltado para a criação de jogos dado um tema escolhido e em curto espaço de tempo que envolve pessoas do mundo todo. O evento ocorreu em aproximadamente 3 dias, uma corrida de pouco mais de 48 horas para projetar, desenvolver e por fim criar um jogo funcional. Para saber mais detalhadamente sobre o conceito de game jam, clique aqui.

ggjlocal1
Nave do Conhecimento – Um dos locais da GGJ no RJ

De acordo com a empresa GGJ, a ideia desta pequena corrida contra o tempo é incentivar a inovação, experimentação e colaboração nos diversos países onde o mesmo ocorre. Desde sua história que começou em 2009, o evento já ocorreu em mais de 90 países, já teve mais de 50 mil participantes e bem mais que 15 mil jogos criados e publicados no site da empresa. A nível de curiosidade, somente em 2017, durante o período de 20 a 22 de janeiro, foram 701 locais hospedando o evento em 95 países, onde 36.401 participantes registrados criaram 7.263 games no total (clique no link para ler mais sobre a jam do ano passado).

De alguns anos para cá a categoria de jogos de tabuleiro se tornou parte integrante dos jogos a serem desenvolvidos durante a GGJ, que tem claramente um foco em jogos digitais. Após o tema ser anunciado durante o evento (clique aqui para assistir ao vídeo de tema do evento, não se esqueça das legendas em português!), pontualmente em horário pré-determinado e respeitando-se o fuso horário dos países participantes, todos os participantes que não tem times se agrupam, se organizam e dividem as tarefas para começar suas criações.

Os jogos de tabuleiro

A corrida significou a mesma coisa para os jogos de tabuleiro, porém com o desafio adicional de que, sem ferramentas digitais e com poucas pessoas disponíveis para testar o jogo, todas as etapas de criação e testes praticamente foram feitas pelo time que criou o jogo. Para qualquer lado do evento existiam grupos de diversos tamanhos focados em desenvolver seus produtos digitais e isso deixa claro que, aqui no Brasil pelo menos, desenvolver jogos de tabuleiro (ou jogos “analógicos”, “de mesa”) ainda é algo pequeno.

ggjfotosdesenvolvimento1
Pessoas, componentes e muita criação no evento

Por um outro lado, a recepção por parte tanto dos participantes quanto da organização não poderia ser melhor. Diversos jogadores, desenvolvedores e até mesmo profissionais de empresas que visitaram o evento são muito simpáticos quanto a criação de jogos fora da esfera de digital e essa simpatia se estende a questionar e aprender sobre os processos de criação.

Jogo de tabuleiro na GGJ

Obviamente por estar em um evento de criação de jogos, não poderiam faltar ideias diversas de jogos de tabuleiro, cartas, jogos pequenos ou leves e jogos festivos, sempre voltados para o tema do evento que era “transmissão” e também para o formato de produto pequeno e rapidamente jogado.

Com isso em mente e com um time de sete pessoas foi criado o jogo “Pruu!”, um divertido micro jogo festivo onde o objetivo de cada jogador é, enquanto assume o papel de um pombo-correio durante uma guerra, transmitir mensagens secretas para um endereço específico que está com um oponente qualquer. Um pequeno jogo de dedução e muitas risadas!

ggjpruutotal1
Versão inicial e produto final impresso e com a arte de Andreza Farias

Existiu de nossa parte uma pequena corrida para organizar as ideias do jogo em torno do tema, assim como a preocupação de tanto ter alguma ligação com o mesmo (transmitir mensagens, entregar algo) quanto também trazer qualidade em um jogo pequeno, rápido, leve e fácil de aprender e jogar, com o mínimo de regras possível. Para nós e para as pessoas que testaram, a missão foi cumprida com sucesso e a experiência de ser desafiado a criar algo em torno de um tema inesperado foi bastante enriquecedora.

ggtime1
O time dos tabuleiros

Da esquerda para a direita na foto acima, o time contou com Thaila Veiga (testes), Andreza Farias (arte), Sanderson Virgolino (criação e testes), Leandro Pinto (criação e testes), Jorge Luís (criação, revisão e testes), Sabrina do Valle (criação e testes) e Rodrigo Deus (criação, revisão e testes). Futuramente o jogo Pruu! será resenhado por aqui no blog. Para quem se interessar em participar de uma edição da GGJ, deixo minha recomendação pessoal através dessa postagem divina!