Prévia de clã 1 – Garça: Pináculo da perfeição

De seus jardins perfeitamente bem cuidados até seu estilo impecável, o Clã da Garça é a verdadeira personificação da beleza e da graça em Rokugan. A Garça traz um senso de sofisticação às cortes do Império Esmeralda, onde ela domina os conflitos políticos com técnica inigualável. Seus guerreiros e cortesãos rapidamente se tornam honrados, e suas perícias de duelo não possuem comparação no Império.Hoje primeiramente vamos observar o Clã da Garça de Legend of the Five Rings: The Card Game (L5R). Excelentes no reino político, o Clã da Garça busca a vitória honrando seus personagens e limitando as opções do oponente.
cartasgarça1
Cartas

[O AUGE DA MODA]
Honrar personagens não é apenas uma vantagem que a Garça dá para si, mas é algo essencial à sua própria identidade. Sua carta de Filosofia, Way of the Crane (Core Set 146) permite que você honre um personagem ao custo de zero Fate, e se você alvejar uma carta como Savvy Politician (CS 45) você dobra o valor de Way of the Crane ao honrar um personagem adicional. Personagens Honrados adicionam seus valores de Glória aos valores de perícia, dando aos jogadores da Garça grandes vantagens em qualquer tipo de conflito.

Estes personagens Honrados brilham no reino político, especialmente quando recebem apoio de personagens como Asahina Artisan (CS 40), um shugenja que pode aumentar em três pontos a perícia política de outro personagem da Garça durante um conflito político. O Artisan não apenas fortalece outros personagens, mas sua característica de Shugenja permite que jogadores da Garça usem poderosos feitiços como Cloud the Mind (CS 202).

garca1Quando enfrentando a Garça, não é apenas o conflito que está em jogo, mas a própria honra. Kakita Asami (CS 48) permite que jogadores da Garça suguem a honra de seu oponente quando vencem um conflito político. Usar Kakita Asami cedo no jogo durante um conflito no qual você tenha um personagem no auge da moda (Height of Fashion, CS 143) é uma forma fácil de drenar a honra de um oponente cujo estilo já tenha sido ultrapassado pelo seu.

A Garça também pode criar laços entre personagens honrados. Asahina Storyteller (CS 50) não apenas tem a característica “Sinceridade”, que permite a você comprar uma carta quando ele sai de jogo, mas também dá “Sinceridade” a cada personagem honrado que você controle! Isso significa que você vai receber não apenas um ponto de Honra quando estes personagens honrados saírem do jogo, mas receberá uma carta do baralho de conflitos também.

[UM CONTRA UM]
garca2Enquanto conflitos representam forças se encontrando nos campos de batalha ou na corte, às vezes as coisas ficam um pouco mais pessoais, e um duelo acontece. Duelar em Legend of the Five Rings: The Card Game funciona muito como uma aposta de honra. Um duelo é iniciado através da habilidade de alguma carta, como Kakita Kaezin (CS 49) do Clã da Garça. O efeito diz aos jogadores que tipo de duelo está ocorrendo (militar ou político), quem está participando e quais serão os efeitos. Então, os jogadores usarão seus discos de honra para apostar honra e adicioná-la ao valor apropriado de perícia do participante do duelo. O jogador que apostar mais paga a diferença a quem apostou menos, e aquele que possuir o maior valor combinado vence o duelo.

Os efeitos dos duelos podem ser poderosos – enquanto Kakita Kaezin pode remover do conflito todos os personagens não envolvidos no duelo, Duelist Training (CS 142) permite que seus personagens desafiem oponentes a u duelo, com o perdedor ficando curvado. Este pode ser o modo perfeito de defender suas províncias de ataques.

[ALÉM DE REPROVAÇÃO]
Como árbitros da beleza, do estilo e da honra, os da Garça não permitem que os outros simplesmente tragam seus conflitos; eles estão além de qualquer reprovação e possuem várias formas de negar as táticas de seus oponentes.

A forma mais direta destes métodos é Voice of Honor (CS 145), que permite a você cancelar os efeitos de um evento usado por um oponente caso você controle mais personagens honrados que ele. Alcançar este requerimento não é problema para a Garça, e seus inimigos pensarão duas vezes antes de jogar eventos importantes.

Quando a voz não é suficiente, certos personagens estão simplesmente acima de questionamento (Above Question, CS 141) e não podem ser alvejados por quaisquer eventos. Jogar Above Question em personagens de alto custo de Fate assegura que eles permaneçam a salvo de efeitos que diminuiriam seu impacto. Outros personagens da Garça podem limitar os efeitos que ocorrem durante conflitos nos quais participem – Steward of Law (CS 139) impede que personagens fiquem desonrados durante conflitos e, sendo uma carta de conflito, pode ser jogada no meio de um deles para surpreender seu oponente. Enquanto isso, Guest of Honor (CS 51) simplesmente impede seu oponente de jogar eventos durante todo um conflito.

[UM LAR PACÍFICO]
garca3Shizuka Toshi (CS 2), Fortaleza da Garça, solidifica o domínio do clã na arena política. Você pode curvar a Fortaleza durante um conflito político para curvar um personagem participante que tenha dois pontos ou menos de perícia política. Para competir com a garça, Shizuka Toshi assegura um certo limite que deve ser alcançado para estar a par politicamente com os gloriosos cortesões da Garça.

Como qualquer clã no Core Set de Legend of the Five Rings, a Garça tem sua própria Província única que só pode ser usada pelo clã. The Art of Peace (CS 9) tem quatro pontos de força da província e um efeito devastador para oponentes que decidam ataca-la. Quando The Art of Peace é quebrada, cada personagem atacante se torna desonrado e cada defensor se torna honrado. A Garça pode perder uma província, mas a graça e nobreza que demonstram defendendo suas terras garantem uma grande vantagem.

[A FILHA DE SEU PAI]
“O rosto que observava sob o capuz brilhou como alabastro, um golpe de beleza emoldurada por cabelo branco como neve. Nerishma o reconheceu de imediato e deu um assustado passo para trás.”
– D. G. Lauderoute, “A Filha de Seu Pai”

Quando Doji Satsume renunciou ao título de Campeão do Clã da Garça, a responsabilidade foi passada para sua filha, Doji Hotaru (CS 52). Apesar da nova posição de Campeã, Doji Hotaru lidera seu clã com graça. Depois que você vence um conflito político no qual Doji Hotaru participa, você pode ativar o efeito do anel que está sendo contestado. Isso acontece em adição ao efeito que você recebe por vencer o conflito como atacante, o que significa que o anel contestado é ativado duas vezes quando você está na ofensiva. A habilidade de Doji Hotaru pode ser usada para ganhar quatro de Honra do anel do Ar, ou para remover dois Fates de personagens de seu oponente com o anel do Vácuo.

https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/63021_p1dmu9.png

A habilidade de Doji Hotaru também pode ser usada depois que você vence um conflito político como defensor, não apenas negando que seu oponente use o efeito do anel mas dando a você a oportunidade de usá-lo.

Vencer um conflito com Doji Hotaru provê uma mudança poderosa e com seis pontos de perícia política e três de perícia militar, ela é uma força a ser reconhecida. Adicionalmente, com três pontos de Glória, honrar Doji Hotaru significa ver suas perícias aumentando para nove e seis, respectivamente. Estes são alguns dos melhores níveis de perícia do jogo, e inimigos da Garça precisarão dedicar uma vasta quantidade de recursos para resistir a Doji Hotaru em conflitos.

[PERFEIÇÃO]
Com elegância incomparável, a Garça acredita ser a personificação de cada aspecto de estilo e beleza, e com a força de honrados cortesões, poucos argumentariam contra isso.

Una-se às fileiras da Garça quando Legend of the Five Rings: The Card Game for lançado na GenCon 2017 e, posteriormente, nos lojistas a partir do final do ano.

Tradução: André “Arkano” Bigler. Fonte: “Pinnacle of Perfection”.