Morre Douglas Quinta Reis, da Devir Livraria

Nem só de notícias legais são feitos os mundos. Na madrugada de hoje (13/10), morreu em São Paulo aos 63 anos, Douglas Quinta Reis, um dos sócios-fundadores da Devir Livraria.

Nascido no dia 24 de fevereiro de 1954, Douglas foi um dos grandes impulsionadores da cultura nerd/geek dos anos 1990, em grande parte ao fundar, junto com Walder M. Yano e Mauro Martinez dos Prazeres (falecido em 07 de fevereiro de 2012) em 1987 aquela que se tornaria uma das maiores editoras de quadrinhos e RPGs da época. Em uma época em que o RPG engatinhava no país e o universo nerd ainda não era reconhecido como hoje, foi a Devir a única a competir com a extinta Abril Jovem na produção e tradução de livros de RPG, e a primeira  a se aventurar a trazer um cardgame colecionável em português (Magic: The Gathering). Anos depois, já contando com um grande catálogo com alguns dos maiores RPGs da época, como GURPS e a franquia Storyteller, e quadrinistas renomados como Laerte, Angeli, Adão Iturrusgarai e Lourenço Mutarelli, a Devir se aventuraria com novos jogos, como o cardgame Pokémon, e jogos de tabuleiro.

Em nota, a Devir Livraria disse em sua página no Facebook:

“É com pesar que comunicamos o falecimento de Douglas Quinta Reis, nessa madrugada do dia 13 de outubro de 2017, em São Paulo. Douglas, como um dos sócios-fundadores do grupo Devir, esteve à frente de tantos projetos e parcerias que contribuíram imensamente para o mercado Geek, principalmente o mercado editorial de RPG e Literatura.”

Editoras de RPG e boards também citaram Quinta Reis em notas próprias. A Pensamento Coletivo disse que “hoje é um dia triste para a comunidade do RPG. Faleceu Douglas Quintas Reis, um dos pioneiros do RPG no Brasil. Se não fosse por ele, lá pelos idos dos anos 80/90, não sei (sic) em que ponto estaríamos com o RPG aqui.” A New Order Editora disse que Quinta Reis “fez um trabalho lindo com os quadrinhos e com o RPG no Brasil, pela Editora Devir, a quem devemos muito e respeitamos. Influenciou muitos de nós jogadores a seguir os seus passos, nos inspirou.” A Conclave Editora e a Mandala representaram seu luto através da mudança de suas fotos de perfil na rede social. Páginas ligadas ao universo nerd também se manifestaram, como o Omelete, o RPG Notícias e demais outras.

Fica aqui nosso pesar pelo falecimento, nosso desejo de força aos familiares e amigos, e o sentimento a toda a comunidade nerd/geek do Brasil, que perde um de seus mais apaixonados defensores.