Prévia de clã 2 – Leão: Mestres da guerra

“Um leão é mais do que seu rugido, mais do que sua juba, mais do que suas presas, mais que seu coração. Um leão é tudo isso.” – Mari Murdock, “O Preço da Guerra”

Possuindo o maior exército de Rokugan, poucos podem resistir à força pura do Clã do Leão. Sendo a Mão Direita do Imperador, o Leão vive, respira e morre pelo Império Esmeralda. Entrando em batalhas gloriosas, o Clã do Leão domina seus inimigos com poderio militar paralisante. Também já foi postado sobre o clã Garça aqui no blog, clique aqui para ler sobre!

l5rlancamento_caixa
Caixa oficial

Hoje, apresentamos o Clã do Leão de Legend of the Five Rings: The Card Game. Com seus ferozes Bushi, o Leão busca sobrepujar seus oponentes com pura maioria, para quebrar suas províncias e provar sua superioridade.

leao1
[FORÇA NOS NÚMEROS]

Tradicionalmente em Legend of the Five Rings: The Card Game, jogadores são limitados a jogar até quatro personagens durante a Fase de Dinastia, um de cada província. Oponentes do Clã do Leão logo descobrirão que eles são excelentes em quebrar este limite. Staging Ground (Core Set 80) e Akodo Gunso (CS 71) permitem que você vire para cima cartas que estão de face para baixo nas províncias para continuar recrutando personagens que você normalmente precisaria esperar um turno para ver.

leao1Recrutar personagens adicionais normalmente toma uma parte de seu Fate, mas o Clã do Leão contém vários guerreiros que podem entrar em batalha com pouco custo. O Recruta Obstinado (Obstinate Recruit, CS 67) é gratuito para entrar em jogo, e com dois pontos de perícia militar pode ter um impacto significante nos conflitos. Entretanto, ele é descartado imediatamente se seu oponente possuir mais honra que você. Isso seria uma fraqueza para outros clãs, mas o nobre Leão possui muitas maneiras de assegurar que sua honra é maior que a dos oponentes. Enquanto isso, o Guardião do Voto Vingativo (Vengeful Oathkeeper, CS 160) pode ser colocado em jogo de graça depois que um jogador do Leão perde um conflito militar. Ele não apenas fortalece as legiões do Leão, como o faz em um momento inesperado que lhe permite contra-atacar imediatamente. Em casos como o do Vengeful Oathkeeper, é importante saber que personagens colocados em jogo através de um efeito não podem receber Fate adicional, o que significa que um Oathkeeper colocado em jogo através de sua habilidade só terá um turno para causar impacto.

Personagens do Leão também aumentam suas forças ao continuar no campo de batalha mesmo quando deveriam ser descartados. Steadfast Samurai (CS 70) não perde Fate nem é descartado durante a Fase de Destino caso você possua cinco ou mais pontos de honra que o oponente, e Stand Your Ground (CS 166) permite que um personagem perca seu status de Honrado para permanecer no campo de batalha. Estas táticas permitem ao Leão criar uma grande força para conflitos, e a vantagem numérica permite usar cartas como Strenght in Numbers (CS 169) para virar as batalhas ao seu favor. Enquanto atacando, um jogador do Leão pode usar Strenght in Numbers para escolher um personagem defensor com valor de glória igual ou maior que o número de atacantes e mover aquele personagem para casa. Isso permite à horda do Leão remover personagens que poderiam atrasar sua gloriosa conquista militar e pisotear seus inimigos.

[CORAJOSOS GUERREIROS]
leao2Enquanto o Clã da Garça confia em seus afiados courtiers para lhe dar vantagem na corte, os Bushi do Clã do Leão provêm domínio no reino do conflito militar. Após um conflito no qual o Clã do Leão quebra uma província, For Greater Glory (CS 168) dá um fate a cada personagem Bushi participante que você controla. Quanto mais Bushi você tem no campo de batalha, maior o impacto de For Greater Glory pelo resto do jogo. O impacto é ainda maior se um destes Bushi possuir uma Sashimono (CS 164), que o impede de ficar curvado durante a resolução de um conflito militar. Vencendo ou perdendo, um Bushi defendendo com Sahimono vai permanecer de pé para participar de outro conflito, e For Greater Glory assegura que Sashimono será usada no próximo turno também. Para tirar maior proveito de seus samurai, o Caminho do Leão (Way of the Lion, CS 167) permite dobrar a perícia militar base de um de seus personagens durante um conflito, o que pode ser uma melhoria impressionante para o clã que já possui alguns dos maiores valores de perícia militar do jogo.

leao3Ikoma Eiji (CS 78) combina a capacidade do Leão de reunir largas forças com seu foco nos Bushi, permitindo a você colocar um Bushi de custo três ou menor em jogo vindo de uma de suas províncias ou do descarte de dinastia depois que você perde um conflito político. Apesar de o Leão normalmente ter problemas com esses conflitos, com Ikoma Eiji no campo até mesmo a derrota vai dar uma vantagem e a habilidade de contra-atacar. Tenha em mente, porém, que personagens colocados em jogo desta forma não recebem fate, o que faz deles um bônus efêmero. Entretanto, se o personagem escolhido for Matsu Beiona (CS 76), e você já controlar três ou mais outros Bushi, ela receberá dois fate não importando de onde tenha vindo para entrar em jogo.

Ikoma Eiji não é o único método que o Leão possui para colocar personagens em jogo de formas inesperadas. Kitsu Spiritcaller (CS 74), um dos poucos Shugenja do Clã do Leão, pode curvar-se para trazer um personagem de um de seus descartes para um conflito. O personagem retornará ao fundo do baralho respectivo no final do conflito, mas ainda assim Kitsu Spiritcaller pode virar a maré a seu favor trazendo alguns dos mais potentes samurai do Leão, como um General Honrado (Honored General, CS 77).

leao4Com Shugenja como Kitsu Spiritcaller, o Leão honra seus ancestrais e busca o caminho daqueles que partiram. Guidance of the Ancestors (CS 162) dá um bônus de um ponto às perícias política e militar e, mais importante, pode ser jogada do descarte de conflito. Mesmo que saia de jogo, a Orientação dos Ancestrais pode continuamente levar o Clã do leão à vitória pelo custo de um fate.

[LOCAIS DE HONRA]
A Fortaleza do Leão em Yojin no Shiro (CS 4) apoia seu domínio militar e estratégias de enxame, permitindo que você curve a fortaleza para das a cada personagem atacante um ponto adicional de perícia militar. Isso pode fazer a diferença não apenas entre vencer e perder um conflito, mas se esta vitória levará ou não à quebra de uma província. Com um valor de honra inicial de 12, Yojin no Shiro dá ao Leão o maior valor de honra inicial do core set!

leao5O Leão recebe muitos bônus por ser mais honrado que o oponente. Para permanecer assim, eles vão apostar pouca honra na fase de compra para ficar à frente dos inimigos. Infelizmente, isso leva à falta de importantes cartas de conflito. Entretanto, como muitos de seus outros efeitos, as cartas de conflito do Leão podem ser obtidas no calor da batalha. The Art of War (CS 11) é a província única do Clã do Leão, e permite ao jogador comprar três cartas quando ela é quebrada. Assim com a The Art of Peace do Clã da Garça, The Art of War permite ao Leão ganhar uma vantagem mesmo quando perdem uma batalha, dando ao clã a oportunidade perfeita de contra-atacar aqueles que ousam passar por suas defesas.

[O PREÇO DA GUERRA]
leao6Com a morte de seu irmão Akodo Arasou em Toshi Ranbo, o manto de campeão do Clã do Leão recai sobre Akodo Toturi (CS 79). Cabeça fria e calmo, o brilhantismo de Akodo Toturi no campo de batalha dá ao já formidável exército do Leão ainda mais presas. Com seis de perícia militar e três de perícia política, Akodo Toturi pode quebrar uma província quase sozinho durante um conflito militar, e pode se garantir politicamente. Caso ele se torne honrado, seu valor militar de nove pontos dominará o campo de batalha.

Como uma imagem espelhada da Campeão do Clã da Garça, Doji Hotaru, Akodo Toturi permite que você ative o efeito de um anel depois de reivindica-lo durante um conflito militar. Isso significa que se for um atacante vitorioso, Akodo pode ativar o anel duas vezes. Como defensor, ele pode defender suas terras e ainda ativar o efeito de um anel, fazendo seu oponente pensar duas vezes antes de declarar conflitos militares quando Akodo Toturi estiver no campo. E sendo um Bushi, ele tem acesso ao extenso suporte do Leão, incluindo Sashimono, permitindo que ele participe de múltiplos conflitos no mesmo turno.

leao7

[HONRA, GLÓRIA, DEVER]
Com um exército sem igual, o Clã do Leão é uma das maiores forças de dominação em Rokugan. Aqueles que ficam em seu caminho enfrentam a força total da Mão Direita do Imperador, e têm pouca chance de sair sem se ferir.

Tradução: André “Arkano” Bigler. Fonte: “Masters of War”.