Meeple Mostarda #08 – Notícias de jogos do Brasil e do mundo

Seguem as notícias do Brasil e do mundo nos jogos tabuleiro de acordo com nossa autoridade local, senhor Coronel Mostarda! Clique aqui para assistir o vídeo desta pauta!


Nesse último fim de semana rolaram duas importantes feiras para o mercado de jogos de tabuleiro, a GenCon nos Estados Unidos, e o Diversão Offline aqui no Brasil. Como foram muitos anúncios, vou me ater em dar detalhes apenas dos jogos que eu ainda não comentei aqui no canal, para o vídeo não ficar muito longo. Então vamos lá!

Mundo

TI4 vem aí!
Começando com os anúncios da GenCon, a Fantasy flight revelou que vão lançar uma nova versão do Twilight Imperium, que atualmente está na terceira edição. Esse é um jogo no estilo 4X onde cada jogador controla uma raça alienígena com o objetivo de controlar a galáxia, conquistando planetas através do militarismo, poder político e econômico. A terceira edição do jogo é considerada por muitos o melhor jogo de estilo americano, e agora a quarta versão pode tomar esse posto. O jogo está previsto para ser lançado no ultimo trimestre desse ano, com um preço sugerido de 150 dólares.

Legião de miniaturas do Star Wars
Outro anuncio da FFG foi o Star Wars Legion, um jogo tático de miniaturas baseado na franquia. Cada jogador controla seu time e deve destruir o time inimigo em batalha. O jogo está previsto para sair também no ultimo trimestre com um preco sugerido de 90 dólares.

Construa sua civilização
Outro jogo que chamou a atenção foi o Civilization: A New Dawn, também da FFG. Nele, cada jogador vai controlar uma civilização e terá seu próprio objetivo para completar, enquanto conquistam novos territórios, adquirem tecnologias e constroem as maiores maravilhas do mundo. O jogo é baseado no clássico dos jogos de computador, Civilization e está previsto para sair no final do ano, com um preço de 50 dólares la fora.

Novidades da CMON
Quem também fez alguns anúncios foi a CMON. O primeiro deles foi o do jogo baseado na HQ Kick-Ass. Ele vai ser um jogo cooperativo onde os jogadores precisam enfrentar um vilão que está espalhando o caos em Nova York. Outro jogo baseado em uma HQ é o Hate, um jogo que a gente ainda não tem muitos detalhes, mas que deve ser o próximo financiamento coletivo da empresa. O terceiro anúncio foi uma expansão para o Arcadia Quest, chamada Riders. Nela são acrescentadas as montarias que os jogadores vão poder usar com seus personagens.

Dark Souls de cartas
Depois de sair o jogo de tabuleiro baseado em Dark Souls, agora foi anunciado o jogo de cartas da franquia. Nele os jogadores vão enfrentar juntos diversas criaturas e precisam sobreviver até que a ultima e mais poderosa delas tenha morrido. O jogo deve sair em 2018!

Castle os Burgundy agora nos dados
O jogo Castles of Burgundy já ganhou uma versão de cartas e agora vai receber uma versão de dados. Nele, os jogadores vão rolar dados e anotar seus resultados no seu tabuleiro individual, tentando preenche-lo. O jogo já está disponível na França com um preço sugerido de 15 euros.

Lutando contra os Anciões na Australia
O jogo A Study in Emerald do Martin Wallace vai receber uma continuação. Chamada Auztralia, os jogadores vão explorar o continente australiano tentando eliminar os monstros da mitologia do Lovecraft que ainda estão por lá, mesmo depois do mundo ser salvo no jogo anterior. Esse novo jogo deve sair no Kickstarter no ano que vem.

Primeira expansão do Lorenzo Il Magnifico
Depois de ter feito bastante sucesso, o jogo Lorenzo Il Magnifico vai receber sua primeira expansão. Ela se chama Houses of Renaissance e agora cada jogador vai controlar uma casa poderosa que oferecem habilidade únicas. Além disso ela acrescenta mais um jogador na mesa e novas cartas de desenvolvimento. A expansão está prevista para outubro desse ano.

Clank no espaço!
A Renegade anunciou um novo jogo baseado no sucesso Clank!. Ele vai se chamar Clank! In! Space! e vai ser um jogo independente, dessa vez se passando no espaço. Os jogadores agora vão precisar hackear a nave do lorde do mal para conseguir roubar tesouros e recrutar parceiros, mas não podem fazer barulho para não chamarem a atenção do vilão. O jogo deve sair em breve, com um preço sugerido de 60 dólares.

Brasil

Anúncios do Diversão Offline
Agora vamos falar do Diversão Offline. Eu estive lá assim como, o Rodrigo Deus do Meeple Divino, e pretendo fazer um vídeo em breve contanto como foi a experiência. Aqui nas notícias vou falar só dos jogos anunciados pelas editoras. E olha, foi uma porrada! Então vou apenas falar eles numa lista rápida de editora por editora.

Começando com a Meeple BR, que revelou que vai trazer para o Brasil os jogos Champions of Midgard, Clans of Caledonia e Lorenzo IL Magnifico, que eu falei da expansão agora a pouco. Em parceria com a Arcano Games, eles anunciaram também o Triora, do Michael Alves.

Passando para a Mandala, foi anunciado o jogo Photosynthesis, que fez sucesso lá na GenCon, o Not Alone e o Dr. Eureka.

A Conclave surpreendeu todo mundo anunciando uma parceria com a CMON trazendo os jogos Ethnos, Richard Lionheart e o Masmorra: Dungeons of Arcadia. Além desses, confirmaram o Near and Far, Clank, sua expansão e possivelmente o novo Clank! In! Space, Inis, Captain Sonar, Magic Maze, Amun-Re e Tikal.

A Galapagos também fez grandes anúncios, como o Twilight Imperium 4ª Edição, que eu falei no começo do vídeo, assim como o Star Wars Legion, Star Wars Rebellion, Rising Sun, Arcadia Quest Inferno e o Pets, Godfather: Corleone’s Empire, Dead of Winter Warring Colonies, e o card game Legend of the Five Rings, que vai ser lançado em um esquema por assinatura, onde todo mês você recebe as novidades e expansões do jogo.

Primeiro jogo da Dijon começa a ganhar imagens
A Dijon Jogos também começou a divulgar as primeiras imagens do seu primeiro jogo, começando pela capa dele. Nele, cada jogador vai construir seu próprio parque de diversões temático, e precisa gerenciar a receita do parque pra que consiga aprimorar ele da melhor maneira possível. Ele vai ser um jogo de colocação de peças, com bônus por adjacência. E lá na página do Facebook da empresa está rolando uma promoção para decidir o nome do jogo. Basta deixar nos comentários deste post aqui uma sugestão de nome e chamar seus amigos para curtir. O autor da sugestão mais curtir vai receber uma cópia do jogo, e o autor da sugestão que eu escolher como nome do jogo, também recebe uma cópia. Então corre lá pra participar!

Terceira edição do Spa de Jogos
Por fim, um recadinho pro pessoal do nordeste. Nos dias 23 a 26 de novembro vai rolar o Spa dos Jogos, em União dos Palmares em Alagoas, e eu vou estar lá! O evento reúne o pessoal todo em um hotel fazenda com várias atividades diferentes, incluindo sorteios, a presença do Jack Explicador do canal Meeple Maniacs (e agora a minha também) e um espaço para os designers nacionais mostrarem seus protótipos, conhecido como Spatótipo. Então não deixa de conferir esse encontro e a gente se vê lá!

Opa! Por essa semana é isso, soldados! Comenta aí embaixo o que você achou das notícias, e se quiser conferir elas na versão em vídeo, é só acessar este link aqui. Até a semana que vem!