Meeple Mostarda #06 – Notícias de jogos do Brasil e do mundo

Seguem as notícias do Brasil e do mundo nos jogos tabuleiro de acordo com nossa autoridade local, senhor Coronel Mostarda! Clique aqui para assistir o vídeo de anúncio dessa parceria divina!

Mundo

Depois do rei, vem a rainha!
Depois do Kingdomino ter levado o Spiel des Jahres desse ano, foi anunciado um novo jogos nos mesmos moldes chamado Queendomino. Segundo o designer do jogo, o Bruno Cathala, ele vai trazer algumas novidades e mecânicas novas em relação ao primeiro, que foram pensadas em agradar aqueles que já jogaram várias vezes o Kingdomino, como edifícios com habilidades, dragões, entre outras coisas. O jogo está previsto para ser lançado durante a feira de Essen desse ano,

Desenhos dos anos 90 na sua mesa
A IDW anunciou uma parceria com o canal de desenhos Nickelodeon e pretendem lançar jogos baseados nas séries dos anos 90. Entre eles estão os Rugrats, Bob Esponja, Rocket Power, Invasor Zim, Hey Arnold e muitos outros. O primeiro jogo vai se chamar Nickelodeon Splat Attack, e vai representar uma guerra de comida entre times formados pelos desenhos animados, representados pelas suas miniaturas. O jogo deve estar disponível numa versão de prévia durante a GenCon.

Fuja da Terra antes que ela exploda!
Os criadores do jogo Sagrada anunciaram um novo jogo pra dois jogadores chamado Before The Earth Explodes. Nele os jogadores precisam reunir a tecnologia necessária pra colonizar 7 outros planetas e então fugir da Terra antes que ela exploda. O jogo está previsto para o fim deste ano.

Vamos construir um palácio com azulejos?
A Plan B, que recentemente lançou o jogo Century, anunciou seu próximo jogo. Ele vai se chamar Azul e nele os jogadores são contratados do rei Manuel I para decorarem com azulejos o Palácio Real de Évora em Portugal. Por enquanto ainda não foram divulgadas muitas informações, mas a gente já sabe que ele vai ser um jogo de tile placement onde os jogadores ganham mais pontos se completarem padrões específicos. O jogo está previsto para a feira de Essen também, em Outubro.

Jogo da Liga da Justiça
A Abba Games anunciou que estão finalizando um jogo baseado nos personagens da Liga da Justiça. Chamado Justice League Dawn of Heroes, os jogadores vão controlar as miniaturas de personagens como Super Homem, Batman e Mulher Maravilha em missões contra os vilões das séries, como Lex Luthor e Darkseid. O jogo está previsto para o fim deste ano.

Fruit Ninja nos tabuleiros
A Lucky Duck, editora do Viking Gone Wild, anunciou um jogo baseado no clássico dos celulares: Fruit Ninja. Na verdade, vai ser uma coleção, contendo 2 jogos, um deles sendo um jogo de cartas e o outro um jogo de dados, e uma expansão que pode ser usada em ambos. As informações ainda são muito poucos, mas a gente sabe que eles pretendem lançar uma campanha no Kickstarter ainda esse ano.

Agora é a vez de Venus
O hype do ano, Terraforming Mars, teve uma nova expansão anunciada. Dessa vez os jogadores são mandados para terraformar o planeta Venus na expansão chamada Venus Next. Ela vai ser mais focada em alterar a atmosfera do planeta e inclui coisas novas como cidades voadoras. Ela ainda não tem uma data de lançamento especifica, mas a gente pode esperar o lançamento pra ainda esse ano.

Starks vs Lannisters
A CMON lançou a campanha de financiamento coletivo do A Song of Ice and Fire Tabletop Miniatures Game. Esse é um jogo para dois jogadores, onde cada um vai controlar um exército de casas diferentes, os dos Starks ou dos Lannisters. A campanha no Kickstarter ainda tem uns 15 dias pela frente, e já arrecadou cerca de 800 mil dólares. Se você quiser dar uma olhada, é só acessar esse link aqui.

Deus vult!
Outro jogo que está em campanha no Kickstarter é o Crusaders: Thy Will Be Done, da TMG. Nele os jogadores vão controlar facções de templários e vão participar de cruzadas pela Europa e Oriente Médio em busca de influência, usando um sistema de mancala pra decidir suas ações. Além disso, a Kronos Games aqui no Brasil disse que vai lançar o jogo com o manual em português para quem apoiar o projeto ou deixar seu nome na lista deles. A campanha vai durar só mais 3 dias, então corre lá pra pegar o seu.

Brasil

Surra de jogo da Devir
A Devir anunciou novos jogos e expansões que pretendem trazer para o Brasil. Entre eles estão o Century: A Rota das Especiarias, o NMBR9, Dragões e Galinhas, Flap Flap, Fast Food Fear, duas expansões do Carcassonne, a Construtores e Comerciantes e a Pousadas e Catedrais, e também o vencedor do Kennerspiel des Jahres, a coleção Exit. Alguns destes já estão em pré-venda agora, outros devem chegar por aqui até o fim deste ano.

Gamecraft será lançado pela Flick
Quem também trouxe novidade foi a Flick. Dessa vez eles anunciaram que vão lançar o jogo nacional Gamecraft, que até então estava com os direitos cedidos para a Mandala Jogos. No jogo os jogadores estão competindo para ver quem cria o melhor jogo de videogame para se tornar a Revelação do Estúdio. Como o autor do jogo, Felipe Biscaro, também é sócio da Flick, nada mais justo que o jogo ser lançado por eles. Por enquanto não temos date de lançamento prevista.

Enchanted Cubes virá como print on damand
Outro jogo nacional que deve sair em breve é o Enchanted Cubes, do Eduardo Guerra, mesmo autor do Crop Rotation. Nele os jogadores representam magos que se enfrentam usando a magia dos seus dados, que podem ter suas faces modificadas. O jogo é pra 2 jogadores, mas pode ser jogado em 4 caso tenha duas cópias do jogo, e ele deve ser lançado pela Game Maker, num esquema de “print on demand”, onde a editora vai imprimir os jogos dependendo da demanda dos clientes.

Nova editora no mercado nacional!
E agora queria trazer uma notícia que estou bastante orgulhoso de anunciar. A partir de hoje uma nova editora surge no mercado, a Dijon Jogos. Sim, Dijon, a mostarda. Qualquer semelhança não é mera coincidência, porque a Dijon é presidida por esse quem vos fala! Desde que entrei no hobbie eu já tinha essa vontade de ter uma editora, e o foco dela vai ser nos jogos nacionais, incentivando cada vez mais os brasileiros a desenvolverem seus jogos. Por enquanto ainda não posso revelar muita coisa, mas o primeiro jogo da Dijon já está em processo final de desenvolvimento e com cerca de 50% da arte finalizada. Em breve devo anunciar para vocês no canal. Mas por enquanto convido a todos a curtirem a página da Dijon no Facebook para acompanhar as novidades.

E por essa semana é isso, galera! Comenta aí embaixo o que você achou das notícias, e se quiser conferir elas na versão em vídeo, é só acessar este link aqui. Até a semana que vem!