Diversão Offline 2017: A cobertura divina

Uma pequena série de postagens será publicada aqui no blog Meeple Divino para que seja possível abordar os aspectos interessantes, novidades, impressões e jogos jogados durante o evento Diversão Offline que aconteceu nesse final de semana dos dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, centro da cidade do Rio de Janeiro.

O evento

Este ano a primeira novidade do Diversão Offline (DOFF) foi realizado em dois dias, o que possibilitava mais oportunidades dos visitantes se programarem melhor para comparecer ao evento. Aliado aos dois dias de evento, mais de 20 empresas estavam expondo seus produtos e serviços, diversos parceiros na divulgação do evento presentes e ainda apoio de grandes empresas como Wizards of the coast e Copag, o evento em sua terceiro edição foi um marco de novo recordes em números por parte da Geek Carioca, organizadora do mesmo.

doff_entrada1
Entrada do evento

Dentre as empresas diversas presentes estavam o estúdio Ventania Tattoo, os demonstradores da Arca dos jogos e da A tenda de jogos e lojas vendendo itens além dos jogos, como colecionáveis e camisas geeks. Também era possível conferir o lançamento do livro Ascensão: Crônicas dos Orcs negros. Porém, considerando que trata-se de um evento de nicho, focado no mercado de jogos de tabuleiro e analógicos (ou de mesa), esta edição contou com algumas surpresas muito agradáveis.

Meeple BR estreando no evento

A primeira surpresa foi a participação, pela primeira vez, de empresas que até então não haviam participado do evento anteriormente: Grow, Mandala jogos, Flick Game studio, Kronos Games, Ludofy, Geeks n’ Orcs, Mitra e Meeple BR. Não como editora, mas também trazendo jogos e novidades, a carioca Game Maker também esteve presente com jogos nacionais no sistema de print-on-demand, porém já com cópias prontas para venda de vários títulos!

doff_grow1
A gigante Grow também veio pela primeira vez

Por fim, mas não menos importante, era possível conferir uma sala inteira de jogos de cartas como Magic, Pokémon e BattleScenes, com direito a demonstradores e kits de iniciantes e também uma sala própria de demonstração da gigante Galápagos, onde foram abordados seus futuros lançamentos nosso mercado.

Bate-papo de qualidade

Um dos investimentos por parte do evento foi na parte de palestras, onde profissionais diversos, assim como pessoas envolvidas em outros projetos, foram convidadas a debater com o público interessado os mais diversos temas. Dentre os ilustres convidados, Sérgio Halaban palestrou sobre suas experiências criando jogos de tabuleiro; Lady Lúdica, Turno Extra, Funbox Ludolocadora e Boardgame girls palestraram sobre representatividade feminina com suas respectivas representantes; Meeple Maniacs bateu um papo bem legal sobre protótipos; editoras falaram sobre precificação, novidades do evento norte americano Gen Con, além de muitos encontros legais para quem joga RPG.

doff_sergio1
Sérgio Halaban (esquerda) em sua palestra

As atrações internacionais, que este ano foram duas, ficaram por conta da Pensamento Coletivo e da Conclave, ambas já veteranas no evento. O autor do RPG Shadow of the demon lord (Pensamento Coletivo), Robert Schwalb, e o autor do jogo de tabuleiro Room 25, François Rouzé (Conclave). Ambas as atrações tiraram muitas fotos, jogaram com o público e deram dezenas de autógrafos para os fãs que compareceram.

doff_conclave1
Conclave e a atração internacional François (apontado na foto)

Vários autores de jogos lançados, para serem lançados futuramente e de protótipos estavam ao alcance do público para conversar, tirar dúvidas e, é claro, jogar seus títulos novos ou antigos. Dentre eles, estavam Rodrigo Rego com seu futuro lançamento nacional Papertown; Sanderson Virgolino com Era dos piratas (Game Maker) e Cangaço (a sair pela Redbox), além de outros protótipos ; Rocky seu jogo premiado Hey! Devolvam a minha vaca!; Norman com seu futuro lançamento DP6; Felipe Biscado (Flick Game studio) com o protótipo do futuro Gamecraft; Redbox editora com os já anunciados Tsukiji e Labyrinx, dentre outros nos estandes das editoras e na área de protótipos.

doff_prototipos2
Área de protótipos

Ações inéditas com parcerias

A organização do Diversão Offline incentivou a doação de alimentos como forma de meia-entrada que serão destinados a Casa Ronald McDonald nos próximos dias. A instituição fica no Rio de Janeiro e oferece cuida de crianças e adolescentes com câncer

Em parceria com a maior plataforma de financiamento coletivo nacional, Catarse, o evento ofereceu uma disputa de protótipos com premiação total de R$ 1.500,00 para o mais votado por parte dos visitantes. Foram mais de 200 projetos inscritos com 15 na concorrência final nos dois dias de evento. Assim, o Sobrevivência na Amazônia foi o grande vencedor e garantiu o início do financiamento para tornar o jogo realidade futuramente!

Com essa introdução e um tanto de fotos bacanas, aguarde a próxima postagem do blog sobre os protótipos jogados, as impressões boas e ruins e mais fotos!