Os 7 novos jogos da Paper Games

Durante um programa do canal Meeple Maniacs de maio, a editora parceira Paper Games anunciou de forma inédita nada mais, nada menos que sete títulos a serem lançados nos próximos meses, boa parte com previsão de lançamento para ainda este ano!

A editora anunciou os títulos abaixo, na ordem anunciada, onde fica o breve comentário do que se trata cada um deles. Como já é de costume da empresa, vários títulos trarão itens promocionais!

1- Saboteur + promo “Ouro perdido”

saboteur1Um clássico jogo festivo de 2004, Saboteur é uma criação do autor belga Fréderic Moyersoen. Este é de longe o título mais famoso do autor, com mais de 12 anos no mercado. No jogo, 3 a 10 jogadores assumem o papel de anões mineradores em busca de ouro em uma mina. O jogo se desenrola através de cartas de túneis que formam os caminhos até as pepitas de ouro, porém nem todos os anões querem minerar… Existem os sabotadores no grupo!(cartas)

O jogo então divide o time de jogadores em dois: mineradores (que querem as pepitas) e os sabotadores (que querem evitar isso a todo custo). A versão brasileira da editora ainda trará o conjunto de cartas promocionais “Ouro perdido” que permite ganhar mais pepitas ao longo do caminho nos túneis.

2- Suburbia + expansão Suburbia Inc + “Essen Spiel”

suburbia1O segundo jogo anunciado foi Suburbia. A editora também anunciou em conjunto que comercializar a expansão Suburbia Inc e também a promocional Essen SPIEL expansion. Suburbia é um dos mais famosos títulos do norte americano Ted Alspach onde os jogadores devem transformar sua cidade em uma metrópole através de um tabuleiro que é construído pela colocação de peças hexagonais. As cidades devem ser autossuficientes e permitir o crescimento da população, pois é assim que a pontuação é contabilizada no final da partida.

Já a expansão Inc permite novos benefícios e poderosas construções, além de bônus e desafios de reputação para melhorar ainda mais a pontuação dos jogadores. Por fim, o conjunto promocional traz mais 6 plaquinhas de construções que acrescentam mais rejogabilidade ao jogo.

3- Kingdomino

kingdomino1Lançamento de 2016, este jogo familiar é uma criação do  famoso game designer francês Bruno Cathala. Nele cada jogador é um senhor de terras tentando expandir seu pequeno reino através de novas terras que são conquistadas pela colocação de peças em uma mecânica de dominó com um leve “tome isso”!

Ao final da partida as propriedades darão pontos de vitória conforme os tamanhos e suas construções. Ainda é possível aumentar o nível de dificuldade e desafio através do uso de regras adicionais contidas no manual do jogo.

4- Bohnanza + promo “Feijão coringa”

bohnanza2Um clássico do mundo dos jogos de tabuleiro e o primeiro sucesso do alemão Uwe Rosenberg, Bohnanza já foi anteriormente lançado no Brasil pela editora Copag. Agora a Paper o traz de volta ao catálogo nacional com uma cartinha promocional, além de cartas com design atualizado, manual de regras revisado, caixa que comporta com sleeves e outras novidades e atualizações em geral!

Nele os jogadores precisam administrar suas plantações de feijões através de cartas baixadas na mesa e muita negociação com os oponentes, porém com uma diferença: jamais alguém pode alterar a ordem das cartas na mão! Vence quem conseguir mais dinheiro ao final da partida através da venda dos feijões.

As cartas promocionais “Feijão coringa” podem usadas como se fossem qualquer outra carta de feijão durante a partida, o que altera a estratégia e adiciona novo conteúdo, já que a mesma nunca foi lançada antes por aqui.

5- Fungi (Morels)

fungi1Originalmente lançado nos Estados Unidos como Morels em 2012, o jogo Fungi é uma nova edição do mesmo jogo do autor estadunidense Brent Povis, apenas com a mudança do nome, arte e design para a Europa, porém mantendo as mesmas regras. Nesse título exclusivo para dois, ambos os jogadores precisarão colher cogumelos na floresta para venda ou consumo. Além de ser um jogo de coleção de componentes, possui uma ótima gestão de mão, sendo assim um excelente e inteligente jogo simples.

Essa é a primeira aposta da editora em um jogo exclusivo para dois jogadores. Torçamos para que seja a primeira de muitas!

6- Luna

luna1O primeiro título da editora dos jogos do famoso autor alemão Stefan Feld, Luna lançado em 2010 e é um jogo onde cada um representa um chefe de uma “Ordem da lua” que precisa resgatar pontos de influência para provar o seu valor e ser o sucessor da Sacerdotisa da lua. Durante seis rodadas cada jogador precisa utilizar sabiamente seus noviços no tabuleiro do jogo para poder maximizar essa conquista de influência e ganhar a partida. De acordo com a ficha do jogo no portal Boardgame geek (BGG), o posicionamento das ilhas e os noviços no começo de cada nova partida dá a sensação de um jogo diferente e cria novas estratégias.

7- Manhattan Project: Chain reaction (spin off do jogo de tabuleiro original)

manhattanchain1Por fim a empresa anunciou o Manhattan Project: Chain reaction, originado do jogo maior de mesmo nome (este último lançado pela editora Pensamento Coletivo aqui no Brasil). O Chain reaction foi lançado em 2016 pelo mesmo autor, o norte americano James Mathe, e o título foca em colocar até 5 jogadores no papel de ministros de uma nação pequena com a missão de desenvolver bombas atômicas para o seu país.

Os materiais e trabalhadores devem ser adquiridos pelos jogadores e uma vez que um determinado número de megatons em bombas for construído, a partida acaba.

Confira o site da editora Paper Games para verifica quais os produtos estão em pré-venda ou ainda já disponíveis. Sucesso!