Promoresenha – Village: Customer expansion 2

Assim como foi abordado aqui no blog a primeira expansão promocional para Village, agora está aqui a resenha da segunda promocional: a Customer expansion 2!

O conjunto promocional foi lançado em 2014 pelo casal do jogo, Markus e Inka Brand, e teve a arte do artista do jogo base, Denis Lohausen.

customer2
Todos os tiles da segunda expansão promocional

Originalmente sendo publicada pela editora alemã eggertspiele, a promocional também hoje é comercializada na BGG store, assim como a outra expansão promocional que já foi abordada aqui no blog.

Assim como no primeiro conjunto, este também é completo de 4 tiles promocionais onde cada um deles tem uma função diferente. Todos os tiles servem para a área do mercado do jogo (área azul) e só podem ser adquiridos através da ação de mercado acionada por um dos jogadores. Entretanto, diferente da Customer expansion 1, a segunda expansão promocional também possui conteúdo para as expansões Village Inn e Village Port.

village_customer2tabela1
Efeito dos tiles

Considerações finais
Os tiles acrescentam mais conteúdo a um jogo que já é completo, sem alterar negativamente o mesmo. Na verdade, considerando que os tiles de mercado já vem em boa quantidade no jogo base Village, então essa pequena promocional só proporciona mais jogabilidade de forma geral.

Os tiles em si trazem apenas uma nova forma de pontuar, que seria o tile de 1 ponto para 2 clientes atendidos, o que pode nortear a estratégia de algum dos jogadores. Por experiência própria, essa estratégia funciona.

Pontos positivos
– Mais rejogabilidade
– Uma possível nova forma de pontuar e nova estratégia

Pontos negativos
– Pouco acrescenta de forma geral