Encontro de Games: Guadalupeças comemora 4 anos de casa cheia

Aconteceu no domingo, 18/6, a edição comemorativa de 4 anos do evento Encontro de games: Guadalupeças, realizado atualmente na praça de alimentação do Shopping Jardim Guadalupe, zona norte do Rio de Janeiro. Apesar do nome “encontro”, o evento acontece mensalmente e é organizado pelo casal Felipe Vinha e Aline Costa. Não chega a ser um Castelo das Peças com 10 anos de estrada (mais antigo evento do RJ), mas já tem seu lugar estabelecido como um dos principais eventos mensais da cidade.

Jogos mais casuais, como Jenga, fazem sucesso no evento. Fotos: Jesiel Araujo

O evento começou em 2013 e inicialmente era um “spin-off” de outro existente: o já extinto Dungeon Cards que acontecia na Barra. Por conta disso, até a quarta edição do evento ele se chamava ” Dungeon Cards: Zona Norte”. Com o crescimento e relevância, acabou ganhando identidade própria. Tudo começou  dentro de uma pequena praça de alimentação no Prezunic (supermercado ) de Guadalupe, bairro da zona norte do RJ. O intuito era fomentar o hobby numa região da cidade onde era (e ainda é, em boa medida) pouco divulgado. Segundo Felipe Vinha, a ideia sempre foi fazer algo que não fosse apenas um encontro de amigos, mas uma forma de levar os jogos de tabuleiro modernos pra quem ainda não conhecia. Foi o que aconteceu e o que ainda acontece no  Encontro de Games: Guadalupeças que até hoje mantém seu espírito de criar novos jogadores conquistando quem ainda não joga. De acordo com os organizadores, as pessoas que apareceram nos primeiros eventos eram completos desconhecidos, algo que virou rotina das edições posteriores. “Muita gente está simplesmente passeando pelo shopping e se depara com esse espaço e fica curioso. Aí nós explicamos que é um evento de jogos de tabuleiros modernos e chamamos a pessoa pra jogar e, em alguns casos, essa pessoa acaba se tornando um frequentador assíduo”, disse Vinha.

Diversão garantida para toda família

O Guadalupeças tem uma média de público entre 50 a 60 pessoas das mais variadas faixas etárias. É possível ver no mesmo evento pais e mães jogando com seus filhos e filhas, grupos de adolescentes rindo alto enquanto jogam algum jogo festivo e adultos mais “heavy gamers” com aquele jogo no estilo euro bem bonito ocupando duas mesas. Porém, como dito anteriormente, os jogadores casuais são maioria dentre os frequentadores. A parte da praça de alimentação onde acontece a jogatina é isolada pela própria administração do shopping, o que ajuda (e muito) pra dar destaque ao evento e manter a organização.

Romulo Marques (esquerda) segura sua criação publicada pela CMON. Aline Costa e Felipe vinha (direita) mostram a primeira versão de Gekido

Nesta edição de aniversário a organização do Guadalupeças convidou Romulo Marques, um dos designers responsáveis pela criação do jogo Gekido, recentemente publicado lá fora pela editora americana Cool Mini Or Not (CMON). Romulo apresentou seu jogo para quem quisesse descobrir do que se tratava e que estivesse afim de jogar uma partida. Outra convidada para esta ocasião especial foi a Game Maker, empresa carioca que fabrica componentes para jogos de tabuleiro, faz impressão de jogos print and play além de fabricar protótipos para designers que queiram se aventurar pelas estradas da confecção de jogos de mesa.

Galera em torno de uma mesa de Spy Fall

O evento acontece todo terceiro domingo do mês no Shopping Jardim Guadalupe entre 14h e 20h. Aparece por lá pra conhecer. Desejamos que esse evento ainda complete muito anos com muitas edições fazendo o hobby cada vez mais conhecido!