Resenha – Nosferatu

“Com a ajuda de Renfield, seu aliado, Nosferatu – o Vampiro –  tentará morder suas vítimas antes do amanhecer… No entanto, os caçadores lutarão ferozmente para desmascará-lo, pois o Vampiro está entre eles!” – Verso da caixa, edição brasileira pela Conclave editora.

Nosferatu é um jogo festivo lançado em 2013 por Pierre-Yves Lebeau com a arte de Ismaël Pommaz (4 Gods, Barony, Archipelago) e que veio para o Brasil pela editora mineira Conclave em 2014 através de financiamento coletivo na época. Esta resenha foi feita com base na versão brasileira do jogo.

nosferatu_caixa1
Caixa do jogo, versão brasileira

Mecânicas
– Gestão de mão
– Jogo em equipe

Por ser um jogo festivo, Nosferatu é um jogo bem simples de forma geral. A preparação dele requer apenas distribuição de cartas de personagem e do jogo em si para cada jogador e todos já podem começar a jogar!

Em cada partida existem 2 personagens já pré-definidos: o Renfield e o vampiro Nosferatu. O jogador ou a jogadora que assume o papel de Renfield se torna um mediador e também “organizador” da partida, onde fará a leitura das cartas de jogo, distribuirá os papéis de cada um, etc. Todos os outros jogadores presentes serão caçadores que formam uma única equipe entre si

 

O jogo conta com um relógio feito de cartas onde para cada jogador é acrescentada uma carta com ilustração da noite, o que regula a duração da rodada. Essas cartas de “noite” são embaralhadas com uma carta de “dia” ou “amanhecer” que determina o final da rodada, o que pode acontecer antes mesmo de todos jogadores jogarem.

nosferatu_cartas1
Cartas de dia, noite, mordida e verso

Na sua vez, cada um compra duas cartas (já tendo recebido duas anteriormente na preparação do jogo) e escolhe uma carta para descarta em aberto e outra virada para baixo… É nesse momento que cada um pode blefar sobre que tipo de carta colocando em jogo, seja para enganar a equipe de caçadores, seja para enganar o vampiro.

Depois desse momento de descarte e entrega de cartas, Renfield vai virar uma carta do baralho de relógio que foi previamente embaralhado. Se uma carta de noite é comprada, o próximo jogador vai jogar; porém se for a carta do amanhecer, então quem estiver em posse da estaca ancestral poderá tentar matar Nosferatu através da eliminação, em grupo, de um jogador. Obviamente, a rodada de se encerra mesmo que os caçadores decidam não eliminar alguém.

Considerando que todos tenham jogado e a carta do amanhecer não apareceu, então Renfield verifica as cartas que foram jogadas e informa o resultado à mesa.

  • Componente: Se até o amanhecer ou até que todos joguem somente cartas de componentes forem entregues ao jogador que está como Renfield, então um dos rituais dos caçadores acontece;
  • Rumor: Também chamado de fofoca, a carta impede que os caçadores façam rituais para ganhar o jogo ou obter novas habilidades contra o vampiro;
  • Mordida: Esta é a cara que causa dano ao jogador, retirando uma de suas cartas permanentemente da mão, inclusive do próprio vampiro (Renfield escolhe quem leva a mordida).
nosferatu_tipodecartas1
Componentes, rumor e mordida. Foto: BGG

Acima, com os efeitos das cartas, também estão as condições de vitória: o vampiro ganha com a quinta mordida e os caçadores ganham se realizarem todos os rituais. Além disso, se um caçador usar a estaca ancestral contra outro caçador, a equipe dos caçadores perde.

Por fim, os rituais podem diminuir o baralho da noite, retiram mordidas, descartam a mão de um caçador ou ainda podem revelar o personagem de alguém! Obviamente, se Nosferatu for revelado dessa forma, o vampiro e Renfield perdem!

Considerações finais
Este é um jogo muito bacana e melhor que outros tantos que existem por aí. Não existe necessidade de fechar os olhos, existem ferramentas para que os ambos lados (ou equipes) vençam e ainda é possível jogar com 4 jogadores com uma variante oficial do manual.

Além disso, o jogo não demora tanto, nem é tão rápido, mesmo quando a carta do amanhecer aparece. Existe a possibilidade de que a partida demore mais, coisa de 20 minutos por exemplo, quando a mesa tem a má sorte de raramente aparecer a carta do amanhecer, porém o jogo não traz em si a sensação de estar “arrastado”. Por fim, é um caixinha pequena, de cartas de 8×8 centímetros, que comporta as cartas com sleeves e cabe em qualquer lugar.

Claro nada é perfeito, infelizmente. Jogadores que sabem deduzir bem e ler seus adversários normalmente se dão bem nas partidas. Além disso, nem sempre é possível vencer com 5 mordidas como vampiro ou completar os 5 rituais enquanto caçador, ou pela falta de tempo, ou pela carta do amanhecer que aparece com mais frequência.

Pontos positivos
– Simples, rápido e fácil de jogar
– Portátil
– Serve para todas as idades
– Caixa pequena que cabem as cartas com sleeves

Pontos negativos
– Realizar 5 rituais ou passar 5 cartas de mordidas nem sempre é possível por conta da carta de amanhecer
– Jogadores bons em dedução tem mais facilidade de ganhar
– Funciona bem a partir de 5 jogadores
– Renfield é quem joga e interage mais